TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação

Por:   •  18/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.046 Palavras (5 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 5

Curso: Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação

Sala: Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Educação

Professora Maira Bernardi - Doutora e Mestre em educação

Projeto de aplicação

Nome do Projeto: Curso de extensão hibrida para formação de professores

Identificação:

Professoras orientadoras: Silney Santana, Jacicleia Storki, Marcela Dias e Marcelo Augusto Zacarias. 

Público alvo: Professores de todas as áreas de conhecimento

Séries: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª a 3ª séries do Ensino Médio.

Realização: Primeiro Bimestre de 2020, nos meses de fevereiroe março.

  1. Título do Projeto

Como sair da “Idade das Trevas” para o século XXI?

  1. Objetivos

ObjetivoGeral

Apresentar opções para trazer a metodologia do ensino para o século XXI com o uso das novas tecnologias disponíveis em ambientes virtuais.

ObjetivosEspecíficos

  • Identificar como o professor deve utilizar as metodologias de ensino que propiciem uma aula mais diversificadaevoltada para atender o imediatismo do jovem do século XXI.
  • Estimular uma forma mais interativa e que possibilite um conhecimento mais amplo e interessante capaz de envolver o aluno nas aulas.
  1. Justificativa

Em plenaera da informática ainda se utilizam técnicas educacionais oriundas da Idade Média, comoa prática de se copiar textos ou repetir uma informação, por exemplo um aluno estudando matemática fazendo uma mesma equação, mesmo que com números diferentes não significa que ele aprendeu. Outro exemplo prático desse tipo de situação é a charge típica dos livros didáticos que abordam o processo que ocorreu com a industrialização onde o trabalhador não sabia o que estava fazendo e afirma que quando aposentar irá descobrir a utilidade do que estava fazendo.

O nosso alunado precisa de um ensino que propicie um conhecimento no qual ele possa racionar sobre a equação e não apenas decorar o método de resolvê-las, assim como ele não precisa repetir inúmeras informações provindas de livros didáticos sem absorvê-las como importantes para o seu aprendizado.

Faz-se necessário um questionamento sobre o ensino oferecido por alguns educadores ou instituições educacionais que ainda valorizam o que é ensinado nos livros didáticos onde a regra é apenas replicar os conhecimentos como ocorreu na Idade Média que sucumbia aos ditames da Igreja Católica.

Alguns professores desconsideram o ensino que os renascentistas procuravam,onde a prática dos conhecimentos erainerenteà escola na Antiguidade Clássica da qual o aluno tinha que aprender o que era ensinado, questionandoas regras da simples “decoreba” de conteúdos oferecidos durante a “idade das trevas”.

Na atualidade o ensino perpassa pela qualidade do que é oferecido e não pode mais ser metódico sem ser qualitativo. No entanto, o ensino que está sendo transmitido ao jovem passa pela relutância damaior parte dos professores pelo simples desconhecimento do uso das novas tecnologias a serem aplicadas na educação.

Para sanar essa deficiência, faz-se necessário oferecer cursos de aprimoramento nos conhecimentos para nossos educadores a fim de identificarem como utilizar as novas tecnologias de modo a transformar a aprendizagem em algo significativo para o aluno.

A fim de abranger um conhecimento mais amplo é importante que seja criadoum Curso de extensão hibrida para formação de professorescom utilização das novas tecnologias para oferecer uma formação pedagógica capaz de oferecer uma  forma de aprendizagem em que possa haver uma interação entre o conhecimento acadêmico de uma forma híbrida considerando outros meios de aprendizagem sem que seja apenas o oferecido no livro didático, no quadro e o giz.

Com esse curso é possível oferecer ao professor novas possibilidadespara propiciar ao aluno um conhecimento mais amplo e interativo com o uso das tecnologias digitais. De acordo comMoran, “a aprendizagem híbrida destaca a flexibilidade, a mistura e compartilhamento de espaços, tempos, atividades, materiais, técnicas e tecnologias que compõem esse processo ativo. (Moran, p.1)

  1. Material de Apoio 

A utilização do aplicativo Prezi, que utiliza uma interface amigável e pode ser utilizado como recurso digital, interação e compartilhamento de informações nos mais diferentes formatos.

O Prezi pode ser considerado um legítimo representante da Web 2.0 pois oferece as seguintes características:

  • Recursos tecnológicos para o exercício da autoria individual e coletiva;
  • Facilidade na utilização de recursos digitais baseados na Internet;
  • Possibilidade de armazenamento na cloud computing (computação em nuvem);
  • Possibilidade de compartilhamento e distribuição de produções na rede;
  • Integração com outros aplicativos (convergência tecnológica)
  • Portabilidade, pois, pode ser utilizado em qualquer plataforma, inclusive as móveis;
  • Possibilita a colaboração e a inteligência coletiva.

WebinárioFerramenta para você organizar os seus eventos online. Lançamentos, cursos, palestras, reuniões, congressos, etc..

A utilização do Webinário sendo a sua origem na junção das palavras em inglês Web e Seminar que formam o termo Webinar. Este termo foi trazido para o nosso Português como Webinário que designa uma palestra ou seminário transmitido AO VIVO via internet.

  1. Proposta Atividade 

O Prezi será usado dentro da perspectiva de Sala de Aula Invertida. Nessa proposta, os alunos foram orientados a acessar o material, que será usado na próxima aula, postado pelo docente no repositório do Prezi.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (94.1 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com