TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DAS COISAS

Por:   •  24/5/2017  •  Resenha  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

Grupo: Amanda Zanella, Beatriz Valduga, Paola Lunedo e Sabrina Schmitz

A HISTÓRIA DAS COISAS

        O documentário A História das Coisas trata sobre a retirada de matéria prima da natureza, o processo de confecção do produto e o consumo demasiado de bens materiais que geram consequências drásticas ao serem descartados no meio ambiente. Além disso, deixa claro que vivemos em uma sociedade onde a política do Capitalismo desenfreado é o principal fator que move a economia, explicitando o papel da mídia em fazer com que as pessoas consumam cada vez mais ao invés de estimular a reutilização do produto.

        Sendo assim, percebe-se o processo de crise ambiental que se inicia a partir do momento em que o homem extrai da natureza recursos em abundância e que, com o tempo, tornam-se escassos. Logo, tais recursos naturais são usados para confeccionar produtos feitos para durarem pouco e, ao serem descartados, voltam para a natureza e agridem não somente ao meio ambiente, mas a nós mesmos através de suas propriedades tóxicas. Além disso, como são feitos para durarem por um tempo limitado, nos induzem a adquirir novas mercadorias, contribuindo ainda mais para o consumismo desenfreado.

        Portanto, a sociedade vem sofrendo com todos os problemas relacionados ao meio ambiente. Nas fábricas, onde há uma enorme liberação de toxinas, muitas vezes a saúde dos funcionários não é priorizada, tornando as condições de trabalho precárias. Até mesmo quem não está envolvido no meio da produção sente diretamente os efeitos da crise ambiental.

        Tendo em vista a grande produção de bens materiais, a mídia vem sendo um dos mecanismos que mais influenciam no consumo exagerado. Grande parte da população sente necessidade de fazer aquisições para ter maior aceitação na sociedade que, atualmente, preza mais pelo ter do que pelo ser.

        Em suma, faz-se necessário desde já um novo sistema de consumo que preze pela sustentabilidade, de maneira que a natureza receba de volta todos os recursos que ela nos proporcionou, de forma limpa e sem resíduos tóxicos. Devemos, desde já, contribuir com o nosso planeta para diminuir a rotatividade da seta amarela do capitalismo, fazendo com que as futuras gerações não sofram com as consequências do uso desenfreado dos recursos naturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (72.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com