TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transtorno do Espectro Autista: Uma perspectiva jurídico social em conformidade com BPC/LOAS na primeira infância

Por:   •  9/10/2023  •  Projeto de pesquisa  •  2.169 Palavras (9 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 9

 [pic 1] [pic 2][pic 3]

FACULDADE 05 DE JULHO

CURSO DE BACHERELADO EM DIREITO

FRANCISCO HELDER DE SOUZA

PROJETO DE PESQUISA DE MONOGRAFIA

UMA ABORDAGEM POLÍTICA A PARTIR DO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT

SOBRAL/CE

2023

FRANCISCO HELDER SOUZA

UMA ABORDAGEM POLÍTICA A PARTIR DO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT

Projeto de Pesquisa do Curso de Bacharelado em Direito Da FACULDADE 05 DE JULHO, como requisito parcial para a elaboração da Monografia de conclusão do Curso de Bacharelado em Direito

Orientador de conteúdo: Dr. Marco Cesar

SOBRAL - CE

2023

FRANCISCO HELDER SOUZA

[pic 4]

UMA ABORDAGEM POLÍTICA A PARTIR DO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT

Projeto apresentado ao Curso de Direito da FACULDADE 05 DE JULHO – F5 DE JULHO, como requisito parcial para a elaboração da monografia de Conclusão do Curso de Bacharelado em Direito.

Aprovado em: _____/_____/2023.

BANCA EXAMINADORA

_________________________________________________________

Profª. Dr. Marco Cesar

FACULDADE 05 DE JULHO – F5 DE JULHO - Orientador

_________________________________________________________

Prof.ª

FACULDADE 05 DE JULHO – F5 DE JULHO 1º examinador

_________________________________________________________

Prof.

FACULDADE 05 DE JULHO – F5 DE JULHO – 2º examinador

[pic 5][pic 6]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA E PROBLEMA DE PESQUISA        4

1.2 JUSTIFICATIVA        5

1.3 OBJETIVOS        6

1.3.1 Objetivo Geral        6

1.3.2 Objetivos Específicos        6

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        7

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS        11

4 CRONOGRAMA        14

5. PROPOSTA DE SUMÁRIO................................................................................................14

REFERÊNCIAS        15

1 - TEMA: 

Uma abordagem política a partir do pensamento de Hannah Arendt.

2 - OBJETIVO: 

O presente projeto destaca a importância da ação política e da participação ativa na vida pública, nesse cenário, trata-se de alguns conceitos-chave relacionados à política, com base no pensamento de Hannah Arendt, que contribui como base para as políticas contemporâneas.

3 - PROBLEMATIZAÇÃO: 

A filósofa política Hannah Arendt tinha uma abordagem única e influente à política. Ela destacava a importância da ação política e da participação ativa na vida pública. Conhecida por sua ênfase na ação política, na participação pública e na importância do espaço público na política, destacava a noção de “pluralidade” como fundamental para a política, afirmando que a diversidade de perspectivas e ações humanas enriquece a esfera política. Além do mais, se concentra no conceito de “banalidade do mal” ao analisar as atrocidades do século XX, argumentando que o mal muitas vezes surge da conformidade banal e da falta de julgamento moral.

Suas bases filosóficas enfatizam a filosofia política da Grécia Antiga, especialmente os escritos de Platão e Aristóteles, trata do existencialismo em Martin Heidegger e das experiências do século XX, incluindo o Holocausto, que teve um impacto profundo em sua filosofia. Arendt também se envolveu com a filosofia política moderna, incluindo pensadores como Thomas Hobbes, John Locke e Immanuel Kant.

Segundo Arendt, a política é definida pela ação. Assim, a política é o ato de os indivíduos se reunirem no espaço público para discutir questões de interesse comum, tomarem decisões e agirem coletivamente para moldar o curso dos eventos, é a maneira pela qual as pessoas exercem sua liberdade e expressam sua singularidade.

Enfatiza a importância do espaço público como o lugar onde a política ocorre e este espaço social serve de encontro, para debater, discordar e formar consensos. A participação no espaço público é vital para uma democracia saudável.

Sua filosofia valoriza a diversidade e a pluralidade nas ações humanas. Segundo seus conceitos, a política ganha vitalidade quando diferentes perspectivas, opiniões e identidades se encontram no espaço público. A pluralidade é vista como uma fonte de energia política e como a base para o julgamento político. Assim, nos mostra a importância do julgamento político na tomada de decisões públicas. O julgamento envolve a capacidade de discernir o que é certo e justo em situações políticas cada vez mais complexas. É uma responsabilidade moral e política que os indivíduos têm ao participar da ação política.

Em seus argumentos, afirma que a ação política cria e preserva o “mundo comum” que deve ser compartilhado por todos. Esse mundo comum é o espaço de aparência pública onde os seres humanos interagem e revelam sua identidade, opiniões e valores. Proteger esse mundo é fundamental para a estabilidade política. aqui vale frisar uma distinção entre a esfera privada (onde as questões individuais e familiares são tratadas) e a esfera pública (onde ocorre a política). Ela adverte contra a invasão da esfera pública pela esfera privada, argumentando que isso pode enfraquecer a política.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (116.6 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com