TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO EM GRUPO V - ECONOMIA

Por:   •  25/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP – INTERATIVA

TRABALHO EM GRUPO - TG

ESTUDOS DISCIPLINARES V

NOME: KALINE JENIFER DA SILVA

RA: 1539879

POLO UNIP JUNDIAÍ

ABRIL / 2016

TG – Trabalho em grupo

Professor: Mauricio Manzalli

QUESTÃO PROPOSTA

Depois que você leu o texto de Fernando Luiz Corsi, a manchete do jornal e as duas charges, responda:

a)  Do ponto de vista do estudo da economia, de quais assuntos tratam os textos e cada charge?

Do ponto de vista do estudo da economia, os assuntos do texto e das charges são a respeito da influência das políticas públicas na vida das pessoas. Além de mostrar de forma bem expressiva a questão da desigualdade social, e o descaso com as reais prioridades da população, em sua grande maioria. Mostra também que os países enfrentam grandes desafios econômicos para que se possa alcançar a melhora da vida das pessoas de forma a cumprir com os direitos, muitas vezes direitos absurdamente básicos, previstos na constituição.

b) Há relação de causa-efeito entre a mensagem dos textos e as charges? Justifique sua resposta.

Sim, existe relação.

As medidas que são tomadas pelos governos têm extrema influência social, de forma que podem melhorar ou agravar diversas situações. Nas charges é possível perceber o dano causado por uma má formação e um mal planejamento de políticas públicas que gerem de alguma forma uma real transformação social nos países. Como citado na questão anterior é notável que as reais prioridades da sociedade como: educação, saúde, assistência social, segurança, entre outras, devem ser formuladas de forma a atender a demanda da sociedade, visando sempre o melhor para todos.

c) Há como mapear as quatro esferas da globalização correlacionando os estudos de globalização com as duas charges? Justifique e aponte as principais características

Sim temos como mapear. No primeiro texto é colocada a questão do desenvolvimento dos países e no segundo texto nos deparamos com posicionamentos do governo tentando justificar a falta de crescimento e desenvolvimento do país. Nas charges podemos perceber as consequências da falta da gestão pública eficiente. O projeto de globalização seria a grande esperança de que elevaria os padrões de vida em todo o mundo, a dificuldade está no gerenciamento da mesma, surgindo as crises, elevação dos juros, desemprego, entre outros.

Podemos apontar:

Globalização Comercial: Os padrões de consumo estão cada vez mais universalizados. Quando mostra as pessoas desprovidas das necessidades básicas comerciais que se mostram em falta. A questão da falta de teto, de alimento, de banho, por exemplo.

Globalização Produtiva: É a integração internacional da produção a partir das estruturas produtivas domésticas. Quando mostra as pessoas fora do setor produtivo e excluídas dos direitos trabalhistas e da dignidade humana. Mostrando o desemprego e a exclusão.

Globalização Financeira: É o processo de integração dos mercados financeiros. Quando o mercado financeiro mostra-se desigual ao nível de colocar em risco a dignidade humana e a credibilidade do governo constituído. Mostra que se todas as demais esferas estão de alguma forma em falta, a esfera financeira financeira corrobora com toda a situação que se encontra a população onde não há gestão pública competente para lidar com as situações.

Globalização Tecnológica: Quando mostra o jovem pedindo um mouse, mesmo sendo carente, mostrando que a exclusão tecnológica causa exclusão dos meios de produção, além de separar as pessoas na sociedade. Temos o governo instituindo planos de ação para que todos tenham alcance à tecnologia e no entanto, constatamos que a maior parte da população não tem acesso à tecnologia, nem às necessidades básicas, mesmo considerando que o governo exige o acesso em vários de seus serviços.

d) De que forma as relações internacionais auxiliam/atrapalham a solução dos casos apontados pelas charges?

Vivemos na era da tecnologia, do mundo virtual, globalizado e dos avanços científicos. No entanto, não possuímos um meio eficaz de combate à fome, programas sociais para o desenvolvimento sustentável, saúde de qualidade, entre outros. O bem-estar dos indivíduos não depende exclusivamente da posse de bens materiais, mas da acessibilidade aos meios que permitem o pleno desenvolvimento das potencialidades pessoais e também da coletividade. A globalização gera efeitos principalmente econômico-sociais. Dentre os quais se destacam o aumento da pobreza, da desnutrição e do desemprego e apresenta desafios que muitos estudiosos tentam solucionar ou amenizar, buscando uma maior distribuição das vantagens desse processo mundial. Portanto, as Relações Internacionais, entrelaçadas pelo processo de globalização permitem pensar novas perspectivas e possibilidades de realização da história e razão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (89.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com