TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema carcerário

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 4

                                              QUESTÕES DO TRABALHO:

  1. QUAL A CONCLUSÃO DA PESQUISA DA REVISTA “VEJA” PELA ANÁLISE DOS PROCESSOS DE EXECUÇÃO PENAL DOS DETENTOS DA PENITENCIÁRIA II DE PRESIDENTE VENCESLAU E DA PENITENCIÁRIA I DE AVARÉ?

            R: A conclusão é que os presos saem das penitenciarias mais perigosos do que quando chegaram, acabam saindo e cometendo crimes mais graves do que o primeiro.

  1. QUAIS OS CRITÉRIOS UTILIZADOS PELA REVISTA “VEJA” PARA ANALISAR A EVOLUÇÃO DA GRAVIDADE DOS CRIMES PRATICADOS PELAS PESSOAS QUE JÁ TINHAM PASSADO ANTERIORMENTE PELO SISTEMA CARCERÁRIO?

R: Os critérios utilizados foram 3: Crimes contra a vida são mais graves que aquele contra o patrimônio; crimes com penas mais altas são mais graves do que aqueles com penas menores; e, em caso de prisões pelo mesmo crime, uma diferença de escala também torna o crime mais grave.

  1.  PORQUE SE CONCLUI QUE OS CENTROS DE “SOCIOEDUCAÇÃO”, LOCAIS EM QUE FICAM ENCARCERADOS OS ADOLESCENTES INFRATORES, SÃO REPRODUÇÕES EM MENOR ESCALA DAS PRISÕES BRASILEIRAS?

R: Porque comportam infratores de todos os níveis, estão sempre superlotados e abrigam facções criminosas violentas.

  1. QUANTOS PRESOS EXISTEM ATUALMENTE NO BRASIL E QUAL A CAPACIDADE DO NOSSO SISTEMA CARCERÁRIO?

R: O Brasil possui a quarta maior população carcerária do mundo, 581.000 detentos enquanto a capacidade do nosso sistema carcerário é  para 348.000.

  1. QUAL A SITUAÇÃO ENCONTRADA NA PENITENCIÁRIA DE SEGURANÇA MÁXIMA “ROMEU GONÇALVES DE ARANTES” EM JOÃO PESSOA-PB?

R: Houve uma inspeção e foram encontradas celas ocupadas por até 120 homens amontoados, uns em cima dos outros, sem camas e com poças de urina e fezes espalhadas pelo chão; nas celas onde estão os presos ameaçados de morte ou que cometeram alguma falta dentro da cadeia, os detentos viviam nus, sem colchão, lençol, nem banho.

  1. O QUE RELATAM 60% DAS PESSOAS PRESAS NO ESTADO DE SÃO PAULO?

R: Relatam os encarcerados que falta até água para beber.

  1. DENTRO DA ATUAL SITUAÇÃO DO SISTEMA CARCERÁRIO, NO QUE SE CONSISTE O PODER DE ATRAÇÃO DAS ORGANIÇÕES CRIMINOSAS?

R: Aliar-se a um grupo de bandidos que detém o domínio da cadeia é a melhor saída para conseguir ter uma vida ali dentro menos desumana; isso pode significar dormir no chão ou no colchão, comer ou passar fome, ganhando regalias e proteção acabam se aprofundando na vida criminosa.

  1. QUAL A CONCLUSÃO DA SÉRIE DE ESTUDOS CONDUZIDOS PELO CRIMINOLOGISTA AMERICANO DAVID BERIE NO ESTADO DE MARYLAND, ESTADOS UNIDOS? O QUE SE PROVOU?

R: Mostrou como as condições na cadeia interferem no comportamento futuro do preso. Ele provou que os detentos que passaram pelas piores instituições do estado tiveram 40% mais condenações do que seus colegas de perfil similar que estiveram em penitenciarias mais bem administradas. Ambientes onde os presos são tratados com mais profissionalismo pelo corpo técnico, faz com que eles se engajem mais nos programas de recuperação concluiu Bierie.

  1. DESDE O SÉCULO XVIII, QUAL A VISÃO QUE O MUNDO OCIDENTAL TEM DA IDEIA DA PUNIÇÃO? PARA CESARE BECCARIA QUAL A FINALIDADE DA PUNIÇÃO?

R:  A visão que o mundo ocidental tem da punição é um desejo de vingança.Para Cesare Beccaria a punição deve-se limitar a sua função social, de desestimular a reincidência, por meio de penas claras, precisas e justas.

  1. SEGUNDO CONCLUIU DANIEL NAGIN O AUMENTO DE PENA DE UM CRIME PROVOCAR EFEITO DISSUASIVO NOS CRIMINOSOS? SEGUNDO ELE COMO É NO BRASIL A TAXA DE RESOLUÇÃO DE CRIMES?

R: Não, para Nagin, a maior possibilidade de ser pego provoca um efeito dissuasivo muito maior nos criminosos do que qualquer aumento de pena. Segundo ele no Brasil a taxa de resolução de crimes é muito baixa comparada a outros países.

  1. QUAL A CONSEQUÊNCIA DO BRASIL JOGAR SEUS PRESOS EM MASMORRAS MEDIEVAIS?

R: O Brasil aumenta a probabilidade de despejar nas ruas bandidos mais perigosos, mais organizados e mais dispostos a roubar, matar e seqüestrar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com