TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Licenciatura em Línguas e Relações Empresariais

Por:   •  27/10/2020  •  Artigo  •  1.154 Palavras (5 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 5

Gestão das organizações

 Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro[pic 1]

Escola de Ciências Humanas e Sociais

Licenciatura em Línguas e Relações Empresariais

1.º ano

[pic 2]

Docente: Carlos Jorge Fonseca da Costa

Discente: Luísa Chambel Gonçalves – al73385

Ano Letivo 2020/21

        Neste presente estudo de caso, irei abordar e esclarecer aspetos sobre a empresa “McDonald’s”.

        A empresa McDonald’s é considerada a maior cadeia a nível mundial de restaurantes fast food, atualmente servindo por dia cerca de 70 milhões de clientes, através de mais de 37 mil pontos de venda espalhados por 119 países, entre os quais: Portugal, Áustria, Azerbeijão, Bielorrússia, Bélgica, Bósnia-Herzegovina, Bulgária, Croácia, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Geórgia, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Cazaquistão, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Moldávia, Holanda, Noruega, Polónia, Roménia, Rússia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suécia, Suíça, Ucrânia, Reino Unido, Canadá, Costa Rica, República Dominicana, México, Nicarágua, Panamá, Porto Rico, Estados Unidos da América, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Paraguai, Perú, Uruguai, Venezuela, Egito, Marrocos, África do Sul, Austrália, China Continental, Ilhas Fiji, Hong Kong, Índia, Indonésia, Israel, Japão, Jordânia, Líbano, Malásia, Maurícias, Nova Zelândia, Filipinas, Qatar,  Singapura, Coreia do Sul, Sri Lanka, Taiwan, Tailândia, Turquia, Emirados Árabes Unidos, entre outros. (McDonald´s)

        A história do sucesso do McDonald’s começou na Califórnia, em 1937, quando os irmãos Dick e Mac McDonald abriram uma rolote com o nome de “The Airdome”, com o objetivo de venderem comidas rápidas, incluindo também hambúrgueres na sua ementa. Passados oito anos, os irmãos inovaram o seu conceito de fast-food, passando a vender hambúrgueres por apenas 15 centavos de dólar, metade do que a sua concorrência, e rapidamente se tornaram os vendedores mais ricos da região.
Os irmãos decidiram, então, gerar um rede de franquias para poderem aumentar o seu negócio. Contudo, estes não tinham um perfil de franqueador, mas sim de vendedores, fazendo com que Ray Kroc, empresário norte-americano, se tornasse sócio da empresa McDonald’s. Ray Kroc acreditava poder aumentar o volume de negócios, começando por avaliar os concorrentes e pensar no que poderiam fazer para os ultrapassar. Surgiram, então, quatro ideias: vender apenas uma franquia de cada vez; pensar no que seria melhor para os clientes em vez de se pensar apenas nas comissões; utilizar-se o crescimento em espiral para que se aumentasse o crescimento sustentável a longo prazo; e saber sempre dizer “não” ao que pudesse prejudicar a rede. Posteriormente, Kroc comprou a McDonald’s, e esta começou a crescer e tomou proporções mundiais. (BBC News)

        A marca chegou a Portugal no ano 1991 e inseriu no país um novo conceito, bem como uma nova forma de estar no que diz respeito à área da restauração: barato e familiar. Ao fim de quase duas décadas, estão presentes de sul a norte do país, bem como nas ilhas, com serviços e produtos inovadores que se enquadram nas preferências dos clientes. Com cerca de 6 500 colaboradores, a McDonald’s tem atualmente 176 restaurantes em Portugal, dos quais 90% são administrados por empresários locais. (McDonald´s)

        A McDonald’s vende, principalmente: hambúrgueres de diferentes tipos (desde carne de vaca, peixe, frango e vegetarianos); batatas fritas; itens de café; refrigerantes; milkshakes; fruta; sobremesas; saladas; sopas; smoothies e wraps.

        A empresa McDonald´s tem como missão servir alimentação de boa qualidade, prestando sempre uma experiência excelente. Relativamente à visão da empresa, esta é duplicar o valor de negócios, aumentando a liderança a nível mundial. Quanto aos objetivos da mesma temos: boa influência para os consumidores; boa relação entre os funcionários; e auxílio ao mundo e à comunidade. (Nathália Bueno, 2015)

        Larga parte dos restaurantes McDonald's oferecem os serviços de balcão, Drive-Thru ou McDrive, com mesas tanto em espaço coberto como ao ar livre. Também há alguns restaurantes, localizados, a maioria em regiões comerciais, que oferecem o serviço de Walk-Thru no lugar do Drive-Thru.

        O modelo de negócio da empresa em questão é ligeiramente diferente da maioria dos seus concorrentes em fast-food. Além dos recursos, taxas de franquia, e percentagem das vendas, McDonald's fatura também montante parcialmente ligado às vendas. Em 2012, a receita anual da empresa foi de 27,5 bilhões de dólares e lucros de 5,5 bilhões. No 1º trimestre de 2019, a McDonald's teve lucro líquido de US$ 1,328 bilhão. (Jornal do Comércio)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (184.1 Kb)   docx (390.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com