TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Governança Corporativa

Por:   •  20/9/2019  •  Resenha  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade 02 - Governança Corporativa

O modo de lidar com as práticas do dia a dia organizacional também está associado às características das estruturas de governança corporativa nos diversos países. Descreva quais os hábitos são identificados no texto sobre as culturas dos Estados Unidos e Japão e as características da governança corporativa em cada um destes países.

Resposta: Os hábitos identificados no texto a respeito da cultura norte americana são relativos a flexibilidade na formalidade das roupas em reuniões de negócios, chamando seus parceiros de negócios pelo primeiro nome e iniciando as reuniões de forma amena, para depois debater sobre assuntos corporativos. A Governança Corporativa nos EUA tem por característica a dispersão do capital das organizações, conferindo importante poder de controle das organizações aos acionistas e forte influência dos conselhos no disciplinamento do gerenciamento organizacional, com destaque para o papel dos dirigentes não executivos, também possuem grande participação de investidores institucionais, totalizando cerca de 46,8% do mercado, segundo a pesquisa de Monks e Minow.

Já no Japão, com forte influência da cultura local, os japoneses se vestem formalmente para as reuniões com estilo de comunicação indireta, suas negociações são pautadas no respeito, sem interrupções na fala de ambas as partes negociantes. Devido ao importante papel das organizações no desenvolvimento e recuperação do país após duas guerras mundiais, a cultura organizacional do país acabou tendo grande intervenção do governo, baixa participação de investidores institucionais, distanciamento dos acionistas com os processos de gerência, grande número de funcionários nos conselhos da empresa, dificuldades em fusões e aquisições entre empresas. Com intuito de adequarem a globalização e tornarem mais atraentes para o mercado global, foram realizadas uma série de mudanças, entre elas a ruptura da estrutura dominante, revitalização do sistema político, aumento do poder legal dos acionistas, redução do número de diretores no conselho tornando-os mais independentes, todas as modificações associadas à cultura educacional do japão contribuíram para uma estrutura de governança corporativa sólida e eficiente.

Compare as duas nações europeias – França e Alemanha - em termos da cultura institucional do dia a dia profissional e das estruturas de governança corporativa destes dois países (aqui descreva de acordo com o que vimos durante o curso).

Resposta: Os alemães costumam ser rigorosamente diretos em sua comunicação durante uma reunião de negócios e atividades profissionais. No modelo de Governança Corporativa da Alemanha é adotado o conselho dual, composto por conselho supervisor e conselho executivo, além da assembléia de acionistas. Os conselhos possuem múltiplos componentes (acionistas, credores. representantes de sindicatos,...), a estrutura orgânica predominante nas organizações contribuem para a maior participação dos funcionários nas decisões institucionais. Outros fatos relevantes e que o Estado e acionista de grandes empresas e existe uma forte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (34.8 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com