TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS DE MARKETING

Por:   •  9/9/2021  •  Monografia  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA – UVA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

POLO SÃO JOÃO DE MERITI

TRABALHO DA DISCIPLINA

FUNDAMENTOS DE MARKETING

ALUNO: Olivia Ramos da Silva    

MATRÍCULA: 20212301258      

TURMA: 2021.3.3

PROFESSOR: Durval Correa Meirelles

            Relevância do endomarketing no crescimento das empresas

É notório que no cenário atual do empreendedorismo e da globalização extrema, cada vez mais os gestores utilizem o marketing, sendo uma ferramenta excelente no desenvolvimento de qualquer empresa, tanto para promover a sua marca, criar competitividade, quanto para aumentar a venda de produtos. Porém o marketing interno, também conhecido como endomarketing, muita das vezes fica de lado, na maioria delas por falta de conhecimento da relevância que possui.

O endomarketing consiste numa forma de trabalhar e melhorar a visão da empresa no âmbito interno através de políticas de valorização de funcionários, melhora da comunicação interna, palestras motivacionais, fazendo também com que haja uma maior aproximação entre colaboradores, gestores e diretores, instituindo uma rede de compartilhamento de conhecimento e melhorando o ambiente organizacional. A prática do Endomarketing é um diferencial para as empresas que buscam destaque no mercado, pois estão valorizando seus próprios colaboradores, otimizando sua força de trabalho e ainda conquistando potenciais clientes, uma vez que, o colaborador satisfeito torna-se um promotor de vendas da empresa em que está inserido.

Outro desafio importante é como abordar de forma inovadora, criativa e envolvente tantas pessoas, com perfis diferentes. Para fazer um endomarketing de forma mais envolvente, hoje é fundamental saber lidar com novas tecnologias. Criar grupos exclusivos para os funcionários nas redes sociais, WhatsApp e blog interno podem ser excelentes formas de se aproximar, de comunicar algo e interagir com os colaboradores.

Por fim, é importante mensurar os resultados obtidos. Para isso é necessário estabelecer alguns indicadores de desempenho. Esses indicadores funcionam como um termômetro, medindo os resultados de uma atividade. Aqui estão alguns indicadores principais: Nível de satisfação do funcionário, taxa de absenteísmo, Nível de produtividade, quantidade de resíduos materiais e retorno sobre o investimento (ROI).

Referências bibliográficas:

https://blog.solides.com.br/importancia-endomarketing-organizacoes/

https://administradores.com.br/artigos/a-importancia-do-endomarketing-no-desempenho-das-empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (71.7 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com