TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Por:   •  16/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.233 Palavras (9 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 9

ETAPA 1

Definições de Negociação

A negociação para nós está muito mais presente do que podemos imaginar, por outro lado, nem são todas as pessoas que percebem isso ao correr dos dias.

Uma vez que citados no artigo ‘Estilos de Negociação, uma analise inicial’, modelos de negociação de Jung, Bergamini, Marcondes, Gottschalk, Matos, Márcio Miranda e Junqueira, podemos assim dessa forma ver a amplitude do que se trata o tema principal: As definições de Negociação.

Aos que os autores, por sua vez, fazem uma descrição comportamental, sendo, muito parecidos alguns elementos em específico e outros pontos completamente reversos de um autor para o outro.

E, frisando que são apenas modelos comportamentais, e não uma personalidade verídica, pois, é de suma importância ressaltar que todo e qualquer indivíduo é imprescindível às suas próprias atitudes.

Com o enfoque na negociação, o ser humano negocia praticamente em tudo e, não poderia ser diferente nas empresas, pois, se queremos um bem estar em nossas vidas pessoais o nosso bem estar profissionalmente também é negociado. É importante ressaltar que a negociação é uma arte, pois, nela há criatividade, estratégia, uma bela comunicação, lógica e compreensão às vezes complexas demais.

Desta forma, um bom negociador sempre consegue um jeito de melhorar o que ainda falta, ou às vezes, o que tem de ampliar e ainda que não seja um negociador, o mundo nos faz com que nossas atitudes e pensamentos nos façam de certa forma a começar pensar que para haver um bom retorno de algo ou alguém, você terá de ter uma bela forma de acordo, para que ambas as partes possam sair ganhando ou pelo menos que nenhuma tenha algum prejuízo, o famoso negociar.

ETAPA 2

Introdução

O ato de negociar não é só uma questão empresarial, ela está em nosso cotidiano em tudo – ou pelo menos quase tudo –, a negociação faz parte de nossas atitudes não só para benefício próprio e sim para duas ou mais partes.

Em todo processo de negociação sempre haverá certa “barganha posicional”, pois, em todos os aspectos encontraremos pessoas mais amigáveis e outras mais ásperas com a oferta oferecida ou imposta.

De maneira que, no decorrer de uma negociação devemos estar atentos em alguns fatores primordiais: Interesses do nosso lado, Interesses do fornecedor, Vantagens por nós oferecidas, Vantagens recebidas, Conflitos verificados e todos os termos impostos no ato da negociação.

Desenvolvimento

A negociação vem a ser um ato de acordo ou não de duas ou mais partes, que por meio de certa forma ainda que seja meio contraditória, tem de serem benéficas a ambas as partes.

Ainda que seja um pouco antigo, o método da barganha é muito usado em dias atuais, tais como, ainda que uma pessoa não consiga por meio de um acordo sendo ele financeiro ou não, usa-se a barganha, pois, ali está um negócio onde duas partes (ou mais), ganham e saem satisfeitas e quem sabe até um próximo ‘acordo’ ou negócio há de vir.

Ao que tudo indica, uma boa realização de negócios está focada em quem irá fazer o acordo, pois, a maior parte do sucesso da negociação está na vontade, em uma determinação de ficar firme diante seu negociador, e, pouco mais lhe resta à inspiração, como a criatividade de não perder o foco da barganha, de deixar o seu negociante impressionado com suas propostas ali impostas e ser perspicaz com as palavras e atitudes, ao que esse conjunto poderá definir sua vitória com maior rendimento lucrativo.

É fundamental definir com muita clareza, formalizar o que ficou combinado. Tenha tudo à mão na concessão do acordo: contrato, pedidos, documentos. Mostre que o negociante saíra em ganhos também, e a organização de como o acordo, sendo ele por escrito ou verbal, tenha sido uma boa opção benéfica para todas as partes relacionadas no acordo.

E não só pensar em seu lado, o negociador deve mostrar os interesses do outro lado, para que este por sua vez não se veja no prejuízo ou com grandes perdas. Que no momento da negociação haja uma cautela, para não revelar nada além do indispensável, fazer perguntas pertinentes à confirmação das premissas do atual planejamento. Seja importante ressaltar, que no momento de um acordo haverá inúmeros momentos em que o negociador terá de escutar claramente o que se pede e falar o essencial.

Após haver um bom diálogo, e as pautas de determinado contrato estiverem em mãos, ainda sim argumente sobre as condições de sua empresa se é cabível ou não para o fornecedor, se este concorda com tudo o que lhe foi imposto no contrato, e ainda sim havendo certeza do negócio, para que não haja nenhum incômodo futuro, é necessário recapitular todas as cláusulas e ainda sim afirmando, contestando, argumentando, e com totais duvidas esclarecidas, aí sim o contrato poderá validar o acordo.

Para que o negócio seja de maneira nítida, é necessário, haver um bom desempenho, pós – negociação, para que além do acordo feito, debatido, escutado, e, concordado é necessário que essa correlação seja de maneira satisfatória a ponto de haver situações em que após o fechamento do contrato e o produto/serviço entregue, possa haver outras demandas de pedidos e mais ainda outras transações de negócios.

A partir do momento em que foi fechado o acordo, é necessário, um bom negociador fazer uma auto avaliação para que ele veja onde poderia ter sido melhor, em qual momento foi decisivo para o acordo final, como foi seu desempenho no ato da negociação e qual imagem ele deixou para o negociante, pois, é necessário uma pessoa ser avaliada por outras e por si próprio, já que a meta é sempre se destacar e assim automaticamente ampliar aquilo que sabe, e ter uma dica de quem tem mais experiência no ramo são pontos positivos.

Lembrando que:

1. Negociar é uma arte;

2. A todo o momento estamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (61.7 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com