TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Boletim Focus

Por:   •  20/11/2021  •  Resenha  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 2

ESTUDO DE CASO – BOLETIM FOCUS

Escolha uma empresa e um setor. A partir dessa escolha, faça uma análise microeconômica do setor, de seus concorrentes e de seus consumidores e uma análise do cenário macroeconômico e seus impactos na atividade e no planejamento da empresa.  Não se esqueça de levar em conta o setor, o tamanho da empresa, o Market share e os tipos de produtos e serviços que ela oferece.

  1. Faça uma análise da demanda por produtos e serviços dessa empresa explicando quais são os efeitos na demanda de:

De acordo com a análise do Boletim Focus a expectativa da inflação para 2021 é fechar em alta. Para conter a inflação de 2021/2022 é projetado um aumento da taxa SELIC, que mostra uma previsão de melhora na inflação de 9,17% para 4,55%.

Para os anos de 2023 e 2024, é previsto que o Banco Central reduza a taxa SELIC, pois é projetado uma redução do IPCA e do IGP-M, ou seja, uma baixa na inflação.

Os setores que mais sofrem com a inflação são os setores que vendem produtos de demanda elástica, um exemplo seria um restaurante de luxo, dado que uma vez que a inflação está em alta, o consumo pode cair, pois os clientes passam procurar produtos/serviços substitutos. Outro impacto é que a matéria-prima desses restaurantes são produtos sem substituição e por consequência o restaurante não consegue repassar o aumento de preço para os clientes.

Existe também o impacto do aumento da taxa de juros no setor industrial, pois dificulta novos investimentos para compras de novos equipamentos, extensão das plantas, e consequentemente impacta o crescimento do negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (31.4 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com