TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escola de Comunicação

Por:   •  1/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.316 Palavras (6 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 6

FLY SEC

(DRONE SEC)

PARTE 2

Por:

Alexandra Santos


(alunos regularmente matriculados no curso de Graduação em Comunicação Social/Ciclo Básico)

Trabalho apresentado a Professora Maria Alice de Faria Nogueira na disciplina “Comunicação e Marketing”.


Universidade Federal do Rio de Janeiro – Escola de Comunicação

2º semestre / 2017

INTRODUÇÃO

Um dos problemas urbanos que mais preocupa a população Brasileira atualmente é a violência, pois todos estão vulneráveis aos crimes que ocorrem, principalmente nas grandes cidades do Brasil. Diariamente têm-se notícias de assassinatos, assaltos, sequestros, agressões, e outros tipos de violência. Esse fato contribui bastante para que a população fique com medo, e o que é pior, muitos já não confiam na segurança pública.

Dentro deste contexto, existem diversas ferramentas que auxiliam e ajudam a controlar a segurança, como uso de sensores de vigilância, segurança humana, câmara de vigilância entre outros.

Considerando o cenário econômico e atual a necessidade de incremento para a segurança de forma sustentável para atender a população e otimização de custos com novas ferramentas tecnológicas analisou o uso de Drones como uma nova opção para segurança.

Para isso, realizou-se uma pesquisa com o objetivo de identificar o perfil do cliente que tende a adquirir este produto, e a partir destes resultados, identificar oportunidades e lacunas desta tecnologia.

MATERIAL E MÉDOTOS

Total foram aplicados 59 questionários, com 18 questões, sendo 5 para classificação quanto à faixa etária, perfil socioeconômico e característica profissional do potencial cliente, 8 sobre a segurança do imóvel de residência e 5 a respeito do uso de drones no aperfeiçoamento e melhoria da segurança do dia a dia.

Os questionários foram disponibilizados por meio da ferramenta do google Formulários. A divulgação do questionário foi realizada via mídias sociais como linkedin e facebook e e-mails enviado a profissionais que trabalham com segurança. Com o objetivo de explorar a aceitação do drone no mercado, foi realizada uma pesquisa in loco, com orientações metodológicas de um estudo  de  campo,  de  caráter  qualitativo com os seguintes  questionamentos:  “como que é a segurança na sua residência? e onde você trabalha? ”.

Ainda, os dados foram obtidos por meio entrevista que eram julgados, pelo grupo, como potenciais compradores: síndicos, empresários, pai/ mães e empresários em geral e do ramo de segurança privada e policial.

Entrevistamos 14 pessoas, obtendo respostas que permitem esclarecer  dúvidas  existentes  sobre  a   nova  tecnologia,  possibilitando um  maior  conhecimento  sobre  o  funcionamento  dessa  alternativa  e  a  compreensão  desse engajamento comercial no contexto de investimentos e legislação brasileira.

Vale ressaltar que  o  foco  deste  estudo  visa  mostrar  a  viabilidade  no  uso  de  Drones, diante  de  algumas  restrições  legislatórias  e  financeiras,  observar  seus  efeitos  para  que,  num futuro  próximo,  possa  ser  aperfeiçoado.

Importante sublinhar que essa modalidade ainda é uma alternativa em estudo, sendo testada  e  questionada.  E que poderá ser  uma  porta  de entrada para desenvolver meios de segurança, diferente dos demais.

RESULTADO E DISCUSSÃO

Dos 59 entrevistados 65,5% pertenciam ao sexo masculino. Por meio dos dados obtidos nesta pesquisa, foi possível traçar de forma mais adequada o perfil do consumidor de drones, assim como as características deste mercado.

[pic 1]

Por meio da segmentação de mercado com base na análise demográfico como apontado no gráfico acima, foi possível fazer um levantamento do perfil do consumidor que atua neste mercado e quais as principais características desse cliente. A grande maioria dos entrevistados, mais de 60%, tem mais de 30 anos bem como são Pós graduados (53,4%).

[pic 2]

[pic 3]

No universo dos entrevistados é possível encontrar pessoas com faixa salarial de superior a 5 salários mínimos (36,2%) bem como com mais de 10 (48,8%).

[pic 4]

Referente à situação profissional 55,4% laboram em regime de contrato CLT e uma situação relevante ao estudo no cariz comercial foi a obtenção de resposta em 39,3% de situação de empresário.

[pic 5]

O levantamento do perfil do consumidor é importante, uma vez que as decisões de compras são influenciadas pelas características de cada individuo.

Na análise geográfica foi possível perceber à localização da residência, a maioria quase absoluta, reside na região metropolitana do Rio de Janeiro (94,7%), sendo esta região com uma população aproximadamente 12 330 186 habitantes em 2016, é a segunda maior área metropolitana do Brasil de acordo com os dados estatísticos brasileiros (IBGE, 2017), com alta probabilidade de crescimento populacional e desenvolvimento econômico, o que levará ao consumo do produto, e quando analisado se em num contexto de casa ou apartamento, 69% residem em apartamento.

[pic 6]

[pic 7]

E se em condomínio ou fora de condomínio, 57,9% dos entrevistados afirmam residir em condomínio.

[pic 8]

Já referente ao local de trabalho as respostas dos entrevistados foram bem distribuídas sendo que 38,6% trabalham em prédio com segurança, 33,3% em condomínio empresarial mostrando que a segurança na Região é um bem bastante valorizado.

[pic 9]

Já referente à segurança na residência, a grande maioria afirma possuir (70,2%) e, os gastos com este item na maioria oscilam entre R$250,00 e R$1.000,00. De acordo com os dados coletados, o entrevistado investe, em média, valores altos para a sua segurança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (821.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com