TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Marketing

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.579 Palavras (7 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 7

Gestão de marketing da empresa:

  • Pesquisa de marketing
  •  Mensuração- segmentação e seleção de mercado

        Histórico da empresa

        Definição do público alvo

        Localização mais adequada

        Produto a ser oferecido pela nova empresa

O empreendimento surgiu da ideia de montar uma cafeteria com espaço lounge motivado pela constatação da falta de um ambiente semelhante no condomínio e na região, voltado ao atendimento de pessoas que moram no condomínio, pessoas que muitas vezes preferem ficar em casa ao invés de se deslocar para shopping centers, restaurantes ou cafeterias da região devido a distância, tempo para isto, e até mesmo pela criminalidade enfrentada nas ruas. Pessoas que buscam refeições mais rápida a qualquer hora do dia e também um espaço fora de casa para se reunir com amigos, relaxar, agendar happy hours, entre outras atividades.

A proposta de cafeteria com espaço lounge é propiciar dentro do condomínio, um ambiente tranquilo, onde os clientes poderão tomar um café, fazer um lanche, ler um jornal ou revista, assistir ao noticiário, reunir amigos, conhecer seus vizinhos através de uma conversa informal, ou até mesmo realizar festas e pequenos eventos no espaço reservado na parte superior da cafeteria.

Também está previsto no projeto proporcionar café da excelente qualidade, atendimento condizente com a filosofia do empreendimento, refletindo também nas instalações, com isso trará mais conforto e qualidade para os clientes, com grande foco no espaço lounge e no espaço superior da cafeteria reservado para pequenos eventos e festas. O nome da cafeteria será Ninho das Águias (escolhido através de pesquisa Focus Group). A cafeteria atuará no mercado alimentício e estará localizada na região central próximo ao lago do condomínio Vilas das Águias na zona sul de Porto Alegre/RS.

A cafeteria terá uma variada gama de produtos como, sanduíches naturais, pastéis de forno, bolos, pudim, diversos salgados, bombons, refrigerantes, sucos, café de diversas formas de preparo, sendo que, alguns desses produtos já serão encaminhados pelos fornecedores de forma pronta ou pré-pronta, no caso dos pastéis de forno, cafés e sucos serão elaborados no momento do pedido.

A viabilidade do projeto e produtos oferecidos estão baseadas em pesquisa de mercado Qualitativa e Quantitativa.

O levantamento de dados primários (etapa de grupo foco) foi feito junto a um grupo de 8 moradores e potências clientes, tal pesquisa foi aplicada em 21 de Julho de 2014, das 19 às 20 h. Alguns moradores foram convidados a participar da discussão em grupo – a seleção foi por conveniência, perguntou-se aos moradores presentes na reunião de condomínio naquele dia no estabelecimento se estariam dispostos a participar, tendo sido obtida 8 adesões.
  A questão levantada pelo pesquisador foi: “Para você, o que uma cafeteria de qualidade deve ter?”. Os fatores mais lembrados foram: (1) qualidade do grão do café e profissionalização do preparador do café (barista); (2) conforto e bem-estar dentro do estabelecimento; (3) qualidade no serviço e comprometimento dos garçons (preocupação, interesse, simpatia) e ainda, (4) conexão com a internet sem-fio (Wi-Fi). Tendo em vista tais respostas, pode-se dar início à elaboração do questionário.

    O teste piloto realizado com os 8 potências clientes do Café, precisou de ajustes nas questões, nem todos responderam sem apresentar dificuldades e, dessa forma, foram feitas modificações no questionário.

 

Abaixo dados da pesquisa.

Após levantamento de dados primários a pesquisa foi elaborada e aplicada em 175 moradores do condomínio entre os dias 23 e 28 de Julho de 2014. No condomínio Vila das Águias moram um total de 1.200 pessoas.

A maior porcentagem dos entrevistados, representado por 44% são de pessoas com idade entre 21 à 30 anos, seguido por pessoas com idade entre 16 à 20 anos, totalizando 25%.

Esse questionamento é favorável para o empreendimento, pois demonstra que a maioria dos entrevistados são pessoas jovens que tem um ritmo muito dinâmico e que muitas vezes deixam de fazer refeições completas para fazerem apenas fazem um lanche.

[pic 1][pic 2]

[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

  • Mix de marketing: Produto - Preço - Promoção – Praça

Foi realizada uma pesquisa exploratória, na intenção de conhecer concorrentes, posicionamento de preço, sobre nossa localização. Analisando principalmente os 4p’s, (praça, produto, preço, promoção). Esta pesquisa pode se visualizada a seguir:

        Concorrência

Na análise dos concorrentes foram consideradas as empresas que comercializam os mesmos tipos de alimentos e os que oferecem outras formas que servem de alternativa para quem busca a praticidade, comodidade e refeições rápidas.

Abaixo concorrentes da região e suas localizações.

[pic 9]

C1 - O Quiosque: Espaço amplo com uma grande variedade de produtos, estão a bastante tempo no mercado e tem uma boa localização, pois ficam na frente de uma praça onde circulam muitas pessoas, a cerca de 3km do condomínio. Tem Ambiente aberto sem ar condicionado e local tem muito barulho e atendimento precário.

C2 - Lanchonete Kibeleza: Grande clientela, fica em local com grande circulação de pessoas. O ambiente é um pouco desorganizado e os equipamentos são antigos.

C3 - Cafeteria Fortaleza: Cafeteria com ambiente amplo, com preços acessíveis, mais não foca somente em lanches, serve almoço e tem uma loja anexa com produtos de beleza, relógios entre outros.

C4 - Pastelaria Itália: Grande movimentação de pessoas, pois os pasteis são bem conhecidos, pela qualidade e preço, mas o ambiente é muito pequeno e os móveis são antigos.

C5 - Cafeterias Mueller (dentro do shopping Mueller): Transmitem segurança para os clientes, os produtos são padronizados, tem uma ótima localização por estarem dentro de um conglomerado de lojas, o que atraem bastante clientes. Os preços são elevados em relação aos demais concorrentes e tem muito barulho devido a localização.

C6 – Bares e Lanchonetes no calçadão de Ipanema: Ficam localizados em pontos de grande circulação, possuem uma grande variedade de produtos e com preços baixos. O ambiente normalmente é pequeno e em muitos casos é sujo. Os atendentes não são bem preparados para avaliar a necessidade dos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (381.5 Kb)   docx (376.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com