TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DOS TRANSPORTES, DA DISTRIBUIÇÃO E DOS SEGUROS PARA AS EMPRESAS BRASILEIRAS .

Por:   •  1/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.315 Palavras (6 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 6

POLO PRESENCIAL DE GOIÂNIA CENTRO [pic 1][pic 2]

Curso: Superior Tecnologico em Logística

Disciplina: Transportes, distribuição e seguros

CARLOS HENRIQUE CARDOSO DOS SANTOS – RA 1299828513[pic 3]

CARLOS MENDES – RA 8307766880

JHONNATHA ANDERSON ARRUDA LIMA – RA 1299864725

FERNANDO DE ASSIS AZEVEDO – RA 8113722530

RICKY BROWN PINAS DE ALENCAR - RA 7931639738

A IMPORTÂNCIA DOS TRANSPORTES, DA DISTRIBUIÇÃO E DOS SEGUROS PARA AS EMPRESAS BRASILEIRAS

GOIÂNIA - GO, 2014

[pic 4]

CARLOS HENRIQUE CARDOSO DOS SANTOS – RA 1299828513[pic 5]

CARLOS MENDES – RA 8307766880

JHONNATHA ANDERSON ARRUDA LIMA – RA 1299864725

FERNANDO DE ASSIS AZEVEDO – RA 8113722530

RICKY BROWN PINAS DE ALENCAR - RA 7931639738

A IMPORTÂNCIA DOS TRANSPORTES, DA DISTRIBUIÇÃO E DOS SEGUROS PARA AS EMPRESAS BRASILEIRAS

Relatório que retrata a importância dos Transportes, distribuição e seguros para as empresas com o objetivo de reduzir custos e melhorar sua competitividade no mercado, sob a orientação do professor tutor Marcel Valverde.

GOIÂNIA – GO, 2014

SUMÁRIO

[pic 6]

INTRODUÇÃO        4

DEFINIÇÃO        4

DESENVOLVIMENTO         5

MODALIDADE DE SEGURO DE TRANSPORTE DE CARGAS         6

TIPOS DE SEGUROS DE TRANSPORTE DE CARGAS...................................................6

CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        7


INTRODUÇÃO

Nesse projeto “Desafio Logístico” iremos aprender sobre transporte, distribuição e seguros.

Um tema que nos trará uma nova visão.

DEFINIÇÃO

Distribuição é um dos processos da logística responsável pela administração dos materiais a partir da saída do produto da linha de produção até a entrega do produto no destino final (Kapoor et al., 2004, p. 2). Após o produto pronto ele tipicamente é encaminhado ao distribuidor. O distribuidor por sua vez vende o produto para um varejista e em seguida aos consumidores finais. Este é o processo mais comum de distribuição, porém dentro desse contexto existe uma série de variáveis e as decisões a serem tomadas pelo profissional de logística. O marketing vê que a Distribuição é um dos processos mais críticos, pois problemas como o atraso na entrega são refletidos diretamente no cliente.  Uma organização pode ser divida em três processos principais suprimentos, produção e distribuição (Gomes ET al., 2004, p. 8-9). Onde termina os processos de distribuição de uma empresa, inicia o processo de suprimentos da empresa seguinte. Como regra geral as empresas mais fortes da cadeia de distribuição são quem definem quem será o responsável pela entrega do material/produto.

 O ponto mais forte da cadeia não necessariamente é aquele que têm mais “dinheiro”, mas sim aquele que a necessidade de compra é menor do que a necessidade de venda do elo anterior da cadeia então pode concluir que este poder de decisão pode ser transferido rapidamente entre os elos, pois a globalização nos permite comprar um produto na china com frete FOB e ainda pagar mais barato do que uma compra em nossa região. As empresas estão cada vez mais terceirizando suas atividades relacionadas à distribuição. A distribuição tem grande importância dentro da empresa por ser uma atividade de alto custo. Os custos de distribuição estão diretamente associados ao peso, volume, importância na Cadeia de suprimentos, fragilidade, tipo e estado físico do material e estes aspectos influenciam ainda na escolha do modal de transporte, dos equipamentos de movimentação, da qualificação e quantidade de pessoal envolvido na operação, pontos de apoio, seguro, entre outros.
A palavra distribuição esta associada também à entrega de cargas fracionadas, neste tipo de entrega o produto/material é entregue em mais de um destinatário, aproveitando a viagem e os custos envolvidos. As entrega neste caso devem ser muito bem planejadas, pois a entrega unitizada tem um menor custo total e menor lead time, as entregas fracionadas devem ser utilizadas somente quando não for possível a entrega direta com o veículo completamente ocupado.

DESENVOLVIMENTO

EMPRESA: MAKRO SERVICE

Situada na av. independência s/n setor aeroporto  Goiânia-Go

INDÚSTRIA E COMERCIO DE MATERIAIS ELETRICOS

É uma empresa que tem 32 anos de marcado na comercialização de materiais elétricos nas compras para capital regiões metropolitana as entregas são feitas com rapidez e gera uma total confiança ao cliente.  A distribuição é dividida em outros sub-processos tais como Movimentação da linha de produção Expedição,Gestão de estoques, Gestão de transportes,Logística reversa (reciclagem e devolução). Distribuição é constituído pelo conjunto de pessoas ou organizações que promovem e facilitam a circulação dos produtos, desde o produtor ao consumidor final. O conjunto de entidades localizadas entre o produtor e o consumidor final são designadas como intermediários, e número de intermediários vai determinar o tipo de Circuito de Distribuição. Assim sendo, existem 3 tipos de Canais de Distribuição, Canal directo – circuito em que não existem intermediários, isto é, o produto transita diretamente do produtor para o consumidor final. Têm a vantagem de ser completamente controlados pelos produtores e de proporcionarem um melhor conhecimento do mercado; por outro lado, têm o inconveniente de não permitirem uma grande dispersão geográfica. Canal Curto Circuito em que não existem grossistas, isto é, o produto transita do produtor para um retalhista, ou número reduzido de retalhistas. Os circuitos curtos permitem uma melhor cobertura do mercado; contudo, requerem uma rede de intermediários que, embora pequena, faz com que a empresa possa ficar dependente destes e perder o controlo do Circuito Canal Longo – Circuito em que intervém o grossista e eventualmente outros intermediários tais como o importador ou o agente. Estes canais são utilizados preferencialmente para produtos de grande consumo e requerem reabastecimentos frequentes dos intermediários. Possibilitam um alcance geográfico amplo, mas a gestão das relações internas do Circuito é mais trabalhosa e complexa. O Seguro de Transporte de Cargas é obrigatório para as empresas de transportes e embarcadores, pelo menos relativamente à cobertura de Responsabilidade Civil do Transportador e do Embarcador. Cobre danos causados ao objeto segurado, especialmente à carga transportada (mercadorias em geral, mudanças domésticas, malotes, bagagem, mostruário, remessa postal, etc.), por roubo, desaparecimento e danificação, com indenização por reembolso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (145.3 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com