TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Varejo na Baixa Renda

Por:   •  14/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL

UNIDADE DE BENTO GONÇALVES

CURSO DE ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA

KATIELE TIBURSKI DONDÉ

LARISSA FINAZZI

RESENHA: VAREJO NA BAIXA RENDA

Bento Gonçalves

2019

KATIELE TIBURSKI DONDÉ

LARISSA FINAZZI

RESENHA: VAREJO NA BAIXA RENDA

Resenha apresentado como requisito parcial à aprovação na disciplina de Administração para Engenharia, pertencente ao Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, na Unidade de Bento Gonçalves da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Professora: Betina Magalhães Bitencourt

Bento Gonçalves

2019



RESENHA CRÍTICA SOBRE O VAREJO NA BAIXA RENDA

A  maioria da população, em países emergentes como o Brasil, é composta pela classe baixa. É essa classe que está na base da pirâmide social, que geralmente estão os desempregados, operários, trabalhadores, pessoas que estão tentando empreender o próprio negócio, microempresários. Apesar de disporem de uma receita limitada ou estão buscando novas opções de ampliar ou conseguir renda, não significa que não são bons consumidores; muito pelo contrário podem ser um excelente público alvo em ascensão.

 Para atender este nicho de mercado a primeira ideia estratégica que pensamos é oferecer um produto com preço baixo para atender as necessidades destes consumidores, ou seja, implantar uma estratégia em liderança de custo. Mas o potencial do mercado de baixa renda é muito mais que preço baixo, há grandes potenciais pouco explorados que podem gerar oportunidades de mercado.

Realmente devemos desmistificar que a classe baixa só procura menor preço. O que define o produto não é só o preço, o essencial é o custo/benefício e a experiência do cliente durante o consumo. Para as empresas oferecerem uma boa experiência ao cliente devem dispor de um ambiente agradável, bom atendimento, que passe confiabilidade e que oferece assistência quando solicitada. Esses fatores são essenciais para a escolha do cliente, pois atualmente podemos perceber um número crescentes de empresas que têm esse público alvo, como: Carrefour, Walmart, sites de lojas online , aplicativos de compras, dentre outros.

Então o cliente vai optar sempre pela compra no local em que sentiu-se mais satisfeito. As condições de pagamentos e concessão de créditos também são pontos atrativos para baixa renda e torna-se uma boa opção para atrair essa demanda, permitindo sua inclusão no consumo de produtos mais caros.

O artigo mostra de uma forma clara e objetiva o tema e realmente observamos em nosso cotidiano muitas pessoas com renda baixa que adquirem produtos e serviços com preços não competitivos.  Podemos averiguar essa teoria simplesmente olhando para o modelo de celular dos consumidores. Ex: a compra de um Iphone (um dos modelos mais caros  de celular que temos hoje no mercado) que pode ser adquirido por uma pessoa com baixa renda desde que as condições de pagamentos ou parcelamento sejam possíveis de pagar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (87.1 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com