TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DE MARKETING

Por:   •  22/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.967 Palavras (12 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO SUL, FADERGS

DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DE MARKETING

Bruno da Silva Motta

Diandra Souza da costa

Diéssyca Catharina Fagundes Cardoso

Larissa Vargas dos Santos Har

Atividade Prática Supervisionada - APS

Professora Caroline Vanzellotti

Porto Alegre, 23 de novembro de 2020.


SUMÁRIO:

1.        APRESENTAÇÃO DA EMPRESA        3

2.        SITUAÇÃO DE MERCADO        4

2.1        Análise PESTAL        5

3.        ANÁLISE DE AMBIENTES        6

3.1        Microambiente        6

3.2        Macroambiente        7

3.3        Análise SWOT        8

4.        OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS        10

  1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A empresa foi fundada em 1985 pelo proprietário e inicialmente estampava camisetas masculinas em um ambiente residencial. Depois a empresa passou para um endereço comercial onde vendia camisetas básicas ou estampadas e logo incluíram moletons em geral em seu portfólio de produtos, neste período o segmento era esportivo masculino. Foi então que entrou uma socia na empresa e, juntos começaram a comercializar moda casual feminina e masculina. Ao longo dos anos passaram a vender quase que exclusivamente moda casual e 80% do seu portfólio passou a ser feminino.

A estrutura física da empresa atualmente conta com 2 lojas, sendo a maior delas a da Av. Cristóvão Colombo que contém um espaçoso salão de vendas, uma grande fachada e vitrine, 3 provadores, um grande estoque que distribui mercadorias para as duas lojas, o escritório, um espaço com sofá para descanso das funcionárias, o refeitório, e 2 banheiros. Já a loja da Getúlio Vargas conta com um salão de vendas médio, uma grande vitrine, fachada, 2 provadores, espaço pequeno para refeição e 1 banheiro.

A loja da Av. Cristóvão Colombo existe a cerca de 25 anos, começou em uma sala pequena e 21 anos depois alugaram uma loja que ficou vaga do outro lado da rua com cerca de 6x o tamanho da loja anterior. Já a loja da Av. Getúlio Vargas existe a cerca de 15 anos no mesmo ponto iniciou com uma sala e depois alugou outra fazendo das duas uma loja só.


  1. SITUAÇÃO DE MERCADO

Esta empresa atua em um mercado de concorrência perfeita, ou seja, existem muitos concorrentes e não existem barreiras à entrada, os produtos são homogêneos e sem diferenciação. Por possuir lojas de bairro o público alvo da empresa se define desta forma, sendo consumidores que residam próximos as lojas, como segmentação a empresa usa somente este dado geográfico, não existe nenhuma outra segmentação como demográfica ou psicográfica.

Em relação as necessidades atendidas o benéfico central ofertado pelos produtos da empresa é vestir os clientes, enquanto o produto básico seria produtos com estética agradável e confortáveis para o cliente, mas, a maior necessidade que a empresa atende é a necessidade de estima que seria então o produto ampliado. Assim podemos observar que muitos outros segmentos e concorrentes também oferecem o mesmo produto ampliado atendendo a necessidade de estima de formas variadas, porém, não com o mesmo benefício central.

Vale lembrar que, próximo as lojas da empresa existem outras lojas de pequeno porte que são seus maiores concorrentes, entre eles os diretos que também comercializam vestuário em geral e também os indiretos como comerciantes de sapatos, bolsas, acessórios, cosméticos, eletrônicos e bazares. Os indiretos também são considerados, visto que, podem competir pelo valor monetário que os consumidores se propõem a gastar, considerando que para compra algo as vezes é necessário deixar de usufruir de outra coisa, ou seja, o trade-off.

O microambiente desta empresa é composto por seus clientes, colaboradores, fornecedores e concorrentes todos estes tem grande poder e impacto ao influenciar a empresa e podem ser facilmente influenciados por ela também. Por exemplo, a empresa pode ser levada a aumentar o valor de um produto por um fornecedor, devido ao alto custo de compra. Também pode influenciar seu concorrente baixando seus preços ou liquidando a loja, forçando-os a seguir este padrão.

Já no macroambiente esta empresa sozinha não possui poder para influenciar fatores como, legislação, economia, política, tecnologia e ambiental, a empresa será somente influenciada por estes mesmos fatores positivamente ou negativamente. Pode ser afetada positivamente com o fim do DIFAL por exemplo e, pode ser afetada negativamente com o aumento da taxa de desemprego no país que gera um déficit no poder de compra da população.

  1. Análise PESTAL

Para identificar oportunidades e ameaças externas que esta empresa pode aproveitar ou enfrentar, segue a analise PESTAL na figura 1:

Figura 1 - Análise de oportunidades e ameaças do ambiente externo. [pic 2] 

Fonte: Elaborado pelos autores (2020).


  1. ANÁLISE DE AMBIENTES

Para desenvolver uma análise completa e posteriormente apresentar a SWOT, foram observados os principais influenciadores da empresa, são eles, os colaboradores, fornecedores, concorrentes e seus clientes.

Esta empresa conta com colaboradores extremamente engajados, treina e desenvolve sua equipe. A maior parte das colaboradoras atuam como vendedoras e, cada loja possui uma gestora e duas estagiárias com funções voltadas para organização e estoque.

A empresa costuma compra cerca de 70% do seu portifólio de produtos (de curva A) de fornecedores já conhecidos, a maior parte de Santa Catharina ou do interior do estado, visto que estes oferecem produtos de melhor qualidade e confecção nacional. Os 30% restantes a empresa varia entre produtos que estão “na moda” e que possuem preços competitivos, estes quase sempre são produtos importados e de fornecedores diferentes.

A empresa não possui um público alvo definito, sendo assim atente diversos tipos de clientes. Mas, podemos definir a maior parte destes sendo, mulheres e mulheres entre 30 e 60 anos, estes residem ou trabalham no bairro onde a loja atua. Os concorrentes da empresa competem pelo mesmo público, oferecendo os mesmos benefícios. Está empresa possui muitos concorrentes diretos e indiretos e podem ser de variados seguimentos, como já citado anteriormente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (585.2 Kb)   docx (442.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com