TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Conhecimento

Por:   •  22/10/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI

GESTÃO DE PESSOAS

GESTÃO DE PESSOAS E DO CONHECIMENTO

DESENVOLVIMENTO

A Gestão do Conhecimento é compreendida como um processo de recuperação, disseminação e utilização do conhecimento para alcançaras metas de uma empresa, sendo utilizada para tomada de decisões e ações, com o objetivo de obter vantagens, antever cenários e formular propostas. Além disso, a gestão do conhecimento pode ser empregada na geração de novas informações com intuito de produzir melhores práticas, ganhos e estabelecer lógicas organizacionais. Mapear informações é primordial nessa área, visto que propõe a busca de informações em diversos meios e lugares, e simplifica o ajustamento da estratégia, permitindo aumento da produção intelectual. (MELO, 2003).  Assim, a Gestão do Conhecimento é compreendida como uma estratégia que converte bens intelectuais da organização em maior produtividade, novos valores e aumento de competitividade. A Gestão do Conhecimento baseia-se no conhecimento dos processos de negócio da organização para impulsionar a capacidade de processamento de informações avançadas e tecnologias de comunicação por meio da criatividade e inovação dos seres humanos, para afetar a eficiência da empresa. Portanto, o capital intelectual de uma organização produz a informação e também a usufrui, tornando o conhecimento uma ferramenta essencial para o crescimento da empresa e do pessoal. (ibidem)

O gestor de pessoas deve exercer influencia sobre os colaboradores e provocar estímulos permanentes para o desenvolvimento pessoal, provocando aos colaboradores votar de mudar, inovar, aprender e se desenvolver profissionalmente.

Essa proposição visa criar condições favoráveis à busca do conhecimento pelos colaboradores e fazer com que eles melhorem suas capacidades e habilidades. Investir em recursos humanos é um investimento rentável às empresas, uma vez que o retorno é muitas vezes elevado. Assim sendo, a evolução das organizações está relacionada ao crescimento físico, mental e psicológico dos colaboradores.  Zelar para desenvolver tais pontos é de elevada relevância. Reservar investimentos para treinamento corporativo não significa perda de capital, mas sim, investir e fortalecer as chances de crescimento da própria empresa. Investir no conhecimento do capital pessoal resultará em crescimento financeiro da empresa em longo prazo. (CHIAVENATO, 2014)

        Entretanto, apenas investir na educação corporativa não resulta diretamente nas transformações necessárias para o sucesso, é necessário desenvolver todo um projeto de investimento pessoal e bem-estar. Então, além de cuidar da capacitação, é necessário fornecer condições físicas e emocionais para motivar os membros empresariais a crescerem, bem como promover condições boas de trabalho, respeito aos direitos trabalhistas, promover confraternizações e criar um ambiente acolhedor aos colaboradores, lembrando que esses são seres humanos e não máquinas irracionais a servido do capital. Desta forma, com um ambiente acolhedor, de bem estar e investimento no conhecimento do capital pessoa, em pouco tempo a organização conquistará elevados resultados. (MOURA, 2004)

Quanto mais capacitado o colaborador estiver, melhor será seus conhecimentos tanto para a realização das atividades diárias quanto em relação às questões interpessoais. A gestão de conhecimento, quando bem aplicada, consegue fazer a intermediação do que será transmitido e o conhecimento adquirido pelo colaborador. Todo esse processo é de grande importância para a empresa que começa a entender o colaborador como capital intelectual. Além disso, as organizações que investem em gestão do conhecimento têm um ambiente de trabalho muito mais favorável a um bom desempenho. Sendo um facilitador a mais para que o colaborador adquira conhecimento. (CHIAVENATO, 2014) Grandes organizações, como Apple, Google, Microsoft, Facebook e no Brasil a Nubank, Banco Neon, dentre outros, já perceberam essa tendência e investiram de forma eficaz no bem-estar e no conhecimento de seus funcionários e obtiveram elevados resultados. Sendo assim, conclui-se que a informação é um dos principais recursos gerenciais para administrar a empresa e as pessoas, e cabe ao gestor encontrar os melhores meios e táticas para fazer com que este recurso seja efetivamente aproveitado, empregado e associado à produção de capital e à obtenção de resultados, sendo a gestão de conhecimento de extrema importância para a gestão de pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (135.7 Kb)   docx (317.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com