TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS DE MARKETING

Por:   •  31/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 2

UVA – UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (Ead)

LUCIANO RAUNHEITTE CONSTANTINO

(Matrícula: 20191303769)

TRABALHO DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS DE MARKETING

Rio de Janeiro - RJ

2021

Relevância do endomarketing no crescimento das empresas

O endomarketing, na sua origem, visava basicamente tornar o público interno das organizações em divulgadores dos produtos ou serviços, dando a oportunidade de acesso aos mesmos antes do público externo. Essa abordagem com o tempo, foi sendo ampliada para que o envolvimento dos colaboradores com as metas da empresa fosse além do simples ato de formação de uma legião de “propagandistas” dos produtos. Era necessário ir além, trazendo (e mantendo) para dentro da organização pessoas cada vez mais estimuladas em fazer parte da história daquela organização. Para isso, iniciativas diversas estão sendo adotadas pelas empresas.

A valorização do capital humano passou a ser também o foco das organizações, e manter colaboradores motivados, evitar o turnover e reter talentos, são estratégias para o sucesso das organizações. Elas perceberam que um plano de endomarketing bem elaborado, respeitando as características de cada ambiente organizacional, aumenta a produtividade e consequentemente o lucro operacional. Entender os diferentes anseios em um grupo com uma formação tão diversa de pessoas, e procurar atender essas demandas é um desafio para os gestores. Segundo Almeida e Avanzi (2018, p.  116), conhecer o público-alvo é o que permite as adaptações necessárias para atendimento das especificidades de cada projeto. Práticas que possuem no seu escopo, o reconhecimento dos colaboradores, são fundamentais para fortalecimento e engajamento do grupo com os resultados das empresas. Uma pesquisa realizada pelo Aberdeen Group (2013), demonstrou que 60% das organizações consideradas como as melhores em seu setor, afirmam que o reconhecimento do colaborador é extremamente importante para estimular a performance do profissional. Logo, introduzir no nível estratégico a visão de que cada colaborador é um ativo, e que como tal deve ser mantido na sua plenitude de bem estar, passa ser um requisito essencial na formação dos gestores da atualidade.

Diante de um mundo altamente conectado, e com a riqueza da diversidade humana cada vez mais presente nas organizações, somente conseguirão alcançar o sucesso, organizações que incluam em suas estratégias empresariais um alinhamento com um plano eficaz de endomarketing, o qual deve ser implantado, acompanhado e mensurado para uma análise permanente dos resultados e adaptações, quando necessário.

Referências Bibliográficas

ABERDEEN GROUP. The Power of Employee Recognition. Analyst Insight, [s. l.], 2013. Disponível em:                                                                http://go.globoforce.com/rs/globoforce/images/AberdeenReportNovember2013.pdf. Acesso em: 9 set. 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (66.7 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com