TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise de Macroambiente

Por:   •  19/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.329 Palavras (10 Páginas)  •  1.718 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – UMC

Planejamento

Mogi das Cruzes

 2016


UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES – UMC

Sandra Santos Bonfim Lima

Planejamento

[pic 1]

Mogi das Cruzes

 2016

Sumário

Introdução        3

Análise de Macroambiente        3

Ambiente Demográfico        3

Ambiente Natural        3

Ambiente Econômico        3

Ambiente Político legal        3

Ambiente Tecnológico        3

Ambiente Sociocultural        3

Composto Mercadológico        3

Produto:        3

Preço:        3

Praça:        3

Promoção:        3

Segmentação:        3

Geográfica        3

Demográfica        3

Posicionamento        3

Diferenciação        3

Comportamento ao consumidor        3

Classe Social:        3

Grupos de Referência:        3

Estilo de Vida:        3

Idade:        3

Necessidades Sociais        3

Aplicação da Pesquisa        3

Resultados obtidos        3

Apêndice        3

Questionário da pesquisa        3

Apresentação da Pesquisa        3

Instrução para Utilização        3

Questões        3

Introdução

Através deste trabalho apresentamos o planejamento de marketing do nosso produto calda de açaí que foi criado para a linha de sorvete top sundae do MC Donald’s.

Análise de Macroambiente

Ambiente Demográfico

É um fator que influencia muito o nosso produto o crescimento populacional, aumento econômico das regiões e composição de faixas etárias, devido afetar diretamente no estilo de vida das pessoas e consequentemente a demanda por produtos alimentícios, sendo assim uma oportunidade respectivamente de aumento da procura pelo produto, vendas com preços mais elevados e variados anseios por produtos diferenciados.

Ambiente Natural

Este ambiente amplamente em evidencia nos últimos tempos, pela escassez de recursos do meio ambiente, afeta a produção do nosso produto, com a constante de escassez hídrica, o fruto açaí, que é a matéria prima do nosso produto pode vir à falta no mercado, causando uma ameaça, pois sem esse fruto é impossível à produção do produto.

Ambiente Econômico

Este ambiente afeta diretamente do poder de compra do consumidor, então se torna uma ameaça ao nosso produto, pois devido ao aumento da inflação e preço, a tendência são as pessoas evitarem de comer fora de suas residências, ir à praia, ao shopping impactando inteiramente no consumo do nosso produto.

Ambiente Político legal

Este ambiente é constituído de regras de regulamentação para organizações e indivíduos. Devemos nos preocupar com possíveis mudanças governamentais, como regras e obrigações referente ao setor alimentício e fast foods, que é uma tendência a ser implantada ao mercado, como mudanças de agentes na fabricação de produtos como o sorvete, e novas regulamentações para extração de matéria prima, consequentemente torna-se uma ameaça, pois a empresa de alimentos deve ter como prioridade a preocupação com relação à obesidade por como vivermos em uma geração saúde e a extração de matérias primas, devido a escassez de recursos do meio ambiente.

Ambiente Tecnológico

Vivemos em um ambiente que as mudanças tecnológicas estão aceleradas e cada momento é lançado novas máquinas que aceleram a produção, tal avanço nos traz uma oportunidade de crescimento, pois assim podemos atender melhor nosso cliente, de forma mais ágil e com maior qualidade e retorno recíproco. Teremos novos conceitos para fabricar o produto.

Ambiente Sociocultural

Hoje com a valorização da saúde e do bem-estar, notamos que as pessoas procuram por alimentos saudáveis, com isso a ideia de uma calda de frutas e não de chocolate, caramelo e morango possa atrair esses clientes, pois traz a ideia de ser um produto natural e inovador, sendo assim uma oportunidade.

Composto Mercadológico

Produto:

Calda de Açaí para o sorvete da linha Sunday e Top Sunday da Empresa MC Donald’s.

Preço:

 O preço varia entre R$ 5,00 e R$ 10,00,

Praça:

A distribuição será por todos os pontos de vendas do  MC Donald’s, ou franquias.

Promoção:

  • Campanhas com descontos;
  • Propagandas na televisão, outdoor e outros meios de publicações;
  • Merchandising com colocação da logomarca em placas de nomes de ruas e outros locais.

Segmentação:

Geográfica: A região Sudeste do Brasil é a mais importante região industrial, comercial e financeira do país, então optamos para lançar o produto no mercado.

Demográfica: Para identificar as características e o mercado com melhor precisão nas regiões onde o mesmo será lançado, focando em  Homens e Mulheres de 18 a 35 anos da classe B a classe C.

Posicionamento:

Posicionamos pelo nosso Atributo Calda de açaí, pois é um lançamento exclusivo, uma calda para ser usada apenas na linha Sunday e Top Sunday do MC Donald’s.

 

Diferenciação:

Nossa diferenciação será pelo produto. Pois nossa calda de açaí é um dos itens que diferencia os demais produtos oferecidos no mercado.

Comportamento ao consumidor

Classe Social:

A cultura é um fator que influencia fortemente nos hábitos de compra aprendidas desde a infância no convívio com a família.  Um fator cultural adquirido pela família brasileira é o costume de comer “fora de casa”, dos pais levarem as crianças ao shopping, de consumir sorvete quando vão à praia, entre outros hábitos que influenciam muito a decisão de compra do nosso produto. Outro fator são as classes B e C, pois definem fortemente o tipo de produtos a adquirem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (566.5 Kb)   docx (987.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com