TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA, COMPETÊNCIA E PRINCÌPIOS

Por:   •  24/6/2016  •  Seminário  •  3.587 Palavras (15 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 15

SEMINÁRIO III – SISTEMA, COMPETÊNCIA E PRINCÌPIOS

Questões

1. Que é sistema? Há diferença entre sistema e ordenamento jurídico? Pode-se dizer que o direito positivo se caracteriza como um sistema?

Sistema, observando o direito positivo esta relacionado á estrutura hierarquicamente organizada dos instrumentos normativos. Esta composição estrutural é isenta de ambiguidades, sendo posta á disposição do interprete do direito positivo para que ocorra a sua compreensão. Pode-se dizer que o escalonamento das leis, e, a sua estrutura hierárquica define a estrutura do direito positivo.

O ordenamento esta relacionado à produção normativa emanada dos órgãos competentes, sendo o conjunto de matérias que representam as decisões emanadas das fontes de produção do direito.

O direito positivo representa o conjunto de regras disciplinadores da conduta humana, relacionado a produção literal das leis e regulamentos. Desta forma, o direito positivo pode ser classificado como um sistema ordenado de regras e normas de comportamento.

2. Que se entende por “sistema constitucional tributário”? Qual sua função no direito tributário?

Compreende-se que o sistema constitucional tributário é um subsistema do Sistema Constitucional, sendo este ultimo o conjunto de regras e princípios que fundamentam toda a ordem jurídica do país.

O sistema constitucional tributário esta regulamentado no capitulo I do Titulo VI da Constituição Federal e dispõe sobre as regras gerais de tributação no que tange o poder exercido pelos entes competentes e as garantias constitucionais dos contribuintes. E, de forma especifica trata em suas sessões sobre os respectivos assuntos: Princípios Gerais, Competência Tributária e Limitações ao Poder de Tributar, e, a Repartição das Receitas Tributárias.

3. Que é princípio? Há diferença entre regras e princípios? No caso de conflito qual deve prevalecer? E no caso de conflito entre princípios, qual critério deve informar a solução? (Vide anexo I).

Principio esta relacionado á origem, assim definido pelo dicionário Aurélio:

s.m. Começo, origem, fonte. / Física. Lei de caráter geral que rege um conjunto de fenômenos verificados pela exatidão de suas consequências: princípio da equivalência. / &151; S.m.pl. Regra da conduta, maneira de ver. / Regras fundamentais admitidas como base de uma ciência, de uma arte etc.

De acordo com o professor Roque Carrazza em curso de direito constitucional tributário:

"princípio jurídico é um enunciado lógico, implícito ou explícito, que, por sua grande generalidade, ocupa posição de preeminência nos vastos quadrantes do direito e, por isso mesmo, vincula, de modo inexorável, o entendimento e a aplicação das normas jurídicas que com ele se conectam."

Diante destes conceitos, verifica-se que os princípios são valores revestidos de generalidade que funcionam como comandos que auxiliam na interpretação das normas e regras do ordenamento jurídico. Os princípios são aplicados de forma geral na interpretação de condutas, o que os distingui das regras que são especificas, de natureza concreta e discriminadas de forma expressa.

Os princípios funcionam como um guia de caráter orientador que indica a direção em que se posiciona a regra a ser cumprida. Neste sentido, verifica-se a superioridade dos princípios em relação às regras, sendo que estas ultimas devem ser criadas em observância de seus critérios (valores).

As regras não comportam a exceção, ou seja, devem ser aplicadas por completo ou não. Assim, quando conflitantes, diferentemente dos princípios, não convivem, havendo a necessidade de exclusão de uma das regras. No confronto de dois princípios, eles não se excluem, e, para disseminar a situação contraditória, é necessário rever os valores que compõem o cenário para que possa ocorrer a aplicação dos princípios de forma harmoniosa ao caso concreto.

4. Identificar, nas situações a seguir, se algum princípio foi desrespeitado e, em caso afirmativo, indicar qual:

a) instituição e regulamentação de dever instrumental por meio de instrução normativa (vide anexo II);

Não desrespeitou o principio da legalidade, que versa sobre a obrigatoriedade de instituição do tributo por meio de lei conforme o enunciado no paragrafo II do art. 150 da CF:

Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

I - exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça;

O principio da legalidade consubstancia a necessidade de estabelecimento de uma lei para exigir ou aumentar o tributo, assim qualquer modificação em sua estrutura (aspecto material, temporal, espacial e pessoal) requer a existência de uma lei que fundamente a alteração.

O tributo esta relacionado com a obrigação tributária principal que decorre de lei, O dever instrumental esta vinculado á obrigação tributária acessória que decorre da legislação tributária e tem por objetivo as prestações de fazer ou não fazer.

De acordo com o discriminado no art. 96, a legislação tributária compreende as normas complementares, sendo a instrução normativa um ato expedido pelas autoridades administrativas.

Assim, define o CTN:

Art. 96. A expressão "legislação tributária" compreende as leis, os tratados e as convenções internacionais, os decretos e as normas complementares que versem, no todo ou em parte, sobre tributos e relações jurídicas a eles pertinentes.

Art. 100. São normas complementares das leis, dos tratados e das convenções internacionais e dos decretos:

I - os atos normativos expedidos pelas autoridades administrativas;

Neste sentido, a criação de um dever instrumental, por meio de uma instrução normativa não afronta o principio da legalidade, observado que tal primado deve ser aplicado a criação ou aumento dos tributos. A obrigação acessória é regulamenta pela legislação tributária e não pela lei propriamente dita.

b) estipulação de graus de risco da atividade laborativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (139.4 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com