TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução ao Marketing

Por:   •  7/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.472 Palavras (14 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 14

Marketing Digital

Marketing Digital Básico

Básico

[pic 1][pic 2]

Introdução ao Marketing Parte I

[pic 3]

A partir de agora, vamos aprender o que é marketing, quais são seus principais objetivos, e também como identificar o público -alvo de uma empresa. E a impor-tância disso fica evidente quando observamos uma marca de artigos esportivos que vai lançar uma nova linha de raquetes. Só que, como a maior preocupação era colocar logo o produto nas prateleiras, a empresa não deu muita bola para as estratégias de vendas e nem para pesquisas com seus clientes. O resultado, claro, já imaginamos qual foi. Um grande prejuízo. Nenhuma raquete foi vendida. Mas por que será que isso aconteceu?

A resposta está em uma única palavra: marketing!

  • O que é Marketing

Marketing, essa palavra tão falada, por aí, é uma atividade que envolve a identificação e satisfação das necessidades huma-nas por meio de troca, ou seja, é ele que mantém o mercado sempre em movimen-

to. E, para lidar com o marketing, é necessário ter uma boa dose de comunicação, isso porque sua essência está no contato com o cliente. É preciso conhecer as ne-cessidades, expectativas e comportamentos do público que se deseja atingir para, então, fazer uma oferta. Em outras palavras, não basta vender, o segredo está em saber escutar, levar em conta as sugestões e ideias de clientes, funcionários e de pessoas de fora. É aí que está a grande chance de sucesso na criação de produtos, o que também gera novas experiências.

[pic 4]

  • Objetivos do Marketing

Saiba que, acima de tudo, o marketing busca obter e manter clientes. Nós precisa-mos conhecê-los tão bem, de modo que o produto ou serviço oferecido venda-se praticamente sozinho. O comprador deve olhar e já enxergar tudo o que ele precisa bem na sua frente.

[pic 5]

Mas, para que isso aconteça, temos de construir um bom relacionamento com o

cliente e investir para que dure bastante tempo, ou seja, tratá-lo sempre muito bem quando este retornar à loja, mandar e -mails ou fazer ligações falando das promoções, enfim, não perder con-tato nunca! E tem mais! Observe esta moça que está experimentando um novo sabor de suco. Será que ela gostou? Achou ruim?

A cliente aprovou a bebida. Isso quer dizer que, para que o relacionamento com o consumidor dure bastante tempo, a empresa também precisa conquistar a satisfação do público com o seu produto ou serviço. Assim, a empresa pode participar positivamente no aumento da qualidade de vida dessas pessoas e, claro, gerar mais lucros para o negócio.

Introdução ao Marketing Parte II

  • Identificação do público-alvo

Se a organização quer que seus compradores fiquem satisfeitos, o marketing precisa ser direcionado para eles. Então, é preciso

[pic 6]

1        Direitos Reservados de Copyright

[pic 7]


Marketing Digital Básico[pic 8]

[pic 9]

manter o foco no público-alvo correto para ter sucesso em uma campanha, ou seja, se sua empresa vende hambúrgueres, não adianta oferecê-los para quem é vegetariano. É jogar dinheiro fora! Por isso, conhecer seu público é indispensável! Sabendo do que eles precisam, conseguimos ver se nosso produto é suficiente ou se precisa

de alguma melhoria. Aí, tudo certo! Todo mundo sai ganhando, pois as campanhas de marketing podem custar menos, serem mais simples e a boa imagem da empre-sa tende a ser espalhada pelos consumidores satisfeitos. Falando assim, parece ser tudo bem simples, mas como será que é possível identificar o público-alvo? Pois bem existem alguns critérios que são fundamentais na hora de reconhecer os pos-síveis consumidores.

[pic 10]

Observe esta situação: uma pessoa adulta e uma criança estão paradas em frente ao anúncio de um novo jogo em uma loja de brinquedos.

Se você está pensando que a criança é o público-alvo do anúncio, muito bem! Mas, se acha que são os dois, acertou tam-bém! Quer saber por quê? Vamos pensar: como se trata de um brinquedo, é claro que a mais interessada é a criança. Entre-tanto, já que é o adulto quem vai comprar esse produto, ele não pode ser deixado de lado. O brinquedo tem de agradá-lo também e, ainda, ter um preço bem atrativo. Por isso, é preciso ficar atento em

[pic 11]

todas as pessoas que têm poder de decisão no momento da compra. De maneira geral, o marketing deve estar atento à faixa etária que pretende atingir e suar a ca-misa para que a mensagem principal chegue até essas pessoas.

Agora, vamos falar a respeito do gênero. A empresa também pode realizar uma pesquisa para definir se a procura pelo serviço ou produto oferecido é maior entre homens, mulheres ou ambos os sexos. Imagine, por exemplo, uma lavanderia loca-lizada próximo a uma universidade. Como o número de moradores jovens do sexo masculino e feminino é bastante diversificado, o marketing deve ser estruturado pensando nos dois públicos. A gente sabe que há alguns homens que nunca lava-ram roupas e mal sabem mexer em uma máquina dessas assim.

[pic 12]

Como existem mulheres que não gostam de passar e vice-versa.

Por isso é que a lavanderia deve estar atenta a todos esses detalhes e oferecer os mais diversos serviços para os dois gêneros. Parece algo sem importância, uma da-quelas coisas que empurramos para debaixo do tapete, porém são esses pontos os responsáveis por nos ajudar a identificar o nosso público-alvo. Então, aposte neles!-Veremos mais alguns critérios usados para iden-

[pic 13]

tificar o público-alvo e isso vai ajudar e muito o seu Cícero. Ele acabou de realizar um antigo so-nho: ter sua própria padaria. Para o grande dia da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (557.2 Kb)   docx (421.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com