TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A falta de conhecimento de como funciona o capitalismo

Por:   •  23/2/2016  •  Resenha  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

A falta de conhecimento de como funciona o capitalismo

A associação do capitalismo à noção de puro simples Laissez-faire, entendido como o liberalismo absoluto vem de ideias fantasiadas com vernizes sociológicas ou pretensiosamente historicistas, montadas na época nas quais o capitalismo sequer existia. Repare-se no comentário de São Jerônimo, “Toda riqueza provem do pecado. ”.

Não é verdade que o capitalismo não contemple um papel importante para o Estado. Em qualquer manual de finanças pública, por mais liberal que seja, está escrito que são funções do estado a garantia do atendimento das demandas por saúde e educação, até combate aos monopólios e oligopólios, passando pelo cuidado com a estabilidade econômica e financeira. Sendo assim, é errado dizer que no capitalismo existe uma total ausência de regras no sistema financeiro. É possível ter um sistema baseado na iniciativa privada e ter nível de satisfação social maior que no socialismo e o fracasso do socialismo real e o êxito das principais economias capitalistas deveriam ser a prova maior disso. Porém o sistema de ensino brasileiro ensina um anticapitalismo com forte influência marxista que distorce valores do capitalismo e das funções do capital “dinheiro”.

A ignorância Ativa

Em 2013 movimentos espontâneo de crítica ao estado do país, os chamados black bloc, demostravam em uma pichação “vândalo é o capital”, toda ignorância ativa que dizia Goethe: “ não há nada mais terrível do que a ignorância ativa”. Ativistas defendiam “os direitos naturais das pessoas aos bens”, protegendo a ideia que os bens em excesso deveriam serem retirados de quem para outorgar a quem.

O trem já partiu

O Brasil teve uma fase gloriosa em matéria de commodities quando a economia teve um crescimento excepcional, índices de desemprego baixíssimos, mas que depois de algum tempo ficaria limitada pelo crescimento da oferta de mão de obra. O problema é que nesse período o Brasil se acomodou e agora a geração que foi educado para acreditar que o governo finalmente reconhecia o mérito de cada um e que o país estava ótimo, hoje tem que encarar um mercado altamente competitivo e duro, sem ter conhecimento e o preparo necessário, porém o trem já partiu e não irá esperar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com