TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEMINÁRIO II – DECADÊNCIA E PRESCRIÇÃO EM MATÉRIA TRIBUTÁRIA

Por:   •  9/6/2017  •  Seminário  •  1.165 Palavras (5 Páginas)  •  1.461 Visualizações

Página 1 de 5

São Paulo/SP, 07 de Abril de 2017.

INSTITUTO BRASILEITO DE ESTUDOS TRIBUTÁRIOS – IBET

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO

MÓDULO EXIGIBILIDADE DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO

SEMINÁRIO II – DECADÊNCIA E PRESCRIÇÃO EM MATÉRIA TRIBUTÁRIA

CÉSAR HENRIQUE DE ALMEIDA SAMPAIO


Resposta às questões.

  1. Diferençar, se possível: (i) decadência do direito de lançar, (ii) prescrição do direito do Fisco cobrar o crédito tributário, (iii) decadência do direito do contribuinte pleitear a restituição do indébito tributário e (iv) prescrição do direito de ação do contribuinte repetir o indébito tributário.

A decadência do direito de lançar consiste na perda da competência administrativa do fisco para constituir o crédito tributário em razão do decurso de determinado lapso temporal, sem que tenha ele sido exercitado.

De outro lado, a prescrição do direito do Fisco cobrar o crédito tributário significa a perda do direito de ingressar com processo executivo, também em decorrência da inércia por determinado período de tempo.

A decadência do direito do contribuinte pleitear a restituição do indébito tributário é a perda do direito pela inércia por determinado período de tempo, no tocante a repetição de indébito na esfera administrativa.

A prescrição do direito de ação do contribuinte repetir o indébito tributário, por sua vez, apesar de também consistir na fulminação do direito diante da inércia, diz respeito à esfera judicial.

  1. Conjugando o art. 146, III, “b” da CF e o princípio da autonomia dos entes federativos, responda: A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, por meio de lei ordinária, podem estabelecer prazo diverso do constante no CTN para a decadência e prescrição de seus créditos? E mediante lei complementar estadual ou municipal? (Vide anexo I e Súmula Vinculante n. 8 do STF)?

Não podem a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, através de lei ordinária, instituírem prazo diverso ao previsto no Código Tributário Nacional para tratar de decadência e prescrição, por invadir campo temático reservado à lei complementar, conforme dispõe o art. 146, III, “b” da Constituição Federal.

Tal questão encontra-se, inclusive, prescrita na Súmula Vinculante n. 8 do Supremo Tribunal Federal.

Ademais, ainda que se considere o princípio da autonomia dos entes federativos, é vedada a utilização de legislação complementar estadual ou municipal, para estabelecer prazo diverso do constante no CTN, sob pena de não haver compatibilidade vertical entre as normas.

  1. Quando começa a contar o prazo de decadência para o Fisco lançar nos tributos sujeitos ao “lançamento por homologação”? Se não houver o que homologar, o prazo passa a ser dos tributos sujeitos ao lançamento de ofício (vide anexos II e III)? E no caso de fraude (vide anexo IV)?

  Inicia-se a contagem do prazo decadencial para o Fisco lançar os tributos sujeitos ao lançamento por homologação, em regra geral, conforme a previsão do art. 150, §4º, quando da ocorrência do fato gerador.

Não havendo o que homologar, incide no caso o prazo relativo aos tributos sujeitos ao lançamento de ofício, ou seja, de cinco anos contado do primeiro dia do exercício seguinte àquele em que o lançamento poderia ter sido efetuado.

Havendo fraude, aplica-se a regra do inciso II do art. 173 do CTN, contando-se o prazo da data em que se tornar definitiva a decisão que houver reconhecida a fraude e anulado o lançamento anteriormente efetuado.

  1. Como deve ser interpretado o parágrafo único do art. 173 do CTN? Que se entende por “medida preparatória indispensável ao lançamento”? Tal medida tem apenas o condão de antecipar o termo inicial da contagem do prazo prescrito no inciso I ou pode também posterga-lo? Trata-se de causa de interrupção do prazo decadencial? (Vide anexo V e VI).

O parágrafo único do art. 173 do CTN deve ser interpretado como a possibilidade de antecipação do início da decadência para o fisco de constituir o crédito, a partir da notificação expedida por ele ao contribuinte em razão de qualquer medida preparatória, ocasião que se dará nos casos em que a partir da notificação o fisco não se manifestar antes de findar o exercício em que o ato foi realizado, não havendo esta hipótese, iniciar-se-á o prazo normalmente nos termos do inciso I.

Entende-se por medida preparatória indispensável ao lançamento quando da previsão de pagamento antecipado do tributo, e havendo notificação do ato-administrativo formalizador do ilícito tributário, ou seja, quando há dolo, fraude ou, simulação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (77.5 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com