TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre o Artigo “Dinheiro e Território” de Milton Santos

Por:   •  20/3/2020  •  Resenha  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Letícia Gabrieli Rodrigues Oliveira

RESENHA CRÍTICA

Sobre o artigo “Dinheiro e Território” de Milton Santos

CAMPO GRANDE - MS 2020

                             Leticia Gabrieli Rodrigues Oliveira

RESENHA CRÍTICA

Sobre o artigo “Dinheiro e Território” de Milton Santos

Resenha Crítica, apresentado a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, como parte das exigências para a obtenção do título de Economista.

Orientador: Prof. Dr. Mara Aline dos Santos Ribeiro

CAMPO GRANDE - MS 2020

A definição de territórios que o autor começa nos apresentando já demostra claramente sua visão sobre as diferenças da abordagem da historia e da geografia, o autor inclinado a abordagem geográfica entende que a real importância do território esta no uso  em si e não apenas na maneira em que ele se distribui. Esse uso seria definido pelo “chão" em conjunto com a identidade, aqui o autor apresenta como identidade uma serie de elementos que envolvem sentimentalismo, nessa linha de pensamento o território definiria a nação para em seguida ser definido por ela.

O autor a fim de fazer uma síntese entre o dinheiro e o território busca na história o início do comércio e através desse ele deixa claro as diferenças que ocorreram com o passar do tempo, com um território e uma população extremamente limitados, que eram basicamente definidos pelo critério natural, a pouca relação social deixava de fora a complexidade encontrada nas atuais relações sociais . Nessa época o território delimitava o dinheiro já que a sociedade se encontrava limitada a um pequeno espaço onde produziam e ainda não havia um forte comércio.

Com a amplificação do comércio e a complexidade adquirido pelo dinheiro a sociedade viu ocorrerem grandes mudanças na sua forma de organização, o dinheiro foi tomando proporções gigantescas e passou a ditar o território e a sociedade, a necessidade da criação de um órgão regulador demonstra a complexidade que essa mudança trouxe para a época, nascia assim o Estado.

A globalização chegou trazendo com si a era da informação, essa que passou a ditar as regras sociais uma vez que se tornou um eficiente meio de controle e dominação. O capital internacional agora é o real dominador, um cruel tirano que dita os caminhos das Nações de maneira implacável e deixa claro que nem todos terão acesso a esse capital, assim explode na sociedade a desigualdade gritante na qual nos vemos mergulhados atualmente.

A ditadura da informação na qual nos encontramos tem dado toda a assistência para que se instale uma ditadura do dinheiro, a quantidade de informações falsas a que somos expostos diariamente nos impede de ter um real entendimento da atual situação, assim as pessoas passaram por um processo de manipulação tão complexo que já aceitam sem nem contestar tudo oque chega através da mídia, essa que é controlada pelos detentores do dinheiro, as empresas.

Agora o dinheiro não mais é controlado pelo território, é o meio de dominação mundial, as empresas disputam até mesmo o menor mercado consumidor, os governos lutam diariamente para obter o maior capital possível o medo que corrói a sociedade é o da perda monetária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com