TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Texto : Os espaços econômicos

Por:   •  21/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha do texto : Os espaços econômicos

O conceito básico do modelo perrouxiano é o de espaço econômico . Com objetivo de demostrar que espaços econômicos e geográficos estão dissociados . A ideías de perroux foram desenvolvidas no pós guerra , em uma situação em que prevalecia o consenso de que a economia nacional de um país estava contida dentro de seu próprio território , criando barreiras para a economia internacional.

Dessas idéias apresentam -se  quatro desses complexos : o  da `` pequena nação``,  o do ``povo sem espaço`` , o do ``espaço vital`` e o das ``fronteiras naturais e das fronteiras históricas``.

Perroux trata o Espaço com uma visão vulgar e inexata , essa espacialização vulgar cria uma coincidência entre espaços econômicos e humanos. Podemos seguir alguns princípios básicos para entender esse fato : a aplicação na ciência do conceito de espaço abstrato , posto em evidência pela matemática ,não teve ainda realização satisfatória . Mesmo nas suas normas mais  elementares esta aplicação é tratamento para os complexos: liberta da necessidade de continente e do conteúdo , permite uma descrição das relações econômicas reais que está necessidade estimula . está aplicação é adequada a transformar radicalmente algumas da teorias econômicas . Em relação a visão Perrouxiana abstrata de espaço econômico , Perroux observou que a noção vulgar de espaço vinha da geometria euclidiana que por sua vez baseava-se em duas ou três dimensões , onde os objetos estavam contidos em seu interior . Os objetos seriam definidos em si mesmos através de relações abstratas e o conjunto dessas relações seria denominado o espaço . Foi tentando combater essas idéias e ultilizando-se do conceito matemático de espaço abstrato que Perroux desenvolve seu conceito de espaço econômico .O autor deixa entendido que na sua visão o espaço abstrato é um conjunto de relações que fornece a resposta a questões que não tem qualquer relação direta com a localização de um ponto ou de um objeto por duas ou três coordenadas . A partir dessa linguagem vulgar , haveria uma interpretação dos fatos  de descolonização das relações econômicas , estabelecendo-se uma distinção clara entre o ``espaço geonômico `` ou vulgar e os espaços econômicos . Entende-se como espaço geonômico ou vulgar aquele definido de maneira`` tradicional ``, relacionado com as atividades  humanas que possui pouca relação com os fenômenos econômicos . Outro ponto a ser destacado é o fato de três pontos estarem diretamente ligado ao espaço , seriam eles: conteúdo de um plano, campo de forças e conjunto homogêneo . Espaço como conteúdo de um plano é o local onde ocorrem as relações entre os agentes econômicos e os fornecedores de input (matéria –prima , mão de obra, capitais) e por outro lado , os compradores de output (compradores intermediários , compradores finais). O espaço como um campo de forças é constituído por um centro (pólos) de emanação de forças centrífugas e recepção de forças centrípedas. O conjunto homogêneo diz respeito as unidades e sua estrutura ou as relações entre estas  unidades . A empresa tem estrutura homogênea em relação as das empresas que são suas vizinhas . A empresa existe num espaço onde reina , uma unidade de preço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (25.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com