TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução ao Marketing

Por:   •  29/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 3

1- Defina o conceito de marketing. Aponte o autor do conceito e sua descrição.

Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo. O marketing começou a se fortalecer após a segunda guerra mundial, na década de 1950, o pai da administração moderna, Peter Drucker divulga o marketing como uma força para vender mais através de processos de encantamento do consumidor, e logo caiu nas graças de empreendedores.

2- Quais as áreas de atuação do Profissional de Marketing no Comércio Exterior? Descreva cada uma delas.

Análise de marketing: Serve para obter informações importantes para montar uma estratégia eficiente para o seu negócio e compreendendo quais ações merecem a sua atenção. É essa análise que irá te apresentar ao perfil do seu público-alvo, assim como as tomadas de decisão por parte dos concorrentes.

Planejamento de marketing: Ajuda a posicionar uma organização no mercado e definir as ações necessárias para aumentar a competitividade e otimizar os resultados das campanhas de marketing e vendas.

Implementação de marketing: Área que trata de executar as estratégias, para garantir a realização dos objetivos de marketing.

Controle de marketing: Área que atribui ferramentas de controle para que todos os processos, estratégias e táticas tenham o resultado desejado, permitindo que as correções sejam feitas da maneira mais rápida.

3- Descreva as Estratégias de Marketing que o profissional de Comércio Exterior irá desempenhar na Gestão de suas atividades

O profissional de comercio exterior irá desenvolver tais estratégias, segmentação, diferenciação, posicionamento e gestão do composto de marketing.

4- Quais fatores interferem na Segmentação de Mercado para o profissional de marketing? Descreva-os e insira exemplos.

Existem 2 fatores principais, que são os fatores culturais e psicológicos, o fator cultural é importante pois ele é o determinante dos desejos de compra e consumo de uma pessoa. O fator psicológico contribui com a percepção que a pessoal tem de uma determinada situação, sendo ela com ou sem distorções.

5- O que significa Posicionamento de Mercado? Comente sobre o conceito encontrado.

É basicamente, a união entre Segmentação e Diferenciação. Ou seja: posicionar uma marca é ocupar uma posição diferenciada na cabeça de um segmento específico de mercado.

6- Segundo sua pesquisa, quais fatores influenciam o consumidor em sua tomada de decisão de compras?

Cultura, papel social, papel pessoal e estágio de vida.

7- Descreva o Estágio do Ciclo Econômico da Vida Social de um consumidor. Como ele interfere na Gestão de Marketing do profissional de Comercio Exterior?

1° Estágio: segmentação dos clientes: Fase de desenvolvimento de estratégias para conhecer o cliente de forma mais específica, por exemplo: comportamento, necessidades e expectativas.

2° Estágio: aquisição dos clientes: aqui usará todas as informações obtidas na primeira etapa para atrair os clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com