TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação em Relações Públicas

Por:   •  23/10/2018  •  Seminário  •  1.333 Palavras (6 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

O presente trabalho enquadra-se na disciplina de Relações Públicas do curso de Ciências da Comunicação, com o tema opinião pública, este que é de extrema importância pois compreender conceitualmente a opinião pública exige atenção a diversos aspectos relacionados a sua natureza. A formação da opinião pública percorre caminhos que ultrapassam os resultados de opiniões particulares, estando ligada às influências recebidas do meio, aos tipos de interacções sociais, dinâmica social mais ou menos estática e mais uma série de factores psicológicos que interferem na sua condução.

Fazendo o uso de uma pesquisa bibliográfica, o trabalho tem como objectivo mostrar a essência da opinião pública nas relações públicas e o tratamento da opinião pública na organização.

Comunicação em Relações Públicas

  • Opinião Pública

Segundo Marques e Almeida (2015) A nomenclatura Relações Públicas denuncia o pressuposto da área em sua estrutura: o público. Para existir Relações Públicas é necessária a existência de público. O conceito de público é abrangente. Ao contrário do senso comum que classifica-o como “a população” ou qualquer outra denominação genérica e sem critérios, o público definido por Wilcox é “uma mescla de grupos com diversas características culturais, étnicas, religiosas e económicas, cujos interesses podem coincidir ou não” (WILCOX apud FRANÇA, 2008, p.4).

Antes de percebermos o significado e a importância da opinião pública convém percebermos o que é o “público”. Segundo Kotler (1998) citado por Franco (2016)  “Público é qualquer grupo que tem interesse ou impacto real ou potencial sobre as condições da empresa para atingir seus objectivos”.

Segundo LIPPMANN (2010) citado por Marques e Almeida (2015) Opinião Pública, diferentemente da opinião dos públicos ou opiniões pessoais, são “imagens que são feitas por grupos de pessoas, ou por indivíduos agindo em nome dos grupos” acerca de determinado assunto. A Opinião Pública é disforme, mutável e não unânime, mas é concebida como factor comum aceito. De forma simples, a Opinião Pública é a imagem mental difundida pelos formadores de opinião acerca de um objecto, sendo essa, passível de ser induzida no público e não gerada de forma espontânea.

Grunig(1997) citado por Franco (2016)  apresenta a definição de opinião pública como sendo a consequência das actividades de Relações Públicas. “O poder da opinião pública afecta decisões gerenciais e é função dos profissionais de Relações Públicas identificar esta opinião e comunicá-la e explicá-la para a administração”

Com estas concepções de público, podemos notar como ponto importante a reter que o que interessa é o momento em que os grupos se voltam para cada organização, com o desejo de apresentar e defender suas opiniões. Deve então procurar-se determinar a identidade de cada grupo nas suas relações com as instituições pelo interesse público que os deve unir.  Assim sendo, as empresas devem disponibilizar todas as informações necessárias à criação, à conquista e à permanência dos públicos.

Segundo Nogueira (2007) citado por Marques e Almeida (2015) “a boa reputação (ou a boa imagem) institucional da companhia é indispensável para que ela alcance seus objectivos”. E para conseguir essa boa imagem é necessário um bom relacionamento com a media, já que a imprensa é uma das melhores vias, ou pelo menos a mais abrangente, de estabelecer comunicação com os diversos actores sociais – os chamados stakeholders. A media se mostra um dos públicos mais importantes para a organização, e um dos primeiros a serem considerados no processo de relações públicas.

O relacionamento com a media é uma oportunidade e ameaça à organização. A media, como formadora de opinião, pode destruir ou ajudar a construir a boa imagem da organização. Ela é extremamente influente na Opinião Pública e possui alta visibilidade. O bom relacionamento com a media não só é indispensável como de facto agrega valor às empresas, a suas marcas e às entidades que o desenvolvem de forma competente. As Relações Públicas encontram oportunidade de êxito em seu processo no relacionamento com a media, já que formula e dissemina publicamente a postura da empresa como protagonista social, faceta indissociável de sua característica principal de agente económico e financeiro, e a media pode ter interesse ou compromisso na divulgação dessas informações.

Segundo Kunsch (2002) citado Pato (2009) “Como as Relações Públicas trabalham com público e com a comunicação nas organizações, elas necessitam conhecer profundamente todos os aspectos conceituais, para poder planear com eficácia suas actividades”.

Todas as condições externas impostas pela sociedade influenciam as técnicas que o Relações Públicas usa para atingir os seus objectivos. Toda a empresa que se preze deve procurar levar à Opinião Pública, através dos Meios de Comunicação Social, todos os acontecimentos e actos que nela tenham lugar, com objectividade de clareza.

Ao estabelecer fluxos de informação com a Opinião Pública, este profissional da comunicação permite que a entidade que representa tenha conhecimento dos rumores existentes na sociedade, em relação à empresa ou organização.

Constituída no exterior da organização, a Opinião Pública detém o poder de arruinar ou afirmar a posição social de uma entidade. O papel de um Relações Públicas só tem realmente interesse e projecção se a resposta às problemáticas colocadas pela Opinião Pública, em função dos seus objectivos, realmente se enquadrar com os interesses da Opinião Pública. Ao Relações Públicas está reservado a função de análise das informações vindas do exterior, provenientes das reacções dos públicos relacionados com as empresas originadores de Opinião Pública. Com uma resposta direccionada por parte do profissional de Relações Públicas, o núcleo formador de Opinião Pública irá debater sobre as respostas produzidas pela empresa em função das preocupações apresentadas pelos públicos. Ou seja, a Opinião Pública e os públicos, são o objecto de estudo do Relações Públicas, neste sentido, este profissional deve compreender a natureza dos públicos e das opiniões de modo a corresponder às suas necessidades sem colocar em questão o sucesso da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (142 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com