TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Impacto do Capitalismo na Sociedade

Por:   •  14/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.767 Palavras (8 Páginas)  •  1.758 Visualizações

Página 1 de 8

CAPITALISMO

Faculdade Escritor Osman Lins

Logística 1º Período

Disciplina: Economia

Professor: Sebastião Aquino

Coordenador De Logística: Rafael Anderson

     Alunos:        Allan Massena

                                 Cristiano Francisco

                             Danilo Bernardo

                           Danilo Cardoso

                                  Emerson Guimarães

                         Jamilly Santos

Sumário

Introdução......................................................01

Objetivo..........................................................01

Desenvolvimento............................................02

      . O que é capitalismo?..............................02

      . Como surgiu?.........................................02

      . Fases do Capitalismo.............................02

      . Impacto do Capitalismo na Sociedade...03

      . O capitalismo na prática.......................03

Conclusão.......................................................05

Referência Bibliográfica................................06

Introdução

O capitalismo é um sistema econômico, isto é, ele lida com dinheiroe bens. Em um país capitalista, os cidadãos, e não os governos, são donos de empresas e responsáveis por sua administração. As empresas competem entre si para fazer negócios. Os proprietários decidem que produtos e que serviços vão oferecer e também quanto vão cobrar e onde vão vendê-los. As empresas fazem tudo isso para que seus proprietários ganhem dinheiro. As pessoas que usam seu dinheiro para começar um negócio ou administrar uma empresa com o objetivo de obter lucro financeiro são chamadas de capitalistas.

Muitos países — como o Brasil, os Estados Unidos, o Reino Unido, o Japão e a Alemanha — são capitalistas. Outros nomes para o capitalismo são economia de livre mercado e livre iniciativa.

Objetivo

Este trabalho tem como objetivo o esclarecimento sobre o Capitalismo, visto de uma forma geral na sociedade

[pic 1]

Desenvolvimento

O que é o Capitalismo?

É um sistema em que os empresários visam ter o máximo de lucro sobre seus empreendimentos, pagando mão-de-obra a seus funcionários em troca de salários, também podemos dizer que existem outros meios de se ganhar dinheiro, por exemplo: Políticos, Sociais, Culturais e etc.

Como surgiu o Capitalismo?

O

 processo de surgimento do capitalismo foi lento e gradual, iniciando-se na chamada Baixa Idade Média (do século XIII ao XV), com a formação de pequenas cidades comerciais, denominadas  burgos . Essas cidades desafiavam a ordem então vigente na época, a do feudalismo, em que a Europa era repartida em vários feudos, cada um comandado exclusivamente pelo seu Senhor Feudal. A usura era condenada pela Igreja Católica, a instituição mais poderosa na Idade Média, o que dificultava, ainda mais, o nascimento do novo sistema que se encontrava em emergência.

Com o passar do tempo, o poder da classe que comercializava nos burgos, a burguesia, foi se expandido e o acúmulo de capital difundiu-se. Tal fator, associado ao crescimento dessas cidades e ao consequente processo de relativa urbanização da Europa, além de fatores históricos (como as Cruzadas), provocou uma gradativa derrocada do sistema feudal e o surgimento do capitalismo. O principal evento que marcou a formação desse novo modelo econômico de sociedade foi a realização das Grandes Navegações no final do século XV e início do século XVI.

O Capitalismo e suas fases

A

o longo do tempo, surgiram  diferentes fases do capitalismo, são elas: Capitalismo Comercial, Capitalismo Industrial e Capitalismo Financeiro.

No Capitalismo Comercial predominou-sea doutrina mercantilista que visava fortalecer os estados por meio do acúmulo do ouro e da prata, para os históricos, a riqueza provia da circulação do comércio. [pic 2]

 cresceu  por causa do início da formação do sistema capitalista e a expansão do comércio internacional na Europa. O que marcou esta fase foi a expansão marítima e colonial nos continentes, principalmente na África e as Américas.

O Capitalismo Industrial aconteceu na mesma época que da 1ª Revolução Industrial, onde a máquina passava a substituir o homem, também chamado de Liberalismo e formado pelo economista Adam Smith, defendia que o lucro vinha das indústrias.

O Capitalismo Financeiro acreditava que com a intervenção do Estado na economia poderiam estimular o crescimento econômico e ser evitados crises de superprodução.

O Capitalismo na Sociedade

A

 sociedade de consumo é um termo bastante utilizado para representar os avanços de produção do sistema capitalista, que se intensificaram ao longo do século XX notadamente nos Estados Unidos e que, posteriormente, espalharam-se – e ainda vem se espalhando – pelo mundo. Nesse sentido, o desenvolvimento econômico e social é pautado pelo aumento do consumo, que resulta em lucro ao comércio e às grandes empresas, gerando mais empregos, aumentando a renda, o que acarreta ainda mais consumo.

As críticas sobre a sociedade de consumo direcionam-se não apenas pela perspectiva econômica, mas também pelo viés ambiental. Afinal, um dos efeitos do consumismo é a ampliação da exploração dos recursos naturais para a geração de matérias-primas voltadas à fabricação de mais e mais mercadorias.

O Capitalismo na prática

S

em dúvida nenhuma o capitalismo que conhecemos mudou muito nas três ou quatro últimas décadas e isso tem sido apontado por muitos autores, e muitas interpretações sobre essa mudança têm aparecido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (141.8 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com