TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INOVAÇÕES EM UMA EMPRESA BRASILEIRA DO SETOR TÊXTIL

Por:   •  10/9/2021  •  Artigo  •  3.231 Palavras (13 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3]

INTRODUÇÃO

Em 2019, a Associação do Comércio e Indústrias de Gaspar (ACIG) anunciou  sua pretensão de buscar o reconhecimento nacional do município de Gaspar (SC) como  a ‘Capital Nacional da Moda Infantil’.  Para  isto, é necessário  a aprovação do projeto de lei, protocolado na Câmara dos Deputados, em agosto de 2019, Com isto, poder público e empresários almejam fomentar o turismo de compra e realização de evento voltadas ao setor de moda infantil na região. Portanto, as empresas relacionadas a esse pólo têxtil tem o desafio de estarem preparadas para atender às novas demandas do mercado, o que requer investimento em inovação para implementar processos e tecnologias que as tornem mais competitivas.  

Considerando este cenário, o presente trabalho visa apresentar  de que forma quatro  empresas de confecção  de moda infantil, de pequeno e médio porte, localizadas no município de Gaspar, tem inserido a inovação em sua dinâmica de trabalho e quais são os desafios para acelerar a inovação neste arranjo produtivo.  Neste sentido, realiza-se a análise dos dados obtidos através do desenvolvimento de pesquisa quantitativa. Esta  resultou na aplicação de um questionário para gestores de empresas de moda infantil do município, contendo 07 perguntas sobre inovação na gestão e produção de bens e serviços, que serão apresentadas e analisadas.

Este estudo é importante à medida que aponta para empresas de moda têxtil infantil de Gaspar, caminhos de inovação, que devem levar em conta, considerando os resultados obtidos pelas quatro empresas analisadas, ao investiram nesta área. Por outra lado, o trabalho colabora para o desenvolvimento de pesquisas mais aprofundada sobre mapeamento de estratégias de gestão para inovação, dentro do setor têxtil de moda infantil de Gaspar, ao apontar as lacunas da pesquisa realizada e resgatar os principais aprendizados obtidos.

Primeiramente, aborda-se os conceitos de gestão, inovação e cadeia de suprimentos, que norteiam as discussões apresentadas no tópico de ‘Resultados da Pesquisa’. Em seguida, é exposto dados sobre o  setor têxtil de Gaspar (SC), com recorte para a participação das empresas de moda infantil na arrecadação tributária do município e geração de empregos. Se segue, assim, para  análise dos resultados da pesquisa com as quatro empresas de moda infantil de Gaspar, na qual se observa tendências existentes entre elas e o mercado  no que tangencia ações de inovação voltadas a inserção de tecnologias para aumentar mix de produtos e a produtividade; busca por melhorias na gestão de recursos humanos e materiais a partir da contratação  de consultorias e aquisição de programas gerenciamento de atividades; presença do marketing citados entre os setores envolvidos ou alvo de estratégias de inovação.

Inovação

A inovação, segundo o dicionário Michaellis (2020), significa transformar ideias em algo novo ou renovar algo já existente. No mercado, a inovação possui duas vertentes: uma relacionada ao produto em si e outra ligada aos processos administrativos e tecnológicos ou estruturas logísticas. Segundo o Manual de Oslo (2006, p.55) Uma inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas.

A inovação quando ligada ao produto ou serviço é vislumbrada quando introduzido uma novidade em sua cadeia produtiva e por consequência no produto final, como por exemplo incluir a utilização de materiais biodegradáveis na produção. A inovação quando ligada ao processo está relacionada com a gestão pois impacta diretamente no direcionamento do negócio, consiste em mudar um processo ou introduzir um novo, como por exemplo, introduzir o Marketing Digital nos processos comerciais, isto mudará o rumo e a visão do negócio.

        Atualmente, a inovação tem sido vista como fator de aumento de lucros e permanência no mercado. Entretanto, MJV Team (2016) há obstáculos para que se concretizem as ações de inovação tais como: barreiras no acesso à recursos financeiros para inovação, dificuldades em mensurar os resultados da inovação a curto, médio e longo prazo, ausência de líderes internos engajados na iniciativa de inovação e falta de apoio estratégico.

Indústria têxtil de Gaspar/SC

O Estado de Santa Catarina está localizado na região Sul do Brasil e sua população passa dos 6 milhões de habitantes. Sua área de 95 mil quilômetros quadrados, é o 20º estado em extensão territorial, ele responde 4% PIB nacional. Referente a infraestrutura Santa Catarina conta: 6 Portos marítimos e um Porto pesqueiro; 3.584 Km de Rodovias Federais; 7.194 km de Rodovias Estaduais; 1.205 Km de Ferrovias; 3 Aeroportos Internacionais e 11 Regionais. As condições favoráveis são: mão de obra qualificada; segurança jurídica para os empreendimentos; políticas fiscais de incentivo; robusta infraestrutura e logística e índices superiores da média nacional em relação a qualidade de vida.

O ramo têxtil em Gaspar teve início com a chegada dos imigrantes europeus na região, especialmente dos imigrantes alemães, em 1835 e dos italianos, em 1875. A partir de então, a economia e a população começava a se formar. Segundo Mamigonian, as regiões de colonização alemã constituíam as mais industrializadas e as mais ricas do estado. Segundo o Sebrae (2013) graças a diversidade cultural que se deu a formação da cultura local, que hoje se manifesta no folclore, na arquitetura, no artesanato, na gastronomia, na religiosidade, na literatura popular, nos meios de produção e no vestuário. Que é confirmada pelo IBGE ao lembrar “o desenvolvimento da região deve-se principalmente à fertilidade do solo e à suavidade do seu clima”

Segundo NSC (2019) “as pesquisas feitas pelo Núcleo Têxtil da Acig indicam que cerca de 60% das empresas e postos de trabalho do setor em Gaspar estão relacionadas com a moda infantil”. Ou seja, pode-se dizer que a importância do ramo é grande uma vez que “o setor têxtil corresponde a 28,16% das empresas instaladas em Gaspar”. (NSC, 2019) Em um panorama nacional, o País ocupa o lugar de 6º maior produtor têxtil do mundo. Dessa forma, por Gaspar estar alocada em um dos polos têxteis do Brasil, caracteriza um avanço para a sua economia, já que em 2019 emprega no setor têxtil mais de 8.461 postos de trabalho, recebendo o título de 2ª cidade que mais gera emprego no Médio Vale do Itajaí no mesmo ano. Além da população ocupada, a cidade apresenta nomes importante no comércio específico como Círculo, Kiko e Kika Confecções, e Confecções Rolu, entre outros nomes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com