TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário Teoria Geral do Direito

Por:   •  14/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 4

Acadêmico: Matheus Wehrli

SEMINARIO DE TEORIA GERAL DO DIREITO                                                                                                         JUSTIÇA, O QUE É FAZER A COISA CERTA – 1º CAPÍTULO

SLIDE 1 - INTRODUÇÃO

O primeiro capítulo do livro traz uma breve introdução aos dilemas morais que estão constantemente presentes na vida em sociedade, levando o leitor a refletir sobre situações em que a moral, a ética e a própria justiça são postas a prova.

SLIDE 2 - TRÊS FORMAS DE PENSAR SOBRE A JUSTIÇA:

BEM- ESTAR: prosperidade, felicidade, vida digna e justa.

LIBERDADE: o indivíduo pode escolher o que fazer, de acordo com os limites da lei.

VIRTUDE: engloba as atitudes e disposições, qualidades de caráter das quais depende uma boa sociedade (força moral).

Para Aristóteles, justiça significa dar às pessoas o que elas merecem. É preciso estabelecer quais virtudes são dignas de honra e recompensa.

Para John Rawls, uma sociedade justa respeita a liberdade de cada indivíduo para escolher a concepção do que seja uma vida boa.

(EXEMPLOS DO LIVRO)

SLIDE 3 – Furacão Charley (caso em que um furacão varre a Florida, causando mortes e grandes prejuízos. A grande questão abordada são os preços extorsivos cobrados em questão da oferta e procura, quando as pessoas precisavam de serviços ou mantimentos e se obrigavam a pagar um preço absurdo por eles, enquanto “alguém” tirava proveito da situação, elevando os preços porque aquilo que vendia no momento possuía um grande valor para quem comprava)

“É errado que as pessoas tentem capitalizar à custa das dificuldades e da miséria dos outros”

“Segundo alguns economistas, não existe um preço justo, pois os preços são fixados de acordo com a oferta e procura e condições do mercado”

“Aumentar o preço de serviços locais é algo benéfico, pois ao se tornarem limitados, causarão o incentivo para que empresas de outros locais forneçam mercadorias, fazendo girar e melhorar a economia”

“O valor varia de acordo com o grau de necessidade e utilidade de certo produto para cada pessoa”

“O preço é a expressão quantitativa do valor do produto, tornando-se caro ou barato, dependendo da necessidade de cada um”

É MORALMENTE CORRETO OU JUSTO QUERER ENRIQUECER ÀS CUSTAS DE ALGUÉM QUE PASSA POR DIFICULDADES? ESTAS PESSOAS ESTÃO CONSEGUINDO ALGO QUE NÃO MERECEM?

SLIDE 4 - O Coração Púrpura (caso em que soldados feridos – do Iraque e Afeganistão - em campo de batalha recebem a medalha Coração Púrpura, por honra, enquanto soldados que foram diagnosticados com problemas psicológicos pós-guerra não a recebem porque o Pentágono defende a ideia que estresse pós-traumático não é causado intencionalmente pelo inimigo (ao contrário do ferimento) e são casos difíceis de diagnosticar)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (98.7 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com