TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.351 Palavras (14 Páginas)  •  1.414 Visualizações

Página 1 de 14

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Aula-tema 03: A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

ANO 2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Aula-tema 03: A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

ANO 2015

Globalização

A globalização é um fenômeno que mostrasse como único, e que há tempos ultrapassou as barreiras econômicas mundial, firmou-se presente e imprescindível para o conhecimento nas áreas do desenvolvimento humano. Podemos assim dizer que a globalização se dá como um processo sócio econômico onde há uma interligação entre as pessoas, países de todo o mundo. Processo este em que, todos suas experiências e ideias, sejam países, empresas ou pessoas, e dessas relações são realizadas negociações comercias e financeiras e disseminam sua cultura por todo o mundo. E neste contexto se encaixa Aldeia Global, pois está diretamente ligado com essa rede de ligações, que transcendem as fronteiras e encurtam cada vez mais as distancias. Tornando a comunicação destas conexões mais rápidas e fáceis.  Sua intensificação ocorreu a partir da década de 70, ganhando grande força da década de 80. E os motivos para tal aceleração foi a evolução de tecnologias novas, na área da comunicação por exemplo.

A sua origem é debatida por muitos estudiosos, que dizem que este fenômeno se iniciou nos séculos XV e XVI com as descobertas marítimas e as grandes navegações. Neste processo os europeus entraram em contato com povos de outras nações, se criando relações sócio culturais e comercias, contudo, segundo historiados a globalização teve sua efetivação no fim do século dezenove, após da derrocada do socialismo da União Soviética. Ganhando impulso o neoliberalismo alavancou o processo econômico da globalização.

Os países recém-saídos do regime socialista, foram o alvo das multinacionais, numa fase onde os mercados internos estavam totalmente saturados, essas empresas tentaram atrair os consumidores destes países. A concorrência deu início a uma corrida, onde estas empresas começaram a usar os recursos da tecnologia para reduzir os valores dos produtos, assim também para proporcionarem que suas negociações se tornassem mais rápidas e eficientes com seus contatos financeiros e comercias. O uso da internet e de todos os meios de comunicação cabem neste contexto. A busca das industrias por baratear seus produtos é uma importante característica do processo da globalização, estas empresas buscam se instalar em países onde encontram uma carga tributária menor, e mão de obra mais barata, como por exemplo uma bolsa pode ser desenhada em Paris, ter sua matéria prima na Argentina e ser produzida na Índia.

Surge os blocos econômicos, onde se deu pela união de vários países, tendo como seu principal objetivo amplificar as relações comerciais entre seus membros. Surgiram então, o Mercosul, NAFTA e a União Europeia, o fortalecimento desses blocos é constante uma vez que estes se relacionam entre si. Cada país que faz parte destes blocos, se torna mais forte em relações internacionais comerciais.

A globalização como podemos ver, transcende as relações financeiras e comerciais. E a internet é uma ferramenta extremamente poderosa nesse processo, onde as pessoas estão utilizando para se comunicar mais rápido e com eficiência com as outras, e ter conhecimento sócio culturais de outros países do mundo. A televisão também ajuda na quebra destas barreiras, ajudando a entender, ler o idioma inglês, que já é considerado a língua universal, e é usada pela maior parte das pessoas do planeta para se comunicarem.

O outsourcing

Segundo o site “significados.com.br”, outsourcing tem o conceito de terceirização, uma transferência de reponsabilidades, porém aquele conceito que estamos acostumados a ouvir falar, como a terceirização de transporte ou limpeza, há uma diferença do outsourcing, que se dá como uma terceirização estratégica de negócios.

O outsourcing (terceirização) a partir dos anos 90, se tornaram uma ferramenta de extrema importância, pois ele pode ser utilizado para se somar valores, como também trazer transformação ao negócio. Considerando que cada empresa/ organização trabalho numa realidade própria. Um dos seus motivos principais de adesão é ter menos preocupação com alguns setores, assim deixando uma série de determinadas atividades que estavam sob os cuidados de responsabilidade do contratante sob a responsabilidade da terceirizada no no Service Level Agreement (SLA).

Há algumas formas de contratações praticadas de outsourcing, como o “Business Process Outsoursing” (BPO) refere-se à terceirização de serviços administrativos, cujo são as funções são indispensáveis para a empresa, contabilidade, atendimentos ao cliente e recursos humanos, por exemplo.

“Application Outsourcing” (AO) este processo refere-se a gerenciamento e desenvolvimento de TI, é composto pelos profissionais que desenvolvem softwares, e tem a responsabilidade de correção e upgrades nos códigos-fontes dos sistemas das organizações.

“Infrastructure Outsourcing” (ITO) tem o objetivo de fornecer serviços, espaços, equipamentos, suporte, e licença de software.

 “Knowledge Process Outsourcing” (KPO) é a terceirização da execução de tarefas de conhecimentos específicos, que tem como resultado a produção de conhecimento singular, e Business Transformation Outsourcing (BTO) usualmente neste processo estão envolvidos o IO e o BPO tem o objetivo de fazer com que o cliente se torne mais competitivos, e assumir mais riscos. Trazer inovação e proporcionar melhorias no procedimentos e desempenhos internos da organização.

 

No Service Level Agreement (SLA) que são designadas as condições contratuais, e definem os deveres da empresa contratada e os parâmetros que elas devem seguir, sob alguns indicadores como, capacidade, satisfação, tempo de respostas, confiabilidade, disponibilidade e rapidez, podendo sofrer sansões sob a quebra do que foi contratado.

WalMart, sua história e como ele se globalizou?

A história do WalMart começou quando Sam Walton, um americano do Arkansas, e recém-formado em economia voltou para a campo do varejo, comprou uma franquia da Bem-Franklin, que por sinal fez tanto sucesso, que seu dono a pediu de volta. Sam e sua esposa mudaram-se para outra cidade e logo inauguraram uma pequena loja de variedades, nomeada Walton’s 5&10, analisando seu principal concorrente o K-mart, cujo seu diferencial era seus preços baixos, e foi então que no ano de 1962, Sam abriu sua primeira loja Wal-mart, que tinha o foco em fazer concorrência direta com o K-mart, tendo preços baixos, e descontos em seus produtos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (182.1 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com