TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Macroambiente

Por:   •  14/5/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.930 Palavras (8 Páginas)  •  7 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA

IGOR ANHOLETO T7451B3

JHONY DOS SANTOS GRISANTE D414EE5

LUARA CANGUSSU LOPES N2196D4

NATALYA CAROLINA DE FREITAS D3527A8

PREX

PROJETO EXPERIMENTAL

SÃO PAULO

2020

IGOR ANHOLETO T7451B3

JHONY DOS SANTOS GRISANTE D414EE5

LUARA CANGUSSU LOPES N2196D4

NATALYA CAROLINA DE FREITAS D3527A8

PREX

PROJETO EXPERIMENTAL

Trabalho de conclusão de curso para obtenção do título de graduação em Propaganda e Marketing apresentado à Universidade Paulista – UNIP

Orientador: Prof. Marcos Borghi

SÃO PAULO

2020

  • MACROAMBIENTE ECONÔMICO

- Crescimento de Venda de celulares 

  O Brasil registrou aumento no número de aparelhos comercializados no segundo trimestre de 2019, com cerca de 1,3% de aumento em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com dados da Gartner, empresa internacional de pesquisa e consultoria de mercado o mercado brasileiro foi o que mais cresceu entre os 5 principais mercados de smartphones do mundo.

- Valor do recebimento da aposentadoria

Como nosso principal público- alvo são idosos, é necessário realizar um estudo, de como a compra desse smartphone impacta a vida desse cliente.

No gráfico abaixo temos a média de recebimento para uma pessoa homem/mulher da idade de (+/-) 60 anos.

[pic 1]

- Gasto com medicamentos, e como os preços interferem na vida do nosso cliente.

O reajuste anual dos medicamentos é determinado pela CMED. O percentual de aumento é calculado por meio de uma fórmula, que leva em conta a variação da inflação (IPCA), ganhos de produtividade das fabricantes de medicamentos, variação dos custos dos insumos e características de mercado.

Para o ano de 2020, devido a COVID-19 o aumento de medicamentos foi suspenso até Junho/20.

- Empresas que investem em tecnologia e inovação geram economia

Investir em inovação tecnológica gera crescimento econômico para uma empresa e também para outros setores da economia. Afinal, as mudanças causadas por esse tipo de aplicação facilitam e agilizam processos. Seja qual for a sua área de atuação, esse investimento auxilia os seus processos, desenvolvendo o seu negócio e aumentando a sua receita.

De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, empresas brasileiras de médio e grande porte gastam, aproximadamente, 7,7% em tecnologia. Esses são dados da 29ª Pesquisa Anual do GVces (Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas). Vale ressaltar que isso reflete positivamente em todo o faturamento líquido. Em contrapartida, o relatório da Confederação Brasileira das Indústrias informa que somente 36% das empresas fazem esse tipo de aplicação. 

Isso significa que é preciso aumentar consideravelmente o investimento em inovação tecnológica, não somente para aumentar o faturamento das empresas, mas para girar a economia brasileira.  É necessário que os empresários compreendam que a tecnologia não é um gasto a mais ou um luxo para a organização. Ela deve ser vista como uma estratégia administrativa para contribuir com o crescimento e melhoria do negócio.

O investimento em inovação tecnológica não precisa ser tão alto uma vez que existem startups que trabalham com tecnologia, oferecendo um serviço de qualidade e por um custo atrativo.

  • MACROAMBIENTE POLITICO-LEGAL

Os aspectos políticos se referem a decisões governamentais a nível federal, estadual e municipal, as quais têm a capacidade de interferir nas operações de uma empresa.

- A PNI, nos garante que temos amparo legal para prestação do serviço proposto.

A Política Nacional do Idoso (PNI), pela Lei 8.842/94 e regulamentada pelo Decreto 1948/96, estabelece direitos sociais, garantia da autonomia, integração e participação dos idosos na sociedade, como instrumento de direito próprio de cidadania, sendo considerada população idosa o conjunto de indivíduos com 60 anos ou  mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (163.9 Kb)   docx (100.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com