TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância do Planejamento Tributário dentro de uma empresa

Por:   •  29/10/2018  •  Resenha  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

No âmbito empresarial, mais precisamente, com seus dirigentes, surge uma preocupação, a carga tributária, ou melhor, seus elevados números. Em caráter introdutório, tal indicador expressa a relação entre volume de recursos, que o Estado extrai da sociedade sob a forma de impostos, taxas e contribuições para financiar as atividades sob sua responsabilidade, e o PIB. No qual em relação ao cenário empresarial, os tributos aumentam seus custos e consequentemente diminuem seus lucros. Logo, as empresas necessitam de planos para que tenham seus objetivos específicos e inerentes a elas, estabelecendo melhores maneiras de alcançá-los. Quem paga essa conta, ou seja, quem financia o Estado brasileiro? Qual a importância do Planejamento Tributário dentro de uma empresa? Foram temas abordados, por ambos estudos.

O Estado brasileiro é financiado pelos trabalhadores assalariados e pelas classes de menor poder aquisitivo. Já o planejamento visa uma menor carga tributária, mesmo quando este comportamento prejudica o Tesouro, e como o próprio nome indica, a partir de eventos que ainda não ocorreram. A regressividade da carga tributária, ou seja o Estado brasileiro ser financiado pelas classes de menor poder aquisitivo e pelos trabalhadores, com a população de baixa renda suportando uma elevada tributação indireta contribui com um sistema tributário brasileiro mais complexo, tornando a nossa carga tributária inibidora do desenvolvimento empresas, restringindo a competitividade da nossa economia e apresentando várias incertezas quanto a regras, gerando contenciosos, e dificuldade de harmonização no sistema tributário.

A reforma tributária é citada pelo candidato Fernando Haddad, diversas vezes em suas diretrizes, propondo um novo modelo de cobrança de tributos, orientado pelos princípios da progressividade, eficiência e simplicidade. Haddad propõe uma política de taxação progressiva sobre o setor bancário, com frações reduzidas para as instituições que praticarem menores taxas ao consumidor. Suas propostas visam um reajuste na tabela de impostos de renda com isenção para aqueles que ganham até cinco salários mínimos e um aumento desses impostos para os ricos. Propõem a retomada da cobrança de impostos sobre lucros, dividendos e a criação do imposto sobre o valor agregado. Portanto, planeja por meio dessas ações atenuar a regressividade tributária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com