TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIEDADE, DIREITO E JUSTIÇA. RELAÇÕES CONFLITUOSAS, RELAÇÕES HARMONIOSAS?

Por:   •  23/11/2017  •  Resenha  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  903 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ERBESON SOUZA DOS SANTOS

RESENHA CRÍTICA: ANÁLISE DE DOSSIÊ

SALVADOR

2017

[pic 2]

ERBESON SOUZA DOS SANTOS

RESENHA CRÍTICA: ANÁLISE DE DOSSIÊ

Atividade apresentada como avaliação parcial no componente curricular “Criminologia” do Curso de Direito.

Orientador: Pedro Camilo

SALVADOR

2017

SOCIEDADE, DIREITO E JUSTIÇA. RELAÇÕES CONFLITUOSAS, RELAÇÕES HARMONIOSAS?

O texto traz uma observação um tanto quanto indispensável acerca do estudo sociológico do ramo jurídico, estabelecendo um paralelo importante frente aos elementos sociais, dispostos e estudados por diversos sociólogos, filósofos e cientistas políticos.

Sendo assim, permite estudar e comparar as ideias e ideais divergentes e convergentes entres os vários protagonistas da evolução da sociologia jurídica em favor do estudo sociológico de uma forma mais abrangente.

De antemão ao aprofundamento, é citado um dos grandes percussores deste estudo; o francês e talvez um dos mais importantes expoentes do estudo da organização política, e principalmente no âmbito nacional; Montesquieu.

Em seus diversos estudos, ele destaca, além da separação dos poderes, um olhar crítico quanto ao estudo do homem, atrelando a sua metodologia a suas observações; dando mais realidade e veracidade aos seus princípios e estudos, como estabelece em um de seus escritos.

Examinei primeiro os homens, e achei que nesta infinita diversidade de leis e de costumes eles não eram conduzidos somente por suas fantasias. (MONTESQUIEU, 2005: 5)

Assim também, ressalta pelos estudos do ex-acadêmico de direito Karl Marx, quanto a conotação sociológica e jurídica que preservava através de seus discursos sociais sobre a relação social existente ou não entre as classes sociais, por meio de um centro de análise que trazia a ciência de uma disparidade e antagonia entre as pessoas; quer seja, a economia e o status social.

Sem dispensar um dos mais célebres sociólogos; o texto traz as ideias de Émile Durkheim, que mediante o estudo da coletividade, bem como da solidariedade no âmbito social. Apesar de não ter relação íntima com o ramo jurídico, este sociólogo francês enaltece o estudo do Direito como forma de evolução social, estudando e contrapondo os Direitos: Repressivos e restitutivos.

Entretanto, toda a fundamentação sociológica para o Direito, advém dos estudos de um dos fundadores ais influentes da sociologia; o célebre Max Weber, que por meio da sua atuação jurídica se propôs a interpretar a sociologia de uma forma mais contundente, tendo um olhar mais crítico e certeiro acerca da fusão entre as duas áreas do conhecimento.

Weber, tinha como ponto de partida a separação entre a Sociologia do Direito e Dogmática jurídica. Para ele, a sociologia se utiliza do método empírico-causal, investigando o comportamento, o plano da realidade dos agentes frente ao conjunto de leis, enquanto que a dogmática, se utilizando do método lógico-normativo, trabalha com a lógica do dever ser, prescrevendo melhores formas de regular as condutas.

Apesar de toda a fundamentação teórica e percursores envolvidos nesta, a sociologia jurídica passou por alguns percalços, fazendo com que as Teorias mais desenvolvidas durante o século XVIII e XIX, dessem lugar unicamente ao estudo da criminologia, afim de dar continuidade ao estudo da sociologia jurídica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (111.2 Kb)   docx (37.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com