TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.749 Palavras (7 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 7

                             [pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE TAGUATINGA

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

LUCAS DAVID BEZERRA

 RA: 2859137865

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

TUTORA EAD:  RÚBIA TATIANE DA LUZ SILVA

 

Introdução

        Essa proposta de negociação visa mostrar a melhor forma de mediação, bem como apresentar aspectos que proporcionem à compreensão e a harmonia, entre uma Gravadora de Música e a Associação de Moradores. Relação esta, que é desenrolada em meio a manifestações e conflitos, junto à Prefeitura local.        

        Por meio de um planejamento, o qual é de benefício para ambas as partes, busca-se um consenso através de uma negociação sistêmica, para que assim tenha-se uma visão mais abrangente dos fatos expostos, e seja feito assim o uso adequado das técnicas de negociação, tendo em vista que este processo é essencial para uma relação duradoura entre as partes.

  1. Para o processo de mediação bem sucedido é interessante entender o conflito existente entre a Gravadora de Música e Associação de Moradores do bairro.

De um lado há interesses da gravadora a qual tem por objetivo se instalar na cidade e investir em melhorias na vizinhança ao seu redor, para assim gerar progresso ao local escolhido e ampliação de seus negócios.

Por outro lado manifestando junto a prefeitura da cidade a Associação dos Moradores quer impedir as instalações da gravadora, tendo como suas justificativas a perturbação da ordem pública e a segurança dos moradores.

Perfil e informações de ambas as partes:

Perfil dos Oponentes: Associação de Moradores

Perfil do Negociador: Gravadora

Líder – Negociador

Carlos Henrique

Jorge Andrade

Formação

Administrador

Estrategista de negócios – experiência em negociar em meio a conflitos

Objetivo

Impedir a construção da gravadora

Obter a liberação do empreendimento, instalar a gravadora no bairro.

Alegação

Perturbação da ordem pública

O progresso é inevitável

Argumentos

Barulho, segurança e infraestrutura (trânsito)

                 -

Informações Relevantes

Público conservador e questionador, que preza tranquilidade, sendo que a maioria são pessoas de 3ª idade.

                 -

Estímulos a Negociação

Tem a idéia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento

Pode contribuir para melhorias no bairro, desde que a negociação seja benefícios para todos.

  1. De acordo com Carl Jung, citado por Oliveira (1994), o estilo de negociação alia a capacidade que o indivíduo tem de se controlar ou aceitar o controle em relação aos outros com o grau que ele tende a considerar ou desconsiderar os outros indivíduos com os quais se relaciona. A gravadora em seu planejamento aplicará um modelo:

Estilo - A gravadora utilizará um estilo amigável, que combinará a confiança para manter um relacionamento cooperativo e agradável com a Associação de Moradores, independente do fato de alcançar ou não seus objetivos.

Tática - Aproveitará da diplomacia para acalmar os ânimos e solucionar os problemas. Tendo como tática, a formação e ajuda dos seus colaboradores introduzindo itens que não constam no cronograma, desde que a negociação seja benefício para todos.

Argumentando que o bairro não necessita dos progressos advindos da instalação da gravadora e com as justificativas de que a ordem pública será perturbada, pelo barulho e a segurança de seus moradores, a Associação de moradores do bairro propõe:

Estilo - Um modelo com estilo astuto, implica que os negociadores devem ser impedidos ou mantidos a distância, por representarem uma fonte de aborrecimentos, tendo como base em regras e procedimentos, e também um estilo restritivo que agem conforme seus interesses.

Tática - Utilizará como tática de negociação para essa proposta, informações seletivas que apresenta um número grande de dados com excesso de detalhes para tirar atenção à ausência de dados específicos, ou seja, a perturbação do barulho.

  1. Planejamento

        A abertura de um negócio requer um planejamento. O tipo de produto que lançará, o que está tentando alcançar e qual será o público alvo, tendo de explicar assim como pretende expandir os negócios, algo que não se difere na abertura de uma gravadora.

        Tendo em vista, nessa negociação que o principal objetivo é sempre buscar a satisfação dos dois lados envolvidos, é preciso procurar continuamente e aplicar a visão sistêmica no processo da proposta, por apresentar a mesma uma visão mais global de negociação, possibilitando observar de maneira mais clara os diferentes envolvidos, no processo direto e indireto de negociação, bem como principais interesses e diversas alternativas possíveis para a solução do conflito.

        Uma proposta de negociação tem que beneficiar ambas as partes: Gravadora X Associação de Moradores. Outra característica fundamental de um processo de negociação refere-se a importância da utilização de tempo, poder e informação ao longo da negociação.

Propostas a serem utilizadas:

  • Construir um relacionamento de longo prazo com a Associação de Moradores para que conheçam suas operações e intenções de negócios;
  • No âmbito geral, a gravadora trará a divulgação para o futuro da música arrojada desde a composição até a maneira de chegar ao público;
  • No bairro, a presença da gravadora de música, poderá ser considerada um meio de propaganda e não para atrair barulho e perturbações, tendo em vista que a gravadora usara de recursos matérias, para abafar os sons produzidos, durante ensaios/gravações, buscando um maior conforto dos moradores e um relacionamento amigável com todos da cidade;
  • Investir na estrutura, exigir reformas no transito, como implantações de sinais, rotatórias, e aumento na segurança para maior conforto da sociedade e dos artistas que frequentarem o local;
  • Para a Gravadora, negociar não significa enfrentamento e sim uma harmonização de uma situação entre as partes para chegarem assim, ambas as partes em um beneficiamento comum.

  1. A Gravadora e funcionários tendo uma cultura disseminada, mantém entre seus colaboradores uma relação afetiva e cordial.

Com estas novas instalações no bairro o clima é de desafio, crescimento e acima de tudo, mudanças em suas vidas. A manifestação dos moradores, junto a Prefeitura, provoca aos colaboradores o medo de que esse planejamento e projeto não sejam aprovados tendo assim conflitos profissionais entre os funcionários e a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (153.3 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com