TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração de Marketing

Por:   •  6/7/2017  •  Seminário  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 4

Lista de Administração de Marketing

  1. Explique e exemplifique os tipos de sistemas verticais de marketing.
  • Sistemas verticais de marketing do tipo administrado: neste tipo de sistema um membro da cadeia de produção e distribuição é dominante e organiza a natureza informal do sistema de marketing vertical, devido ao seu grande tamanho. EXEMPLO: o Wal-Mart, que determina as condições para fabricantes menores.
  • Sistemas verticais de marketing do tipo contratual: neste tipo de sistema os participantes são independentes e cooperam mediante um contrato de parceria. EXEMPLO: as franquias, onde os membros são ligados por contratos formais especificando os direitos e responsabilidades de cada um.
  • Sistemas verticais de marketing corporativo: neste tipo de sistema todos os elementos são do mesmo proprietário, ou seja, ele mesmo fornece e é o atacadista e o varejista. EXEMPLO: a Apple que tem seus próprios terminais de vendas, assim como o desenho e criação dos produtos.
  1. Escolha um produto e faça uma análise do seu canal de distribuição baseado no que foi visto (sistemas verticais, intensidade, tipos, números e direitos de intermediários etc). Quais os benefícios da estratégia utilizada por esse produto?

        Canal de distribuição – Coca Cola:

        A Coca Cola possui franquias industriais, onde os franqueados trabalham com a marca, mercadoria e o design de lojas fornecidas pela Coca Cola. A operação das franquias divide-se em engarrafamento e distribuição.

        O engarrafamento ocorre quando o concentrado do produto é comprado da filial da Coca Cola Indústrias LTDA no Rio de Janeiro, onde este xarope será engarrafado após passar pelas refresqueiras na linha de produção. A partir daí segue para a distribuição como mostrada na imagem abaixo:

        [pic 1]

        Os canais de comercialização da Coca Cola têm sempre em vista o valor de custo e viabilidade para obter o retorno adequado sobre o investimento realizado.

        No sistema vertical a Coca Cola possui o modelo contratutal, como já falado acima ela possui franquias industriais para a produção e distribuição.

        Uma das grandes estratégias da Coca Cola é a grande rede de distribuição e pulverização da marca e produto em todos os segmentos: atacadistas, varejistas, distribuidores. Tornando sempre disponível o produto ao consumidor.

  1. O que é o que é um Customer Relationship Management? Qual o seu uso em uma organização?

        O CRM é a gestão de relacionamento com o consumidor utilizado para aprender mais sobre as necessidades e os comportamentos dos consumidores de modo a desenvolver relacionamentos mais fortes com eles, além de ajudar a compreender as necessidades dos clientes e desenvolver formas de atender a essas necessidades e maximizar a lucratividade.

        Na organização o CRM junta todas as informações isoladas sobre seus consumidores de modo a obter insights sobre seu comportamento e seu valor para o negócio, ajudando a vender os produtos e serviços de uma forma mais eficaz, já que fornece os serviços e produtos que são exatamente o que os clientes desejam. Além de fazer a captação de novos leads (contatos) para serem trabalhados e se tornarem futuros consumidores da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (237.6 Kb)   docx (949.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com