TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso: Blaime

Por:   •  22/9/2015  •  Resenha  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

Blaime é uma empresa que fabricava eletrodomesticos de uma estrutura extremamente familiar. A empresa tinha capital aberto, porem a maioria dos seus acionistas pertencia a seus familiares. Na Blaime não havia interesse em vender a empresa e sim adquirir outras pequenas empresas.

Entretanto a diretoria da Blaime estava em um momento de reflexão, mudar ou nao o planejamento estrategico da empresa?

O seu negocio era a produçao de utencilios domesticos de alta qualidade, entretanto detinha pouco menos de 10% do mercado americano, isso se devia a forte concorrencia de produtos estrangeiros com preços agressivos. Mesmo assim a Blaime estava expandindo para o mercado internacional, entretanto seu maior cliente ainda era o mercado interno. A empresa produzia tres segmentos de utencilios: para preparo da comida, para cozinhar e para o preparo de bebidas. Porem apenas os dois primeiros eram mais rentaveis.

Seu preço de mercado era atrativo, sua marca era bem conceituada, porem considerada nostalgica, por isso a Blaime introduziu uma linha mais sofisticada para concorrer com os importados asiaticos.

As suas vendas atingiam picos sazionais durante outubro e novembro, uma vez que os varejistas aumentavam seus estoques para o fim do ano, o menor pico ocorria entre maio e junho,seus produtos seguem ciclos, seguindo as tendencias macroeconomicas.

A BKI produzia parte de sua materia prima e a outra parte, como as demais empresas comprava das terceiras.

Sob a liderança de seu atual presidente, tres mudanças aconteceram para a consolidaçao financeira, a primera: houve a finalizaçao de sua oferta publica (IPO), a segunda: transferiu sua produçao para o exterior,por conta dos custos, e a terceira: adquirir pequenas empresas e seguir as tendencias de comportamento do consumidor.

A empresa tinha um bom resultado operacional e de receita, advindos principalmente de produtos de nivel intermediarios, nos ultimos anos, elas reduziram um pouco, principalemente por causa das ultimas aquisiçoes..

Outro ponto era, como todo o setor na America, estavam sofrendo as pressoes dos produtos importados, para isso os grandes varejistas diminuiram muito seu preço, a Blaime ao contrario manteve seu preço, sofrendo assim uma perda de espaço.

Apesar de lucrativa, o ROE da empresa estava significativamente abaixo de seus concorrentes, o seu balanço era o mais forte do setor.

Em 2007 começou um processo de reavaliaçao das politicas financeiras, apesar da alta liquidez,seu presidente avaliava a melhor forma para que seus acionistas tivessem mais lucratividade, porem isso implicaria numa mudança de cultura, planejamento estrategico e missào da empresa, já que essa era a alta liquidez.

Entretanto, seu presidente estava apenas avaliando as consequencias para a familia e para ele, não haviam estudos que indicassem que contrair uma divida para a compra de açoes pudesse realmente gerar dados positivos, pois nunca foi politica da empresa arriscar tanto sua politica financeira, que sempre foi conservadora.

Uma mudança drastica da empresa precisava de planejamento, deveria acontecer depois de muito estudo e mudanças feitas aos poucos. Nenhuma estrategias sem planejamento podem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com