TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Segundo Platão e Sto Agostinho

Por:   •  9/9/2017  •  Relatório de pesquisa  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 3

Unianhanguera - Sto Agostinho: nasceu em Tagasta, cidade da Numídia (atual Argélia), em 354 d.C. – morre em Hipona (Annaba – Argélia), em 430 d.C.

  1. Patrística:
  1. Período do pensamento cristão (entre os séculos II-VIII d.C.);
  2. Representa o pensamento dos Padres da Igreja;

  1. Vida:
  1. Deixa a Numídia e vai para Cartago continuar seus estudos, mas acaba se entregando à luxúria, até que em 386 (33 anos) renuncia ao mundo, à carreira e ao matrimônio, foi batizado em Milão e volta para Tagasta, vendendo todos os haveres para distribuir dinheiro aos pobres, fundou um mosteiro e foi ordenado padre em 391, consagrado bispo em 395.
  1. Obra:
  1. Reflete sobre o problema da vida, assinalando que somente o cristianismo pode dar uma solução integral.  Portanto, seu interesse central está circunscrito aos problemas de Deus e da alma.  Baseado em Platão, Sto Agostinho defende a certeza da existência espiritual, e consequentemente, de uma verdade superior, imutável, condição e origem de toda verdade particular.
  2. Desvia-se de Platão ao afirmar a existência de um conhecimento atribuído ao intelecto e aos sentidos, porém, esse conhecimento necessita de uma luz espiritual, que vem de Deus, é a Verdade de Deus, o Verbo de Deus para o qual são transferidas as idéias platônicas.  Não basta que se realize o conhecimento intelectual humano, apreendido pelo espírito, mas é necessária a intervenção (iluminação de Deus).
  3. A existência de Deus é provada ‘a priori’, e constatada ‘a posteriori’, quando se percebe a mudança e a imperfeição de todas as coisas.
  4. A natureza de Deus é afirmada por Agostinho: Deus é poder racional, infinito, eterno, imutável, simples, espírito, pessoa, consciência, em suas relações com o mundo é livre criador.
  5. A moral agostiniana: caracteriza-se por um voluntarismo (vontade – ação), é livre e  pode querer o bem ou o mal.  A vontade humana é má.
  6. Política:  idéia negativa da função estatal (se não houvesse pecado e os homens fossem todos justos, o Estado seria inútil.  Na “A Cidade de Deus”, Agostinho define a história humana, dando-lhe uma racionalidade, a partir do  conceito da providência, do criador que estabelece o governo divino do mundo.  Para entender essa história é necessário compreender a ‘Revelação’, pois (a história) faz parte de um plano sobrenatural, no qual o Cristo se encontra, e o seu reino constitui a “Cidade de Deus” (representada pelo povo de Israel antes de Cristo e pela Igreja, após sua vinda).  De outro lado, opõe-se a esta (Cidade de Deus), a “cidade terrena”, que é mundana, satânica, que será separada e punida no fim dos tempos (Roma -pagãos).  Cristo representa o progresso, consciente e divinamente esperado (profetizado em Israel que lhe prepara o caminho).  Após o advento do Cristo cessa a divisão política entre as duas cidades e elas passam a se confundir, como nos primeiros tempos da humanidade, mas a Igreja lhes dá uma configuração harmoniosa, em razão da sua unidade, pois esta (Igreja) não está limitada a nenhuma divisão política, ao contrário, supera todas as sociedades políticas na universal unidade dos homens com Deus, e a Igreja transcende o mundo terreno, além do qual está a pátria verdadeira, permite a união (dialética) entre as duas cidades, com o objetivo de manter o triunfo da “Cidade de Deus” (definitiva, eterna, absoluta, justa) que triunfa após à morte, depois do juízo final, no paraíso, separando-a definitivamente da cidade terrena, adotada como o ‘inferno’.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com