TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Avaliação Ava1 Da Disciplina Fundamentos De Marketing

Por:   •  19/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM LOGÍSTICA

TRABALHO DE AVALIAÇÃO AVA1 DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS DE MARKETING

THAÍS BARBOSA DO AMARAL

ORIENTAÇÃO DE PRODUTO X ORIENTAÇÃO DE MARKETING, INDICAÇÕES

RIO DE JANEIRO, 2022

Levando em consideração a empresa Beta, que desenvolve produtos tecnológicos, como smartphones e notebooks, esteve inerte nos últimos 3 anos tendo seu foco voltado apenas para o cliente, sem inovações, mantendo os produtos com as mesmas características iniciais, o que gerou certo impasse na tomada de decisões, quanto ao aprimoramento do produto seguindo as tendências de mercado levando em consideração os custos e riscos presentes.

O contexto em questão leva em consideração duas estratégias, Orientação de Produto, que tem como pontapé inicial oferecer aos seus clientes produtos de qualidade, com diferencial, mantendo sempre a inovação dentre a necessidade dos clientes, e a Orientação de Marketing, que prioriza estratégias em todas as áreas da empresa, desde a equipe, passando pela produção, produto, até chegar aos clientes, visando sempre um retorno positivo e eficaz.

        A grande preocupação consiste no crescente custo no processo de fabricação e distribuição, entretanto a promoção não vem alcançando os consumidores o que gera perda significativa de clientes. A melhor orientação segundo o contexto analisado seria a Orientação de Produto, dado as circunstâncias que os mesmos produtos são ofertados em 3 anos sem ter um diferencial no mercado, o consumidor busca inovação, produtos que atendam suas necessidades. O mercado de tecnologias se encontra em constante avanço, diante deste cenário, é fundamental para que se obtenha sucesso competitivo, a necessidade de não só reagir com sucesso às demandas, mas também de influenciar o ambiente no qual elas se inserem (Slater e Narver, 1995). O que há muito tempo tem-se direcionado a relevância à inovação (Hurley e Hult, 1998), uma das funções essenciais para a empresa atingir seu objetivo superior de satisfação dos clientes. “Especificamente neste estudo, a ênfase será dada à Inovação de Produtos, que é definida como o processo de trazer ao uso do mercado novos produtos e/ou novas tecnologias (Lukas e Ferrell, 2000).”

A filosofia dessa orientação está conectada a ideia de que o consumidor tem preferência por produtos e serviços melhores que a média do mercado, visando o estudo de um novo produto com um custo de produção igual ou abaixo do produto ofertado atualmente. Levando em conta que se uma empresa não se reinventa para assegurar uma experiência personalizável para o seu público, ela inevitavelmente perderá espaço para a concorrência. Entretanto, todo passo a ser dado tem seu risco. Não se pode só contar que um produto novo ou melhorado será bem sucedido, a maneira como ele vai ser lançado ao mercado é essencial para o seu sucesso, tendo um preço e sendo vendido de maneira correta, fazendo uma boa distribuição do produto e promovendo ele de maneira correta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (63.6 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com