TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário I - Direito Tributário e Conceito de Tributo

Por:   •  21/10/2016  •  Seminário  •  1.289 Palavras (6 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 6

Matheus Mattes Pedroso – Seminário I – Direito Tributário e Conceito de Tributo

  1. Direito é uma palavra de acepção variável conforme o contexto comunicacional em que inserida. A definição mais comum adotada é aquela que trata o Direito no seu viés prescritivo, qual seja um conjunto de normas vigentes em um dado local visando a consecução de condutas sociais desejadas. Importante frisar que o Direito, em qualquer acepção, trata de condutas interpessoais. Aquilo que não se exteriorize e envolva mais uma pessoa não diz respeito ao Direito. È um objeto cultural, existindo e sendo valorado pelo ser humano. Contudo, o Direito em si, não considerado como comportamento, é bipartido entre Ciência do Direito e Direito Positivo.

O Direito Positivo é todo texto jurídico transcrito, abrangendo todos enunciados e diplomas legais, tem caráter 100% prescritivo, ou seja, imputa um “se S então deve ser P”, normatizando as condutas intersubjetivas. Tem como objeto as condutas humanas, a camada de linguagem social e adota um palavreado técnico. Inclui textos legais, portarias, sentenças, decisões, autos de lançamento e tudo aquilo que o agente autorizado possa por em linguagem competente (jurídica) imputando prescritividade.

Enquanto isso, a Ciência do Direito tem caráter inteiramente descritivo, tendo como seu objeto o Direito Positivo. Ao adotar esse objeto, a ciência cria significados e significações para o Texto, porém jamais imputa conduta, funcionando como ferramenta intelectual para formação do Direito Positivo.

Trabalha com a criação de proposições, normas jurídicas e sistematizações construídas por meio do Direito Positivo, abordando os conteúdos com uma visão de “se S então é P”. Utiliza-se de termos científicos, visando a univocidade e precisão terminológica.  A Ciência do Direito jamais interfere nas condutas sociais, mas alimenta o Direito Positivo, o qual prescreverá as condutas – se estas serão obedecidas ou não dependeria de uma análise quanto à coercitividade e normas jurídicas.

  1. Assim como o direito, a Norma Jurídica é dicotômica na visão de Paulo de Barros Carvalho. Existe, portanto, a Norma Jurídica em Sentido Amplo, todas as proposições possivelmente construídas do Direito Positivo, bem como o próprio Direito Positivo.

Então, adotando o sistema de atribuição de sentido criado pelo referido autor, a Norma Jurídica Lato Sensu é abrangida em S1 (Enunciados) e S2 (Proposições Isoladas). Como exemplo, vê-se o artigo 1º da Constituição Federal.

Ao passo que, existem também as Normas Jurídicas em Sentido Estrito, aquelas embutidas de caráter hipotético condicional com um modalizador deôntico, ou seja, o conjunto de proposições isoladas formadores de uma norma com imputabilidade. Um exemplo desta seria a RMIT de qualquer tributo. É trabalhada em S3 (Normas Jurídicas com sentido deôntico) e S4 (Sistematização).

  1. Sim. Documento Normativo diz respeito aos textos publicados pelos entes competentes, contendo enunciados prescritivos diversos. Faz parte do Direito Positivo e pode ser exemplificado pelo Código Tributário ou Constituição Federal.

Enunciados Prescritivos são os artigos que compõe os Documentos Normativos e dos quais pode-se começar a construir as proposições que ensejarão normas jurídicas por meio da Ciência do Direito. Enquanto proposição é a construção de sentido feito pelo interprete dos enunciados prescritivos, já está plenamente no campo descritivo (científico). Por fim, as normas jurídicas – aqui tratadas em sentido estrito – são o conjunto de proposições formando uma hipótese de incidência (conotação) e um consequente da realização da hipótese ligados por um modal deôntico (proibido/permitido/obrigatório).

Somente construindo-se as normas jurídicas, feitas por proposições, fundadas em enunciados contidos nos documentos normativos é que se faz possível aplicar o direito, do contrário – considerando-se somente os elementos prescritivos – falta nexo ao Direito.

  1. Acredito que a melhor designação possível para tributo é aquela trazido pelo artigo 3º do CTN, uma vez que traz seus requisitos e dela se pode compreender plenamente o instituto. Portanto, “tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada”. Tenho por desnecessário um aprofundamento na semântica do enunciado. Assim: I) Seguro obrigatório de veículos é tributo, completa os requisitos do artigo 3º.

II) Multa decorrente de atraso no IPTU é sanção e, como tal, não pode ser tributo, por constituit punição à ato ilícito.

III) FGTS é tributo, pois, apesar das decisões o determinando como verba trabalhista, cumpre os requisitos para tal.

IV) Aluguel de imóvel público não é tributo. Sendo contrato bilateral carece de compulsoriedade e legalidade.

V) Prestação de Serviço Eleitoral também não constituí tributo pela ausência de valor pecuniário. Contudo, poder-se-ia levantar a discussão quanto à possibilidade de exprimir em moeda o valor do tempo de serviço prestado pelo cidadão, o que não abrange a questão mas poderia dar diferente entendimento.

VI) Pedágio igualmente não é tributo, já que constitui preço público.

VII) IR sobre renda ilícita constitui tributo, pois cumpre todos os requisitos supra mencionados e cumpre a hipótese de incidência do IR, que trata somente de renda não de sua origem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (100.1 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com