TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Socioeconomia e geopolitica

Por:   •  25/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 4

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Socioeconomia e Geopolítica

Curso: Direto

Professor: AGOSTINHO SCHNEIDERS

Nome do estudante: Renan Rodrigues Fernandes

Data: 18/09/2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1

Na evolução do sistema internacional percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos)

Questão 2

A ONU é patrocinadora do projeto Objetivos do Milênio, lançado em 2000 para diminuir as principais mazelas no mundo a partir de 8 principais objetivos. Neste sentido, eleja dois países e, a partir de uma pesquisa na rede de computadores, aponte os resultados quantitativos e qualitativos deles em relação a estes objetivos. Faça a comparação histórico-temporal, incluindo como o Estado/país estava em 2000 e como está nos dias atuais, respeitando a existência mais atual de dados. Seu texto deve ter de 20 a 30 linhas e  citar as referências utilizadas para coletar as informações.  Os sítios da própria ONU e das embaixadas dos Estados são fontes importantes para consulta. (5,0 pontos)

1 - A primeira Revolução Industrial aconteceu na Inglaterra, fazendo-se  do país o berço do capitalismo. Vários elementos auxiliaram para que se tornasse uma hegemonia. Com o despejo da primeira revolução nasce à segunda revolução. Essa passou pela primeira guerra mundial e se tornou forte com novas técnicas de produção como o fordismo e taylorismo o que são formas de organização da produção industrial que revolucionaram o trabalho fabril durante o século XX. Esses dois sistemas visavam à maximização da produção e do lucro. Isso significa a passagem da hegemonia da Inglaterra para os Estados Unidos.

2-

1. ACABAR COM A FOME E A MISÉRIA

No Brasil já se cumpriu o objetivo de reduzir pela metade o número de pessoas vivendo em extrema pobreza até 2015. Passamos de 25,6% da população em 1990 para 4,8% em 2008.  No Haiti, antes do terremoto de 2010, cerca de 80% da população vivia no limite da pobreza e mais de 50% em situação de pobreza extrema.

2. EDUCAÇÃO BÁSICA DE QUALIDADE PARA TODOS

No Brasil os dados apontam que em 2008 94,9% das crianças e jovens entre 7 e 14 anos estão matriculados no ensino fundamental. Porém as taxas de frequência dos estudantes carentes são baixas. No Haiti, antes do terramoto de 2010, a taxa de alfabetização, em adultos, situava-se nos 56%. Após o terremoto as escolas ficaram destruídas, e o país passou a contar com ajuda do Banco Mundial que já beneficiou 405.000 crianças com o projeto “Escola Para Todos”.

3. IGUALDADE ENTRE SEXOS E VALORIZAÇÃO DA MULHER

No Brasil as mulheres estudam mais que os homens, porém as chances de emprego são menores, os salários são menores quando comparados com homens que ocupam os mesmos cargos. Em 1998, 52,8% das brasileiras eram consideradas economicamente ativas, comparadas a 82% dos homens. Em 2008, essas proporções eram de 57,6% e 80,5%. O Haiti, nas eleições de 2011 apenas 5% dos deputados era do sexo feminino.

 

4. REDUZIR A MORTALIDADE INFANTIL

No Brasil, índice de morte de crianças com menos de um ano de idade, em 1990, foi de 47,1 óbitos a cada mil nascimentos, já em 2008 esse índice caiu para 19. A meta a ser alcançada até 2015 é 17,9 óbitos por mil. A expectativa é que esses numeram seja alcançado antes do prazo. De acordo com dados do PNUD, em 2007, a taxa de mortalidade infantil no Haiti era de 84 óbitos por cada 1.000 nascimentos. Cerca de 300 mil crianças sofre de má nutrição crónica, esta é uma das principais causas de morte no país. 10% das crianças morrem antes de completar cinco anos de vida. Apenas 58% dos recém-nascidos foram imunizados contra o sarampo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (323.2 Kb)   docx (76.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com