TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESENHA SOBRE DIFERENCIAÇÃO

Por:   •  31/8/2017  •  Resenha  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Equipe: Diulan Elves Gomes Ribeiro

Fernando Eduardo de Assis Padilha

Eduarda Muiz da Silva Ramos

Rafael Camara vilar e silva

Rayane Reje da Costa França

Turma: A P4 – noite

Resenha analítica

Estratégia de diferenciação tem em sua composição a ideia de que não existe essa coisa de produtos iguais, que por mais similares que sejam, eles podem e são diferenciados. Essa diferenciação está espalhada por todo mercado, pois todo prestador de serviço procura sempre melhorar a sua performance para se distinguir dos demais, e é exatamente essa estratégia que faz um produto conquistar a liderança de mercado e se torna único com característica própria.

Na busca de atender diferentes demandas que o mercado oferece a diferenciação foi dividida em categorias: funcional que se baseia nos atributos físicos e tangíveis do produto. O exemplo disso foi a criação da Coca-Cola zero. Emocional compreende o desenvolvimento de uma imagem única e diferenciada para a marca. Como por exemplo a marca de sabão OMO com a campanha "se sujar faz bem" fez excelente uso dessa estratégia para vender o seu produto. E por fim há a categoria de benefícios de uso que é utilizada quando as características funcionais não são identificadas pelos consumidores e a empresa necessita adotar outras estratégias de benefícios, isso ocorre com a APPLE que conseguiu desenvolver em seus produtos benefícios de posse, concedendo ao seu consumidor um atendimento de altíssima qualidade, garantia. Ou seja, promoveu em seu consumidor características únicas de utilização.

Segundo Las Casas : ‘’ Diferenciar um produto significa torna-lo único , com características próprias , que o tornem diferentes dos produtos da concorrência.’’

As diferenciações do produto são divididas em subgrupos. A primeira são as características do produto, que tem como objetivo atender as determinadas necessidades e expectativas do cliente. Em segundo a qualidade de desempenho que se refere às características primarias que operam no produto. Em seguida a qualidade de conformidade que é feito através de medições, testes ou auditorias para avaliar se o produto atende as especificações. A durabilidade é a medida da vida do produto, que está bastante ligada a confiabilidade e muito valorizada em diversos tipos de produtos. A confiabilidade como referido anteriormente é bastante ligada com a durabilidade, pois nela reflete a probabilidade de o produtor falhar em um determinado período de tempo e um produto com reputação confiável obtém vantagem competitiva no mercado. A facilidade de conserto indica o processo de atenção e agilidade que o fabricante tem em relação a defeitos no produto, que alguns produtos podem até mesmo vim com defeito de fábrica. Estilo do produto é quando o consumidor observa e sente o produto. E para finalizar o Design que passa por uma fase de planejamento e foram projetados especialmente para oferecer, além de uma estética atrativa, variedades de funcionalidades para o uso do produto.

Já diferenciação dos serviços é caracterizada por fatores que influenciam e que estão totalmente interligados a um único propósito, “a decisão dos consumidores”.  Tais como facilidade (vantagens ofertadas pelas empresas a pedido dos seus clientes), entrega (Forma como foi entregue o produto e realizado o serviço), instalação (condição de colocar o produto na forma de funcionamento previsto), treinamento do consumidor (Formas de usar o equipamento de maneira adequada e eficiente), serviço de consultoria ao consumidor (dados referentes aos serviços de orientação que a empresa oferece aos compradores) e manutenção e conserto (Descreve a qualidade dos serviços de reparos aos produtos).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (101.7 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com