TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECONOMIA POLÍTICA QUAIS FORAM OS MOTIVOS DA CRISE NA ATIVIDADE CAFEEIRA?

Por:   •  8/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.021 Palavras (13 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 13

ECONOMIA POLÍTICA

QUAIS FORAM OS MOTIVOS DA CRISE NA ATIVIDADE CAFEEIRA?

Questão 1- Durante o ciclo cafeeiro o Brasil era o país que tinha maior quantidade de grãos e seus derivados disponíveis para a oferta. Porém, apenas dois terços da quantidade ofertada pelo país foi absorvida pelas exportações, havia a retenção de oferta para que o preço do café pudesse ser mantido em alta. Entretanto, a demanda sofreu um declínio significativo, já que os EUA, França, Itália, Holanda e Alemanha, que compravam a imensa maioria da produção cafeeira do Brasil, passaram a comprar de outros países, isso ocasionou um desequilíbrio ainda maior entre oferta e demanda e a única solução visível para manter os preços era conter a oferta nacional. Portanto um dos principais motivos da crise cafeeira foi a queda da demanda do nosso produto na esfera mundial. 

EXPLIQUE A LÓGICA DAS POLÍCAS DE VALORIZAÇÃO DO CAFÉ? QUAIS FORAM OS LIMITES DESTA POLÍTCA?

Questão 2- A política de valorização do café foi desenvolvida durante a Primeira República, tinha o objetivo de garantir que o setor cafeeiro brasileiro tivesse a condição de enfrentar a queda de preços do café e seus derivados no mercado mundial. Para isso, o poder público tomou uma série de medidas, entre elas, a compra e estocagem de excedente de oferta do café no mercado mundial e mecanismos de estabilização de câmbio. Com isso, é possível reparar que o período da Primeira República brasileira foi marcado pela capacidade do capital financeiro de impor políticas de ajustes financeiros e controle da política econômica do governo federal, ou seja, teve um papel relevante interligado às operações de valorização do café. A lógica da política de valorização do café era valorizar o produto na economia mundial, porém existia limites nessas políticas, esses eram definidos a par dos interesses da burguesia e/ou de quem fornecia capital estrangeiro. 

QUAL PAPEL DEVE SER ATRIBUIDO NA CRISE DE 29 NA ECLOSÃO DA CRISE DA ATIVIDADE CAFEEEIRA?

Questão 3- Em 1889 a politica externa do país se alterou significativamente, o governo iniciou uma maior aproximação com os Estados Unidos, quando ocorre o Crash da Bolsa de Nova York, o Brasil recebeu golpes na economia de todos os lados, além de que internamento o país já estava envolvido com problemas econômicos e políticos. O Brasil necessitava de empréstimos no exterior para manter a política de valorização do café, porém com o Crash na Bolsa esses se tornaram quase impossíveis. Entretanto, alguns problemas centrais da década de 20, faziam com que os lucros obtidos no setor cafeeiro pela política de valorização do café, retornassem para o setor cafeeiro, o que agravou e prolongou a solução do problema. Estes problemas apenas seriam sanados com medidas mais enérgicas. Para agravar a situação, possuíamos um grave desequilíbrio no balanço de pagamentos, do que resultou que, no ano de 1929, nossas contas externas estivessem estranguladas, sem perspectivas de melhora no curto prazo. 

QUAIS FORAM OS MECANISMOS DE DEFESA DA ECONOMIA CAFEEIRA APÓS A CRISE DE 1929?

Questão 4- Os mecanismos de defesa da economia cafeeira após a crise de 1929 foi um forte intervencionismo estatal. Com isso, além da aquisição da produção o governo começou a destruir o excesso estocado.

EXPLIQUE OS EFEITOS DAS MEDIDAS ANTICRISE. CONSIDERE OS EFEIROS SOBRE O EMPREGO, A RENDA E O INVESTIMENTO EM OUTRAS ATIVIDADES.

Questão 5- Ao injetar dinheiro na economia com as políticas de valorização do café, foi criado um poder de compra para contrabalancear a redução dos gastos, com isso, diminuía-se o impacto da crise nos setores dependentes de forma indireta da renda criada pelas exportações. Segundo Furtado, as medidas anticrises do setor cafeeiro, transforma-se em um verdadeiro programa de fomento da renda nacional. 

PORQUE SE PODE DIZER QUE A PARTIR DE 1930 HÁ UM PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO?

Questão 6- Na década de 30, o estado iniciou a implementação do Estado Novo, com uma elaboração de um vasto programa de obras pública e siderurgias tornava-se um fator central da nova era industrial no Brasil. O estado passou a atuar cada vez mais como regulador das diferentes atividades, e se esforçou para definir um planejamento econômico.

 

DIFERENCIE O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO APÓS 1930 DO CICLO DE CRSCIMENTO INDUSTRIAL VERIFICADO ATÉ A CRISE DE 1929

Questão 7- A industrialização durante esse período era dependente da produção cafeeira e seus derivados. O café exerceu um importante papel na economia do país, desde o final do século XIX até as primeiras décadas do século XX, o café era o único produto brasileiro que era exportado. As principais áreas de cultivo do café era São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo e Minas Gerais. A crise atingiu diretamente os cafeicultores, esses começaram a procurar novas alternativas para obterem lucro, com isso, muitas das infraestruturas usadas anteriormente passaram a ser usadas para a produção industrial. Com esse acontecimento a indústria brasileira começou a se diversificar, porém ainda limitava-se a produção de produtos que empregavam pouca tecnologia. 

 

PORQUE A INDUSTRIALIZAÇÃO NO PERÍODO DE 1930 E 1955 É UMA “INDUSTRIALIZAÇÃO RESTRINGIDA”?

Questão 8- A partir dos anos 30 a dinâmica da economia brasileira começou a ser determinada internamente, tratava-se de um processo de industrialização ainda incompleto, pois os setores de produção de bens de capital e de bens intermediários eram pouco desenvolvidos. João Manual Cardoso de Mello denominou o período de “industrialização restringida”, nesse cenário as bases técnicas e financeiras são insuficientes para que se inicia o núcleo fundamental da indústria de bens de produção, isso tornaria possível o aumento da capacidade produtiva acima da demanda. Tal fase ficou conhecida como “industrialização restringida”, porque a industrialização era dependente da importação de bens de produção, o que dependia do setor primário exportador.

 

PORQUE NÃO SURGE O NÚCLEO DO SETOR PRODUTOR DE BENS DE PRODUÇÃO NO BRASIL ATÉ 1955

Questão 9- Na maior parte das economias a industrialização se inicia com a formação de uma industrialização pesada. Porém, o Brasil seguiu outra lógica, o projeto de industrialização pesada só iniciou-se durante o segundo Governo de Vargas e continuou durante o Governo JK. Estava constituído desde o inicio por um forte núcleo industrial estatal, no qual os capitais estrangeiros e nacionais empenhavam papeis complementares. Com tudo, comente com o “núcleo industrial estatal” e a implantação de uma estrutura mínima se tornou possível o processo de industrialização da transformação no Brasil até 1955 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (104.1 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com