TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO CRIMINOLOGIA PÓS ESTÁCIO

Por:   •  17/1/2019  •  Resenha  •  1.512 Palavras (7 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Pós-graduação em Direito Penal e Processual Penal

Resenha do Caso de Harvard “Scared Straight”

Clederson Jardel Poersch

Disciplina: Criminologia

Tutor: Prof. Daniela Bastos Soares

Barracão/PR

2018

Caso: Caso de Harvard “Scared Straight”.

SCARED STRAIGHT: A CÂMARA MUNICIPAL DE FREEPORT ENFRENTA A DELINQUÊNCIA JUVENIL

Resumo: O caso em tela conta sobre o programa denominado como Scared Straight, o qual é disponibilizado em Freeport e visa levar os jovens para uma visita no presídio, visando demonstrar que a delinquência é prejudicial para suas vidas, possibilitando ainda o contato e conversa com os detentos para que possam relatar suas histórias e como o crime prejudicou suas vidas, visando assim o programa reprimir os jovens para que não cometam crimes. Relata ainda o “baixo” custo do programa, a grande demanda, sendo que a polícia local solicitou recurso à Câmara Municipal para fins de aumento de orçamento, asseverando a grande demanda, bem como, os “benefícios” do programa, inclusive por seu baixo custo. Ainda, retrata pesquisas realizadas que demonstram que o programa não é benéfico, pelo contrário, acaba por influenciar ainda mais os jovens à cometer delitos, tornando assim o programa com baixo custo por participante, na verdade um elevado custo, todavia, demonstra a dificuldade de uma nova membra da Câmara Municipal (Cherise Nelson) de demonstrar que o programa não era benéfico, haja vista o grande clamor popular no sentido contrário, bem como, retrata a história de um jovem chamado Tyler, envolvido com uma gangue e que participaria do programa, porém, acabou por não ser selecionado, assim como diversos outros jovens, pelo fato de falta no orçamento.

Em primeiro momento é importante destacar que o texto demonstra claramente o poder do clamor popular sobre os membros da Câmara Municipal, os quais, foram eleitos com o voto da população, haja vista que, diante do clamor popular, em que pese pesquisas contrárias demonstrando que o programa não é benéfico, a população clamou pelo programa e fez ocorrer a aprovação de aumento de orçamento por unanimidade.

Também podemos ver o quanto a mídia possui influência, haja vista que, diante dos editoriais de jornais, a população acreditou ser o programa benéfico, indo contra pesquisas que demonstram a situação de forma inversa.

O grande problema resulta em conseguir demonstrar para a população de que o programa não era benéfico e que teriam outros programas a serem testados, visando assim realmente buscar que os jovens não cometam delitos.

Primeiramente, interessante seria realizar a pesquisa mais aprofundada imediatamente, bem como, buscar um apoio da mídia local, haja vista que, a mídia hoje em dia é responsável por influenciar a população tanto de forma positiva quanto de forma negativa, pois, a população leiga acaba por acreditar nas palavras publicadas em jornais, revistas, televisão, internet, sem que muitas vezes busquem realmente saber se a matéria veiculada é verídica ou não.

Ocorre que, de nada adiantaria apenas demonstrar que o programa não é efetivo sem trazer uma outra solução que aparente ser mais efetiva do que o programa Scared Straight.

Um ponto importante a ser levado em consideração é de que, o sistema carcerário (falando aqui do Brasil, mas em muitos países a realidade é semelhante) possui um índice de reincidência de aproximadamente 90% (segundo dados da FBAC), ou seja, se o sujeito comete um delito, vai ao sistema carcerário, vivencia na pele como é dura a vida na prisão, e, grande maioria volta a delinquir, não será um programa que apenas mostre “por fora” como é a vida na cadeia que irá fazer com que os jovens optem por não delinquir.

Primeiramente porque já ficou demonstrado que punir nunca é a solução mais efetiva, pois, quanto mais se pune, pior o sujeito fica, haja vista ficar rancoroso, querer vingança, e, ao invés de buscar se ressocializar, acaba voltando a delinquir.

A melhor e mais efetiva possibilidade de fazer com que jovens e até adultos não permaneçam na vida criminosa é com a educação.

Porém, não basta simplesmente aumentar a carga horária na escola, quando se fala em educação deve-se buscar uma educação efetiva e de qualidade, devendo se iniciar pelo pilar principal que é a valorização dos professores.

Atualmente vemos que a profissão mais honrosa que é a profissão de ensinar todas as outras profissões, acaba por ser uma das mais desvalorizadas.

Ora, ninguém desvalorizado trabalha com entusiasmo, ninguém irá pretender se empenhar se não há um retorno, tanto financeiro quanto profissional.

Deve primeiramente ser investido na qualidade financeira do professor, aumentar os salários, benefícios, após, melhorar o ambiente de trabalho, promover cursos, instigar os professores a continuar a busca por maior conhecimento para que então transmitam esse conhecimento aos jovens.

Dê aos professores o ânimo de sua profissão que eles transmitirão aos alunos, porém, um professor desvalorizado acaba por desanimar e não transmitir o que realmente deveria aos alunos.

Outro ponto crucial é que o Estado busque investir em políticas públicas sociais, como lazer, profissionalização, esporte, cultura.

Um jovem que esteja ocupado estudando, se aperfeiçoando profissionalmente, que esteja praticando esportes nas horas vagas, que tenha ambientes de lazer no município, que tenha cultura de qualidade ofertada pelo poder público, não terá tempo para praticar crimes.

Todavia, como já dito, não basta apenas aumentar a carga horária na escola, mas sim investir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com