TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Marketing

Por:   •  4/6/2023  •  Monografia  •  4.615 Palavras (19 Páginas)  •  34 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I

Nubank

Nome: Maria Eduarda Favetta da Costa

RA: 0428750

Sorocaba, São Paulo

2023

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO…………………………………………………………………………...02

2 DESENVOLVIMENTO...…………………………………………………….…………..03

2.1 Fundamentos da administração …………………………………………….…….…03

2.1.1 O que é a administração e qual seu histórico………………………………..03

2.1.2 Teorias administrativas…………………………………………………...…….04

2.1.3 Administração atualmente…………………………………………………...…05

2.2 Comunicação empresarial………………….…………………………….………......07

2.2.1 Definição de comunicação……………………………………………………..07

2.2.2  Comunicação mercadológica…………………………………………………09

2.2.3  Nubank e a comunicação empresarial……………………………………….09

2.3 Técnicas de informática……………………….……..…………………...………......12

2.3.1  Evolução tecnológica da humanidade…………………………………….....12

2.3.2  Conceitos básicos de TI……………………………………………………….13

2.3.3 Nubank e a tecnologia da informação……………………………………….15

3 DISCUSSÃO……………………………………………………………………………..17

4 CONCLUSÃO…………………………………………………...……..…………….…..19

   REFERÊNCIAS……………………………………………………………………….….20

1 INTRODUÇÃO

O presente relatório foi elaborado com o objetivo de avaliar uma empresa sob a ótica das matérias bimestrais estudadas,  Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática, a partir dos conteúdos disponíveis na plataforma AVA (plano de ensino, livro-texto e vídeo aula) e fontes externas utilizadas como apoio para a pesquisa.

A empresa selecionada, Nubank, é uma fintech brasileira fundada em 6 de maio de 2013 por David Vélez, Vagner S.Teves Jr., Edward Wible e Cristina Junqueira, com a missão de lutar contra a complexidade para empoderar pessoas diariamente, reinventando os serviços financeiros.

Somos uma das maiores plataformas de serviços financeiros digitais no mundo, servindo aproximadamente 75 milhões de clientes no Brasil, México e Colômbia. Em nossa posição de liderança, usamos tecnologia proprietária e práticas inovadoras para criar novas soluções e experiências financeiras para indivíduos e PMEs. (NUBANK, 2023)

O primeiro capítulo da seção de desenvolvimento deste relatório, Fundamentos da Administração, apresenta a estrutura básica da disciplina, incluindo as seis variáveis principais da administração: tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade.

O segundo capítulo, Comunicação Empresarial, disserta sobre a estrutura básica da disciplina, incluindo a relação de informações entre a organização e seus públicos, e como essas mensagens são interpretadas na comunicação institucional, gerencial e com o mercado.

O terceiro e último capítulo do relatório discute a estrutura básica da disciplina de Tecnologia da Informação, incluindo as tecnologias e soluções computacionais utilizadas para gerenciar dados e informações e permitir que as organizações alcancem seus objetivos. No final deste relatório, reunimos os principais pontos apontados ao relacionar a empresa Nubank com as três disciplinas estudadas, ressaltando pontos de melhoria para a organização.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Fundamentos da Administração

2.1.1 O que é a administração e qual seu histórico

A administração como disciplina e prática moderna surgiu no final do século XIX e início do século XX, com as ideias dos teóricos da administração, como Frederick Taylor, Henri Fayol e Max Weber, que buscaram sistematizar e racionalizar a gestão das organizações.

No entanto, é importante destacar que a administração como atividade humana existe desde a antiguidade, com as primeiras formas de organização de trabalho em sociedades pré-históricas e a administração pública em civilizações antigas, como a romana e a chinesa. Mas foi com a Revolução Industrial e a necessidade de gerenciar as fábricas e empresas que a administração se tornou uma disciplina formalizada.

Administrar vem do latim e significa tendência para direção e subordinação ou obediência para realizar uma função sob o comando de outrem. Existem diversas versões do conceito geral de administrar, com diferentes visões, mas convergentes e complementares. Algumas a consideram uma ciência e outras uma arte.

Ela é uma ciência com princípios bem definidos e um corpo de conhecimentos científicos e devidamente codificados; uma tecnologia que produz ferramentas de utilização para obter resultados; e uma arte em lidar com situações concretas e abstratas (CHIAVENATO, 2014, p. 4).

Dessa forma, entendemos que, dentro de uma empresa, existem processos e práticas que devem ser seguidos. As organizações precisam da administração porque ela permite que elas atinjam seus objetivos de forma eficiente e eficaz.

A administração ajuda a definir os objetivos da organização e a desenvolver estratégias para alcançá-los, alocando recursos de forma adequada e gerenciando processos e atividades. Além disso, ajuda a estabelecer políticas e procedimentos que permitem que a organização opere de forma consistente e previsível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.3 Kb)   pdf (681.7 Kb)   docx (638.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com