TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia da informação aplicada à logística

Por:   •  22/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 4

Aula 3.3 e 3.4 – Operador logístico e Tecnologia da informação aplicada à logística

Operador logístico: As empresas têm cada vez mais focado em atuar na sua atividade principal, ou seja, sua especialização, utilizando assim a estratégia da desverticalização. Elas utilizam esta estratégia para reduzir os custos ou em busca de know how.

Outsourcing: utilizar um terceiro (empresa ou pessoas) para desenvolver as funções internamente nas empresas agregando assim valor ao negocio. Não seria apenas terceirizar o serviço e sim ter uma parceria com outra empresa ou pessoa para que possam desenvolver uma atividade de forma eficiente, afinal este outsourcing terá contato com os outros stakeholders da cadeia produtiva.

        A contratação de um outsourcing traz as vantagens descritas abaixo:

  • Financeira: Redução de custo para a empresa, pois com a contratação de um outsourcing o custo será bem menor, pois ele não faz parte da folha de pagamento da empresa.
  • Know How: O conhecimento técnico que este colaborador ou empresa possui, pois na sua maioria eles são especialistas na área de atuação.

Podemos definir um operador logístico como uma empresa prestadora de serviço que irá realizar todas ou uma parte das atividades logística nas varias fases da cadeia de abastecimentos.

A Associação Brasileira de Movimentação e Logística coloca como agregação de valor e competência para prestação de no mínimo três tipos de serviços, sendo eles: controle de estoques, armazenagem e gestão de transportes.

Podemos destacar como competência do operador logístico: oferecem serviço personalizado, reduzir custos totais, múltiplas atividades de forma integrada, contratos de longo prazo e mantêm negociação longa e de alto nível gerencial.

Podemos citar algumas razões para a desverticalização dos processos logísticos como: maior complexibilidade dos sistemas logísticos globais, mudanças nas instalações físicas, no treinamento do pessoal e no sistema integrado de dados, foco na atividade principal, redução de custos de serviços logísticos, melhora nos processos e flexibilidade operacional, utilização da tecnologia e sistemas e eficiência no desenvolvimento das atividades.

Os prestadores de serviços logísticos podem ser classificados das maneiras abaixo:

  • Prestador de serviço baseado em administração e tratamento de informações: empresa que desenvolve um serviço de administração do negocio disponibilizando recursos humanos para realizarem as atividades de todas as funções logísticas.
  • Prestador de serviço híbrido: Oferecem serviços logísticos físicos e administrativos simultaneamente.
  • Prestador de serviço baseado em ativos: empresas que alugam para outras empresas seus ativos tangíveis para que ela desenvolva suas atividades logísticas.

A tecnologia da informação ganha cada vez mais espaço no mercado logística, pois através da utilização de sistemas toda a cadeia de suprimentos fica integrada e as informações ficam mais acessíveis e com facilidade de histórico.

        O desenvolvimento tecnológico foi muito importante para todas as áreas e na logística trouxe mais eficiência e eficácia em suas atividades de controle, pois os sistemas oferecem alem de informações operacionais relatório gerenciais que ajudam nas tomadas de decisões do nível tático e estratégico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com