TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História das Coisas

Por:   •  11/4/2023  •  Relatório de pesquisa  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

CÂMPUS DE MEDIANEIRA - PARANÁ

CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

CURSO TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

DISCIPLINA: SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL 2

[pic 2]

Profª: Dangela Maria Fernandes Kitamura

Data: 17/03/2021

Acadêmico (a): Kauana Machado                          

Turma: A71-TGA M53

Atividade Avaliativa 1

A “História das Coisas” é um documentário resultante de mais de 10 anos de pesquisa sobre sistemas de produção de bens de consumo realizado pela ativista ambiental Anne Leonard, que aborda a sociedade de consumo, que se estende desde a extração de matérias primas até o descarte, apontando para a necessidade de vivermos de forma mais justa e sustentável.

1. O sistema econômico se enquadra como um sistema linear ou fechado? Justifique sua resposta, conforme o esquema, relacionando com a problemática ambiental.

[pic 3]

Sistema linear. A economia linear é uma forma de organização da sociedade baseada na extração crescente de recursos naturais, em que os produtos feitos a partir desses recursos são utilizados até serem descartados como resíduos. Nessa forma de economia, a maximização do valor dos produtos se dá pela maior quantidade de extração e produção.

ciclo de vida do produto é descrito por um produto nas fases de extração, produção, comercialização, consumo e destinação final. Considerando que nosso planeta tem uma capacidade limitada de produção de recursos naturais. Então nada mais sensato do que fazer com que os resíduos de nossas atividades cotidianas voltem ao processo de produção. Portanto, o modo como à destinação final é feita é de fundamental importância. Se a destinação final continuar sendo a disposição final, vamos perder a sustentabilidade.

2. Cite os principais problemas ambientais e sociais advindos da sociedade consumista.

A falta de educação ambiental e de conhecimento da população em geral, juntamente com o aumento da população das cidades, a sua expansão desordenada, aliada a uma sociedade consumista, leva ao uso incorreto dos recursos naturais, gerando inúmeros problemas socioambientais.

Os impactos ambientais podem variar de específicos (poluição que vem de fábricas e indústrias) e difusos (poluição gerada pelo grande fluxo de veículos automotores), tornando-se assim, de grande importância e urgência a realização de obras a fim de trazer melhorias de infraestrutura nas cidades, além disso, o acúmulo de resíduos sólidos, o que libera substâncias toxicas para o ar, solo e água, logo prejudicando a saúde de toda a sociedade.

Hoje sabemos inclusive de ilhas de lixo no Oceano Pacífico, onde o resíduo mais encontrado é o plástico, podemos dizer que nos tempos modernos esse resíduo é um dos grandes vilões, contaminador do nosso solo, rios e se infiltrando nas cadeias alimentares e por fim chegando na forma de polímeros tóxicos até os consumidores do topo da teia alimentar.

3. A sociedade apresenta um padrão de consumo insustentável, associado a influência da mídia pelo acesso a novos produtos. Neste caso, cite exemplos de suas ações quanto ao consumo exagerado, bem como, práticas para minimizar os impactos deste processo.

Devido à quarentena, diversas lojas estão vendendo seus produtos através de “lives”, que fazem com que a gente acabe assistindo e assim comprando coisas sem necessidade, apenas pelo impulso. Também é raro abrir essas mesmas redes sociais e se deparar com uma infinidade de ofertas relâmpago de várias lojas. São descontos expressivos, fretes grátis, programas de fidelidade e entregas rápidas da sua marca preferida no conforto de casa, assim acabo por comprar mais coisas sem necessidade. Acredito que precisamos fazer um planejamento financeiro, utilizar o cartão com inteligência, estudar as compras parceladas se realmente há necessidade, investir em algo pro futuro, entre outras coisas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (299.8 Kb)   docx (395.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com