TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS DE MARKETING

Por:   •  16/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

TRABALHO DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS DE MARKETING

Orientação de Produto X Orientação de Marketing

RESUMO

Atualmente é fundamental pelas empresas a importância ao aspecto da satisfação junto ao cliente. Desse modo, esse estudo tem como objetivo em analisar o serviço de relacionamento da empresa Beta com os clientes e sua influência na satisfação, pois há três anos não houve modificações nos produtos e continuam com as mesmas características iniciais. As análises revelam que assegurar a satisfação dos consumidores é a principal forma de possibilitar que eles retornem e realizem novas compras. Pois em um mercado cada dia mais competitivo esses são fatores que interferem diretamente na satisfação dos consumidores do varejo: O preço, a variedade dos produtos, qualidade e agilidade no atendimento, seja na venda, suporte ou na agilidade de resposta e avaliação diante das sugestões dos clientes.

  1. JUSTIFICATIVA

A justificativa desse estudo está baseada na necessidade em manter os clientes satisfeitos, pois o aumento da concorrência traz para as empresas a necessidade em conquistar novos clientes e fidelizar os antigos. O tema satisfação de clientes tem sido muito abordado ultimamente, devido à sua importância para a sobrevivência de uma empresa. Assim, é necessário que a empresa conheça bem os seus clientes e se suas expectativas sobre produtos e serviços oferecidos estão sendo atingidas.

Segundo Kotler (2010), “as empresas estão objetivando o encantamento dos clientes, pois clientes meramente satisfeitos mudam facilmente de fornecedor quando aparecer uma oferta melhor. Já os clientes que estão altamente satisfeitos, possuem uma possibilidade menor de mudar para a concorrência no momento de realizar as suas compras”

  1. PROBLEMA

O grande problema está na preocupação com os custos cada vez mais altos dos processos de fabricação e distribuição. Além disso, a promoção não está alcançando os consumidores, resultando em uma perda significativa de clientes. A empresa Beta acredita que uma alternativa para a redução de custos seja a mudança de produtos ofertados.

  1. ANÁLISE E SOLUÇÃO

De acordo com o problema atual do cliente Beta, levado em consideração que não existe uma mudança ou inovação dos produtos por três anos, acarretando em uma perda significativa de clientes, não é recomendável a utilização da orientação por produtos, pois nesse caso a empresa destaca serviços e produtos de qualidade para estabelecer uma boa reputação.

Essa orientação está fundamentada na visão de que o público escolhe produtos e serviços melhores que a média do mercado ou com alguma grande inovação. O risco aqui é comprometer o capital de giro devido aos gastos elevados em matérias-primas e máquinas caras, para produzir primeiro e depois comercializar. O que não se enquadra no cenário da empresa Beta, pois está com seus produtos “desatualizados” em comparação aos demais do mercado.

A solução proposta é a orientação de marketing, pois o centro do trabalho é o cliente. Tudo será feito pensado em satisfazer suas necessidades ou desejos, reunindo benefícios que elevem sua percepção de satisfação para que o mesmo se fidelize aos produtos da empresa Beta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com