TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um pensamento crítico sobre os conceitos hegemônicos

Por:   •  7/6/2021  •  Resenha  •  977 Palavras (4 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 4

Um pensamento crítico sobre os conceitos hegemônicos.

SCHMIDT, Stefany. Um pensamento crítico sobre os conceitos hegemônicos. Aula ministrada em 15, de abril de 2021.

Resumo: Em sua aula Schmidt conceitua a teoria da contratualidade que é em suma uma ideia baseada de que existe uma espécie de pacto social que retira o ser humano de seu estado da natureza e o coloca em convivências com outros seres humanos em sociedade. Ela explica sobre o movimento dos contratualistas dos séculos XVI e XVIII. Mostra como surgem os pensadores com sua ideias de estado como Thomas Hobbes, Jonh Lock e Jean Jaques Rosseu revelando através de sua explicação que a explosão de ideias que estava acontecendo na Europa, repercutia nesse período em outro espaço, que é a America. Stefany explica que enquanto na Europa estava havendo essa discussão sobre estado, sobre direitos naturais, o poder concentrado nas mãos do povo a realidade na America era outra, no caso do Brasil. Quando os conquistadores chegam, quando o território da America é invadido há uma imposição de uma lógica estrangeira, através de seu idioma,religião, através da escravização desse povo originário,acontece a interrupção do processo que era vivido pelos povos originários, pois eles já tinham sua organização social própria, tinham uma cultura própria da sua natureza, tinham uma relação com o território diferente da ideia de propriedade apresentada pela Europa através dos pensadores contratualistas. Stefany aponta uma reflexão à ideia de Jonh sobre os nativos, em que baseou seus conceitos de forma a não corresponder com a realidade daquele povo e região. Ela diz que Lock não olha para o nativo sob a percepção de como era a organização deles, de como aquele nativo lidava com a natureza, como era o conceito deles de propriedade, ou se eles compartilhavam desses conceitos, não há essa discussão ou questionamento, ele só analisa pela visão européia, e como esse povo não se organiza e lida com a natureza e nem tem o mesmo conceito de propriedade que era de desenvolver a terra e assim gerar bens que se incorpore ao seu patrimônio, gerando assim propriedade, então eles não teriam direito a essa terra. Verifica-se que essas teorias não foram pensadas para esse povo, pois na America estava vivendo outro contexto. No Brasil não havia estado , não havia leviatã no conceito de Thomas Robbes, não tem direitos naturais, pelo menos para os nativos e muitos menos poder concentrado nas mãos do povo, afinal o Brasil era apenas uma colônia submetida ao poder de uma metrópole.

A advogada explica sobre a teoria Deocolonial surgida a partir da idéia de compreender e dar um sentido diferente aos acontecimentos a partir do inicio do colonialismo, a contar da chegada dos europeus na America.

Ela diz que há uma dicotomia no marco da modernidade sobre a perspectiva do europeu e do americano. Enquanto que para o europeu a modernidade trás o avanço intelectual, a racionalidade, a razão a partir do momento em que a humanidade domina a natureza, na visão latino-americano não há nenhum desenvolvimento tecnológico ou racionalização, nenhum controle da natureza. O que na verdade acontece nesse momento é uma opressão histórica que é o período colonial, há uma imposição de uma nova norma social, cultural, política,ocupação dos territórios e a exploração tanto dos nativos como dos seus recursos naturais, ignorando que havia pessoas que moravam nesses espaços antes deles chegarem. Foi imposto aos nativos os dogmas europeus como modelo universal e único de agir, pensar e existir.

A advogada apresenta o conceito de colonialidade, evidenciando que a colonialidade é o lado obscuro e necessário da modernidade. Segundo Smidt

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com