TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração de Marketing

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.686 Palavras (7 Páginas)  •  749 Visualizações

Página 1 de 7

Resenha 3° capitulo ( Paginas 75 a 95) Administração de Marketing( Kloter 12 ° Edição)

Após a leitura do capitulo ficou evidenciada que na analise do macroanbiente e os profissionais de marketing precisam monitorar seis importantes forças ambientais .

Análise do macroambiente

As empresas bem-sucedidas reconhecem as necessidades e as tendências não atendidas e tomam medidas para lucrar com elas.

Necessidades e tendências

Pessoas e empresas empreendedoras conseguem criar novas soluções para necessidades não atendidas, podemos fazer uma distinção entre modismos, tendências e megatendências. Um modismo é “imprevisível, de curta duração e não tem significado social, econômico e político”.

Uma tendência é um direcionamento ou uma seqüência de acontecimentos com certa força e durabilidade, são mais previsíveis e duradouras e revelam como será o futuro e oferecem muitas oportunidades.

As megatendências são apresentadas como “grandes mudanças sociais, econômicas, políticas e tecnológicas que se formam lentamente e, uma vez estabelecidas, nos influenciam por algum tempo – de sete em sete anos, no mínimo”.

As tendências e as megatendências devem reter mais a atenção dos profissionais de marketing, pois um novo produto ou programa de marketing certamente terá mais sucesso se estiver em alinhado com fortes tendências, e não contra elas, porém detectar uma nova oportunidade de mercado não garante um total sucesso, mesmo que ela seja tecnicamente viável, ai se vê a importância de uma boa pesquisa de mercado, pois ela determina o real potencial de lucro desta oportunidade, temos empresas que oferecem previsões socioculturais para obtenção de mudanças culturais que possam trazer novas oportunidades ou ameaças.

Identificação das principais forças

As organizações juntamente com seus fornecedores, intermediários de marketing, clientes, concorrentes e o público operam em um macroambiente de forças e tendências que dão forma a oportunidades e impõem ameaças, tais forças representam “fatores não controláveis” que a empresa precisa monitorar e aos quais precisa reagir.

Neste nosso cenário atual, que sofre constantemente alterações, a empresa deve monitorar estas seis forças importantes: a demográfica, a econômica, a natural, a tecnológica, a político-legal e a sociocultural. Os profissionais de marketing devem estar totalmente atentos a todas as interações causais destas forças, pois elas irão determinar as novas oportunidades e ameaças do mercado.

AMBIENTE DEMOGRÁFICO

As tendências demográficas são indicadores altamente confiáveis no curto e médio prazo. A principal força demográfica que os profissionais de marketing monitoram é a população. Entre os aspectos de extremo interesse para os profissionais de marketing estão o tamanho e a taxa de crescimento da população de diferentes cidades, regiões e países; a distribuição das faixas etárias e sua composição étnica; os graus de instrução; os padrões familiares, e as características das diferentes regiões, bem como as movimentações entre elas.

Crescimento da população mundial

A explosão da população mundial tem sido uma fonte de grandes preocupações. O crescimento populacional e o consumo descontrolado podem acabar resultando na falta de alimentos, no esgotamento de importantes minerais, na superpopulação, na poluição e em uma pior qualidade de vida.

Este aumento tem importantes implicações para os negócios. Crescimento populacional não significa crescimento de mercados, a menos que esses mercados tenham poder de compra suficiente. As empresas que analisam cuidadosamente seus mercados podem, no entanto, descobrir oportunidades importantes.

Composição etária da população

As populações variam em sua composição etária, entretanto, a tendência global é de envelhecimento da população. O envelhecimento é influenciado por outra tendência: a queda generalizada do índice de natalidade. Na maioria dos países, o número de nascimentos não é suficiente para repor o número de pessoas que falecem. O resultado disso é uma população ativa menor para substituir aqueles que se aposentam. Dentro de uma década, muitos países, enfrentarão o sério problemas de sustentar uma população idosa muito maior.

A população pode ser subdividida em seis grupos de faixa etária: pré-escolares, crianças com idade escolar, adolescentes, adultos jovens (25 a 40 anos), adultos de meia-idade (40 a 65 anos) e idosos (mais de 65 anos). Para os profissionais de marketing, as faixas etárias com mais indivíduos definem o ambiente de marketing.

Mercados étnicos e outros mercados

Os países também variam em sua composição étnica e racial. Uma megatendência que vem sendo observada – o aumento da porcentagem de latino-americanos na população total. Na década passada, metade dos novos trabalhadores era de origem latino-americana e, dentro de suas gerações, eles serão 25% da força de trabalho. Apesar da renda familiar ainda baixa, o poder de compra deles está crescendo vertiginosamente.

Graus de instrução

A população de qualquer sociedade divide-se em cinco graus de instrução: analfabetos, pessoas com ensino médio incompleto, pessoas com diploma universitário e pós-graduado. O elevado número de pessoas instruídas indica uma grande demanda por livros, revistas e viagens de qualidade.

Padrões familiares

O “lar tradicional” consiste em marido, mulher e filhos (e algumas vezes avós). No entanto, atualmente, uma em cada oito residências é “diferente” ou “não tradicional”. Cada grupo tem suas necessidades e hábitos de compra. As pessoas solteiras, separadas ou viúvas precisam de apartamentos menores e de eletrodomésticos e móveis mais baratos e menores, assim como de alimentos embalados em porções menores. Os profissionais de marketing devem levar cada vez mais em consideração as necessidades específicas de lares não tradicionais. Isso porque o número deles está subindo mais rapidamente que o de tradicionais.

Movimentações geográficas da população

Vivemos um período de grandes movimentos migratórios internos e entre países. Empresas e empreendedores com visão no futuro estão aproveitando o crescimento da população de imigrantes e comercializando seus produtos especificamente para eles. O movimento populacional também acontece quando pessoas migram de áreas rurais para urbanas. A localização influi nas preferências por bens e serviços, mas também, há ainda diferenças regionais e as empresas, estão prestando atenção para onde as pessoas estão indo, adequando assim os seus produtos e serviços para atender essas pessoas conforme suas necessidades e/ou preferências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (104 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com