TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Estratégica de Pessoas

Por:   •  9/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 4

O cenário atual do mercado, de globalização, dinamismo e competitividade, oferece novas oportunidades e desafios a cada instante. Com isso, é fundamental que a empresa esteja preparada para as adaptações necessárias, a fim de garantir a sua existência e o desenvolvimento constante. Todos devem estar cientes de que a organização é basicamente composta por pessoas e processos, e que um alto desempenho está diretamente ligado a uma gestão profissionalizada desses fatores. Devemos valorizar mais o capital humano, e dar a ele a sua devida importância.

Após um apurado diagnóstico da situação vigente, e certo de que nenhuma outra ação nesse sentido já tenha sido configurada, elaboramos um cronograma, para definir quando o plano começa, e qual a duração de cada uma das ações. O planejamento é fundamental para que todas as etapas sejam cumpridas com eficiência.

Por se tratar de uma empresa familiar, o foco inicial da estratégia será na conscientização. Iniciaremos com uma reunião de alinhamento, entre todos os membros da família, para que fique clara a importância das adequações, do engajamento completo, e de separarmos o emocional do racional. Vamos preparar um organograma, definindo o escopo e as responsabilidades de cada profissional com clareza. Criaremos metas, e monitoraremos indicadores de desempenho. Tanto as filhas como o genro, vão receber treinamentos profissionalizantes, que possam torná-los capazes de conduzir ou gerenciar o negócio. O dono e as potenciais herdeiras devem compreender o grau de relevância do processo de sucessão, e separar claramente os conceitos de família, propriedade e empresa. O diálogo passa a ser a melhor opção para lidar com os conflitos já existentes, e os que podem surgir.

O organograma a seguir foi planejado de maneira que as áreas de atuação estejam constantemente integradas, e a estrutura organizacional fique bem definida. Com os setores organizados de forma transparente, temos os níveis hierárquicos estabelecidos, a real idéia para os colaboradores do potencial de crescimento que seus cargos possuem, e para onde eles podem e devem aspirar promoção.

Caberá ao Sr. José Augusto aquilo que é o seu ponto forte e a sua especialidade. Liderar a obra das 110 escolas, aproveitando todo o seu conhecimento em Engenharia, e tomar as decisões finais da empresa.

Eu, como consultor de RH, vou planejar a gestão de pessoas, organizar os processos, além de contratar, avaliar, e treinar os colaboradores.

O Gerente Comercial Almir, vai gerenciar diretrizes e definir estratégias para comercialização de nossos serviços. Desenvolverá estudos sobre potencial, planos e programas de vendas, e acompanhará os concorrentes, com o intuito de alcançar os objetivos da empresa, e aumentar a nossa participação no mercado.

As filhas serão responsáveis por toda parte de Arquitetura dos projetos da empresa, e a supervisão dos mestres de obra. Os horários de trabalho serão flexíveis, com possibilidade de trabalho Home Office, desde que as metas do setor sejam alcançadas.

Os mestres de obras vão distribuir as frentes de serviço para os encarregados, a fim de cumprir as metas de produção da semana estipuladas pelas Arquitetas e o Engenheiro chefe. Eles devem prezar pela qualidade do serviço, a produtividade da equipe, e o trabalho com a segurança para evitar acidentes.

O eletricista será responsável pelas instalações elétricas das obras e todas as suas infra-estruturas, como a instalação de eletrocalhas e redes de eletroduto.

Por fim, caberá aos encanadores montar, ajustar, instalar e reparar encanamentos, tubulações e outros condutos.

Definidas as vagas que serão ofertadas, de mestre de obra, encanador e eletricista, vamos realizar um plano de recrutamento. Precisamos descrever exatamente as funções desempenhadas pelos futuros colaboradores, para alcançarmos apenas aqueles

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com